65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTES COM MIELORRADICULOPATIA ESQUISTOSSOMÓTICA
Thaízy de Moraes Ramos - Discente do Depto. de Enfermagem- UFPE
Scarlet Bianca Santana dos Santos - Discente do Depto. de Enfermagem- UFPE
Juliana da Rocha Cabral - Discente do Depto. de Enfermagem- UFPE
Mariana Oliveira de Melo - Discente do Depto. de Enfermagem- UFPE
Gabriela Cunha Schechtman Sette - Profa. Msc. /Orientadora- Depto. de Enfermagem- UFPE
INTRODUÇÃO:
A mielorradiculopatia esquistossomótica (MRE) é a forma mais grave e incapacitante da infecção pelo Schistosoma mansoni, porém sua prevalência em áreas endêmicas tem sido subestimada. A dificuldade do reconhecimento do quadro clínico e a dificuldade de acesso aos exames complementares contribuem para o subdiagnóstico da MRE, acarretando sequelas graves para os portadores. A patogenia permanece desconhecida, porém, admite-se que a resposta inflamatória do hospedeiro aos ovos presentes no tecido nervoso constitua o principal determinante das lesões do Sistema Nervoso Central. A manifestação clínica inicial mais frequente é a dor lombar ou de membros inferiores. Seguem-se, a disfunção vesical, fraqueza de membros inferiores, parestesia e impotência sexual. Estes casos merecem atenção dos profissionais de saúde, pois o tratamento sendo iniciado precocemente favorece a recuperação e deve prevenir lesões permanentes. Assim a sistematização da assistência de enfermagem é vista como um ins¬trumento facilitador nas ações de saúde e na avaliação da qualidade da assistência prestada ao paciente de maneira individualizada. (Silva, 2004)
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar a sistematização da assistência de enfermagem ao paciente portador sequelado de mielorradiculopatia esquistossomática.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo de um paciente portador de mieolorradiculopatia esquistossomática, realizado durante a prática curricular da disciplina de Clinica Cirúrgica em Enfermagem em um Hospital Universitário da cidade do Recife-PE no período de Março de 2013. Quando foi possível elencar e implementar o plano de assistência de enfermagem por meio dos diagnósticos utilizando a taxonomia da NANDA e da classificação de intervenções de enfermagem - NIC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os diagnósticos de enfermagem são o foco clínico da ciência de enfermagem. Eles foram traçados de acordo com os problemas e necessidades mais comuns identificados durante a assistência ao portador de MRE. Os principais diagnósticos de enfermagem e suas intervenções foram implementadas: Mobilidade física prejudicada relacionada a distúrbio neuromuscular evidenciado por paraplegia (Determinar o grau da imobilidade e capacidade funcional, estimular o paciente ao autocuidado de acordo com as suas capacidades, adotar medidas de segurança e prevenção de quedas.); Constipação intestinal relacionada à redução da motilidade do trato gastrointestinal evidenciada por hipoatividade dos ruídos peristálticos (Palpar o abdome a procura de distensão ou massas. Instruir/estimular a ingestão balanceada de alimentos e de líquidos ricos em fibras.); Integridade tissular prejudicada relacionada a procedimento cirúrgico evidenciado por ferida operatória (realizar curativo com técnicas assépticas, avaliar diariamente a ferida, atentar para sinais de infecção). Após as intervenções serem devidamente aplicadas foi realizada a avaliação, onde os resultados obtidos foram satisfatórios em relação a condição de saúde do paciente.
CONCLUSÕES:
A importância do processo de enfermagem foi evidenciada no processo de saúde-doença dos indivíduos, por demonstrar uma assistência individualizada, participativa e colaborativa, centrada no portador e não apenas na doença. Isto implica na interligação entre a prática e a teoria, conduzindo o enfermei¬ro ao desenvolvimento de um julgamento crítico para a tomada de decisão, com a devida partici¬pação do paciente. A esquistossomose é considerada como uma doença negligenciada pelo serviço de saúde e por isso poucos estudos nesta área são relatados, assim o diagnóstico e tratamento são poucos discutidos, facilitando a evolução da doença e instalação de sequelas permanentes. Por isso, devemos atentar para o diagnóstico e tratamento precoce da mielorradiculopatia esquistossomótica, além de intensificar os cuidados de enfermagem no tratamento da doença, na prevenção de agravos e no indivíduo como um ser integral, holístico.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem, Doenças infecto-parasitárias, Schistosoma mansoni.