65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 6. Odontopediatria
BRUXISMO NOTURNO E QUALIDADE DE VIDA EM PRÉ-ESCOLARES: UMA AVALIAÇÃO UTILIZANDO O ECOHIS
Clarissa Lopes Drummond - Depto. de Odontopediatria-UFVJM
Raquel G. Vieira-Andrade - Depto.de Dentística-UFVJM
Vera Lúcia Pereira Costa Júnia - Depto. de Dentística-UFVJM
Leandro S. Marques - Prof. Dr-Depto. de Odonpediatria e Ortodontia-UFVJM
Maria L. Ramos-Jorge, BDS - Profa. Dra/Orientadora-Depto. de Odonpediatria-UFVJM
Rejane Lopes Querioz - Depto. odontopediatria-UFVJM
INTRODUÇÃO:
Saúde bucal relacionada à qualidade de vida (QV) é um conceito multidimensional relacionado ao impacto que as desordens bucais exercem sobre o bem-estar psicológico, social e funcional do indivíduo (Pahel et al., 2007, Locker e Allen, 2007, McGrat). Dentre as desordens bucais, o bruxismo noturno em crianças tornou-se um fator preocupante ao longo dos últimos anos devido às elevadas taxas de prevalência e por ser considerado importante fator de risco para o desenvolvimento de desordens têmporo-mandibulares (DTM´s), dores musculares, cefaleias, desgastes dentários, além de problemas respiratórios e distúrbios do sono (Carra et al., 2011; Lam et al., 2011, Simões-Zenari e Bitar, 2010; Restrepo et al., 2008; Vélez et al., 2008; Magnusson et al., 2005; Farsi et al., 2004).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo: avaliar o impacto do bruxismo noturno na qualidade de vida de crianças pré-escolares e seus pais/cuidadores através do ECOHIS (Early Childhood Impact Scale).
MÉTODOS:
: Um estudo transversal foi realizado com uma amostra representativa de 433 crianças durante campanha nacional de vacinação. Informações sobre a criança, dados sociodemográficos e avaliação da qualidade de vida através do ECOHIS (Early Childhood Impact Scale) foram obtidas por meio de entrevista aos pais/cuidadores. O diagnóstico do bruxismo noturno foi realizado por meio de entrevista aos pais. A análise dos dados envolveu análise descritiva e teste de Mann-Whitney (p < 0,05).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A prevalência do bruxismo noturno em pré-escolares foi de 7,0%. Observou-se que não houve associação estatisticamente significativa entre a média do escore total e dos escores de cada um dos domínios do ECOHIS com a presença de bruxismo noturno nos pré-escolares investigados.
CONCLUSÕES:
Os achados do presente estudo revelam que o bruxismo noturno não provoca impacto negativo na qualidade de vida em crianças pré-escolares de 2 a 5 anos de idade.
Palavras-chave: Bruxismo, crianças