65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ
Naiana Rodrigues da Silva - Instituto de Educação – UFMT
Cintya Mari da Cruz Silva - Instituto de Educação – UFMT
Nádia Aparecida Correa Castro - Instituto de Educação – UFMT
Paula Rondon de Almeida - Instituto de Educação – UFMT
Terezinha F. Dias - Instituto de Educação – UFMT
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada por alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, a partir de estudos realizados na disciplina de Política e Planejamento da educação Básica. Tendo em vista a recorrente discussão sobre a qualidade da educação, o governo desenvolve planos que têm por objetivo proporcionar a melhoria da educação. Desta forma, realizamos um estudo acerca do Plano de Ações Articuladas- PAR no município de Cuiabá. O PAR é conjunto de ações que visa diagnosticar a situação do sistema educacional e planejar estratégias que superem possíveis deficiências. O Plano foi proposto pelo governo de Luís Inácio Lula da Silva e teve apoio financeiro do Ministério da Educação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esclarecer o caminho percorrido na elaboração do Plano de ações Articuladas- PAR, no município de Cuiabá, os agentes que o compuseram e realizaram o diagnóstico e suas ações. Assim como compreender a grau de participação da sociedade Civil na execução de uma política de planejamento. Considerando desde o período inicial até sua conclusão 2011
MÉTODOS:
Como procedimento inicial, fez-se uma pesquisa bibliográfica constituída de artigos, obras publicadas e documentos disponibilizados na Internet sobre o tema. Para melhor compreendermos o PAR realizamos uma entrevista semiestruturada, contendo 20 perguntas, com a Coordenação do PAR na Secretaria Municipal de Cuiabá, que elaborou o mesmo em 2007. Portanto, a pesquisa foi de cunho qualitativo com questões abertas que viabilizam ao entrevistado relatar com fluência os fatos ocorridos na implementação do PAR em Cuiabá.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em 2007, dois consultores do Ministério da Educação (MEC) vieram à Cuiabá para a elaboração do Plano de Ações Articuladas por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e controle do Ministério da Educação - SIMEC, que possui todos os aspectos a serem considerados na criação do PAR. Segundo a Coordenação Municipal do PAR, Cuiabá foi o primeiro município a utilizar o sistema. Sem nenhuma experiência, os agentes participantes encontraram dificuldades técnicas no seu manuseio. Tendo o PAR um caráter participativo, a equipe estava constituída por representantes das escolas, pais, secretaria e secretário municipal de educação. No entanto, esta participação não ocorreu porque apenas os representantes da secretaria estavam presentes, responsáveis pelo PAR, nos três dias em que foi construído. Após o diagnóstico, o próprio sistema estabelecia as ações de competência do MEC, do estado e do município.
CONCLUSÕES:
O estudo mostrou que houve falhas no planejamento, participação dos atores envolvidos. Quanto às ações, poucas foram cumpridas, mas algumas ainda estão sendo realizadas. A coordenação apontou como aspectos positivos o aprendizado do manuseio de fatos, dados e planejamento estratégico. Além disso, os professores tiveram excelentes formações, e proporcionou uma experiência rica, possibilitando o conhecimento de municípios de Mato Grosso e a realidade dos alunos.
Palavras-chave: Elaboração, Participação, Planejamento.