65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
IRRIGA-PET: A REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA NO PROCESSO ALTERNATIVO PARA AGRICULTURA FAMILIAR
Antonia Rute Bezerra da Costa - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano – Crateús - CE
Ilane Gonçalves de Sousa - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano – Crateús - CE
Rafael Fernandes Pinto - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano – Crateús - CE
Francisco de Sousa Arnaud Júnior - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano – Crateús- CE
Maciel Bomfim do Nascimento - Faculdade de Educação de Crateús – FAEC/UECE
Cristiana de Paula Santos - Profa. Esp./Orientadora – E. E. E. P. Manoel Mano - Crateús-Ceará
INTRODUÇÃO:
Uma educação capaz de despertar a consciência crítica provocar a sociedade à procura de mudanças no comportamento, no meio ambiente a fim de proporcionar um melhor convívio entre os sujeitos humanos e a natureza que os envolve. Desta forma, o ambiente escolar constitui um espaço extremamente privilegiado para o desenvolvimento da Educação Ambiental, possibilitando a realização de inúmeros estudos na área, Neste sentindo, o projeto Irriga-PET criado pelos alunos da EEEP Manoel Mano sob a jurisdição da 13ª crede, foi criado para implantar alternativa de convivência com o semi-árido, tendo como relevância a reutilização da água para a produção de alimentos saudáveis, e a comercialização justa e solidaria. O sertão de Crateús está situado no estado do Ceará que compreende o clima do Semi-árido nordestino, é uma região com pouca umidade que enfrenta fortes secas, principalmente durante o verão, além da seca frequente de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas a região Nordeste terá redução de 10% a 20% das chuvas e aumento de 2,2°C a 4°C na temperatura nas próximas décadas, a causa desse problema tão grave coincide com o impacto do dióxido de carbono no clima da Terra.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Reutilizar a água que é desperdiçada nas pias e banhos em uma água tratada com o processo de decantação; Melhorar a vida dos agricultores rurais estendendo o tempo para o cultivo de plantas e hortaliças; Produzir alimento saudáveis para o consumo familiar e a comercialização justa e solidária dos produtos; Implantar um método de irrigação e gotejamento fácil de manejar e de baixo custo.
MÉTODOS:
Esta prática foi desenvolvida na EEEP Manoel Mano, que está na jurisdição da 13ª Crede, no segundo semestre de 2012, na turma de 1º ano de informática, na disciplina de biologia. No distrito de Irapuá numa de área de assentamento Tendo como foco principal a questão da seca enfrentada na cidade de Crateús e conseqüentemente nas comunidades rurais pertencentes a este município e a falta de saneamento básico enfrentado na zona rural dessa região; criou-se um processo de reutilização de água proveniente do banho e da lavagem de louça, essa água é armazenada em caixas de decantação feita de tijolos, cimento e areia para o tratamento da água impura que após processo de decantação a água será reutilizada na produção de quintais produtivos em um sistema de gotejamento que irá regar as plantas de forma lenta para as mesmas terem contato com a água por mais tempo, esse sistema será feito com garrafas pet onde se faz um furo pequeno na tampa de cada uma para somente gotejar e outro bem maior no fundo para poder enchê-las.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado alçado neste projeto verificou-se possibilidades de melhoria na qualidade de vidas das famílias que residem nesta comunidade, sem saneamento básico e que praticam a agricultura familiar, possibilitando a reutilização da água que se é consumida, em um sistema de irrigação ecológico que reutiliza a água que é jogada ao relento. Pois o manejo eficaz de recurso de água requer uma abordagem holística, ligando o desenvolvimento social e econômico com a proteção dos ecossistemas naturais (Banco Mundial, 1993). Promovendo assim um cultivo de plantas como: hortaliças, verduras, e plantas frutíferas; trazendo soberania alimentar e uma qualidade nutricional nos alimentos. Proporcionando ainda a produção de alimentos saudáveis em todas as estações do ano. A reunião de elementos diferentes, concretos ou abstratos da realidade local por meio da participação social e de uma visão holística, tem por objetivo promover a reintegração consciente das pessoas ao meio ambiente em que vivem (Kuster et al,2006).
CONCLUSÕES:
Concluímos que o presente projeto vem por meio de simples forma de manejo de baixo custo contribuir para com a agricultura familiar praticada na zona rural, sendo a mesma uma atividade de extrema importância para as famílias que a praticam. Mostrando que a reutilização da água do banho e das pias pode ser reutilizada, dando assim outra forma de reaproveitamento dessa água ao invés de ser totalmente desperdiçada no meio ambiente ou ficar empoçada causando doenças nos animais de pequeno porte criado pelas famílias. A contribuição desse projeto propôs também a produção de quintais produtivos nas casas das próprias famílias, levando a produção de frutas e hortaliças em seus próprios quintais em todas as estações do ano. Este projeto proporcionou aos alunos e seus familiares mais uma possibilidades de convivência com o semi árido nordestino. Mostrando assim que se é possível produzir alimentos na agricultura familiar mesmo em momento de escassez de chuvas. Reutilizando a água como um bem natural esgotável que mesmo usada uma vez ainda se pode reutilizar continuando assim o seu ciclo.
Palavras-chave: Água, Agricultura familiar, Reutilização.