65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 5. Rádio e Televisão
MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE E EFICIÊNCIA DA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES A PARTIR DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS DE UMA RÁDIO UNIVERSITÁRIA
Ângelo Rafael Machado - Instituto de Ciência e Tecnologia - UFVJM
Rejane Lopes de Queiroz - Depto.de Odontilogia - UFVJM
Ariana Amorm - Depto. de Humanidades - UFVJM
Carlos Henrique Alexandrino - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - UFVJM
Flaviana Tavares Vieira - Depto. Engenharia Química - UFVJM
INTRODUÇÃO:
As Rádios universitárias presentes em todo o país se dedicam a levar informação e cultura para a população. Uma de suas funções é levar à população o conhecimento que é produzido dentro da instituição de ensino de forma acessível, o que se justifica uma vez que em universidades federais, por exemplo, as pesquisas são muitas vezes mantidas pelo dinheiro público, Para se fazer isso, dispõem de diversos meios que entre eles estão os programas radiofônicos, esses são programas que podem ser longos ou curtos, que contem informações relevantes para seu público alvo.
Dificuldades são encontradas para saber se realmente os programas feitos conseguem transmitir toda a informação proposta pelo fato de não haver meios convencionais para se fazer isso. Ferramentas existentes como medidores de audiência não revelam claramente o que uma pessoa consegue absorver ou não. Caso o conhecimento não chegue ao alvo, uma rádio universitária não teria sentido de existir.
A relevância dessa pesquisa se fundamenta nesse ponto, é uma maneira de avaliar a viabilidade de uma das ferramentas de uma rádio universitária.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar a aceitabilidade e a eficiência da transmissão de informação a partir de programas radiofônicos de uma Rádio Universitária. Conhecer características da população para saber quais suas deficiências e necessidades de conhecimento, com visão de criar produtos que atingem mais eficazmente a população.
MÉTODOS:
A pesquisa se iniciou na Rádio Ciência da UFVJM, escolheu-se um dos programas produzidos por esta e a pesquisa foi feita em cima dele, o “Conexão Rádio Ciência”. Esse é um programa em que a população expõe uma dúvida e profissionais a respondem,
Elaborou-se um questionário, evitando a identificação pessoal, para ser aplicado à população de dois municípios mineiros, Diamantina e Gouveia, a fim de recolher dados característicos da população como: grau de escolaridade, faixa etária e sexo. Visou-se também coletar dúvidas, para a criação do programa de perguntas e respostas. Essas perguntas foram triadas em gênero segundo a divisão das grandes áreas de conhecimento da CAPES. Depois, as questões foram enviadas aos profissionais da UFVJM para que pudessem esclarecê-las. Foram feitas análises sobre os tipos de dúvidas mais comuns em relação a cada segmento da população, com uso do programa Microsoft Excel 2010, o que se justifica pela necessidade de conhecer um pouco mais dos interesses e necessidades de cada segmento. Após o receber as respostas, foi feito o programa radiofônico. Depois disso, os programas produzidos foram apresentados, de forma aleatória, a uma parcela da população dos citados municípios, coletando-se dados de aceitabilidade e entendimento em um novo questionário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As entrevistas foram realizadas no período de 15 de março a 20 de setembro de 2012 e coletou dados de 246 pessoas. Dentre as dúvidas coletadas, verificou-se que 42% delas se relacionavam com a área da saúde, 21% foram para ciências sociais aplicadas, áreas como ciências biológicas, agrárias, humanas, multidisciplinares, exatas e da terra tiveram entre 5 e 9% dos questionamentos, áreas de engenharia e lingüística apresentaram menos de 1%. O fato as perguntas serem na maioria da área da saúde se justifica pelo fato dos municípios pertencerem ao Vale do Jequitinhonha, região muito carente do país. O período de pesquisa foi em um ano político, isso influenciou no número de questionamentos em relação à estrutura das cidades, que estão dentro da área das ciências sociais aplicadas. Percebeu-se também que a população dessa região é composta por uma maioria de jovens entre 18 e 30 anos, o nível de escolaridade da maioria chega até o segundo grau completo.
Os programas prontos foram apresentados a 320 pessoas, 297 delas (93%) aprovaram a iniciativa do projeto, 284 indivíduos (89%) realmente entenderam a informação passada, conseguindo discutir sobre o assunto abordado, 144 (45%) propuseram outras novas formas para o programa.
CONCLUSÕES:
Com essa pesquisa foi possível verificar a aceitabilidade e eficiência de um dos produtos radiofônicos da Rádio Ciência da UFVJM, contando com aprovação maior que 90%. Trabalho que pode ser realizado em outras instituições para avaliar e melhorar a interação entre ouvintes e produtores.
A identificação de características bases da população foi de grande importância para o entendimento dos questionamentos feitos, além disso, deram base para um melhor direcionamento dos temas e formas de abordagem discutida em outros programas radiofônicos produzidos.
Palavras-chave: Radiofônicos, Rádio, Aceitabilidade.