65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
O USO DA INFORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO RURAL: UM ESTUDO SOBRE OS TRABALHADORES RURAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE.
Leonardo Rodrigues Ferreira - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Jarbas de Araújo Gomes - Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco - SOPECE
INTRODUÇÃO:
Cada agricultor possui uma forma própria de produzir, utilizando a sua maneira, os meios de produção, dificultando a função dos disseminadores da informação agrícola.
Os canais de comunicação rural muitas vezes não utilizam a metodologia adequada para esse público agrário, o que torna mais difícil, chegar à informação correta para a tomada de decisões que constantemente o agricultor está obrigado a fazer de forma rápida e eficaz.
O processo de transmissão da informação para os pequenos produtores da agricultura familiar, muitas vezes, não atinge seu objetivo, por vários motivos, que vão desde a resistência em mudar a forma de trabalhar até o desconhecimento das propostas dos técnicos agrícolas.
Dessa forma, esse estudo se justifica pela importância da transmissão da informação no meio rural, para o produtor, na construção do processo de tomada de decisão na agricultura familiar do município de Vitória de Santo Antão em Pernambuco. A transmissão adequada da informação tem-se mostrado um grande diferencial competitivo, porque desenvolve o aprimoramento do plantio, a escolha da cultura mais adequada para o solo e outros fatores que serão determinantes na melhoria da produtividade da pequena propriedade rural, como apresentaremos nesse trabalho de pesquisa. (SNE, 2008)
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral é analisar o processo da informação e comunicação na produção de mandioca da agricultura familiar, no município de Vitória de Santo Antão/PE. Os objetivos específicos são: Identificar o perfil do trabalhador rural. Identificar as limitações da transmissão da informação, na comunicação rural. Analisar o processo de informação e comunicação na agricultura familiar.
MÉTODOS:
Apresentamos neste trabalho a compreensão da descrição dos aspectos metodológicos utilizados nesta pesquisa. Utilizamos a técnica qualitativo-descritiva para interpretar os fenômenos e atribuir significados, demonstrando as características de determinada população. E utilizamos vários referenciais teóricos, como livros e revistas técnicas, artigos e trabalhos científicos para subsidiar elementos para elaboração do trabalho.
Na pesquisa de campo, foram realizadas observações sistemáticas in loco, e aplicados questionários, em uma amostra aleatória, com os disseminadores da informação (técnicos agrícolas), e assentados produtores de mandioca da agricultura familiar, beneficiados pelo projeto da SNE, localizados no assentamento Açude Grande na zona rural do município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No referente à busca de informações, a maioria dos trabalhadores rurais, informou que tratam de assuntos técnicos da agricultura com os técnicos ou agrônomos (alguns só confiam nos agrônomos, não valorizam os técnicos), outros informaram que buscam informações junto aos sindicatos e associações.
No quesito orientação técnica, os produtores informaram que não tem ajuda do governo, os processos de acompanhamento e subsídios são muito difíceis e que não há presença do governo do estado e da prefeitura para apoiar ou ajudar na produção agrícola e nem tão pouco, nos problemas sociais da comunidade, como serviço medico e hospitalar. Com relação à educação a população tem um serviço bastante precário, com apenas uma escola municipal até a quarta série primária. E que para os seus filhos continuarem os estudos devem ir para a cidade. Outro aspecto que chamou a atenção foram os chefes dos domicílios da área rural, em grande sua maioria é aposentada outros são beneficiados dos programas sociais do governo federal, e que utilizam a agricultura para subsistência familiar.
A comunicação rural deverá ser realizada de acordo com o perfil dos trabalhadores, em uma linguagem acessível na quais todos entendam, e seja mais fácil a troca de informações entre produtor e disseminador da informação.
CONCLUSÕES:
O propósito de desenvolver este trabalho de pesquisa foi pautado no interesse de conhecer como se dá o processo de informação na área rural e como os produtores utilizam o conhecimento para tomada de decisões. A questão central da pesquisa foi observar o processo de transmissão da informação do disseminador da informação para o produtor rural da agricultura familiar, as dificuldades desse segmento da agricultura do ponto de vista econômico, que vive num patamar de renda muito baixo.
O processo de transmissão das informações para os produtores rurais possui limitantes, que se iniciam pela baixa escolaridade dos agricultores, dificultando a disseminação das informações e ocasionando a ausência da utilização de tecnologias adequadas devido aos recursos limitados, isso gera problemas enfrentados pelos técnicos agrícolas no desenvolvimento das atividades de assistência técnica rural. Outros problemas que limitam o processo de informações é, em vários casos, a resistência à mudança, que vai depender da abordagem do técnico agrícola e de como será elaborado o projeto de mudança da propriedade, e a relação de confiança entre produtor e técnico agrícola, enlace que favorece o ciclo da atividade rural.
Palavras-chave: Conhecimento Agrícola, Agricultura Familiar, Produção Rural.