65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
USO DE PROJETO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO AGRESTE DE SERGIPE
Maria Elane Mendonça Santos - Depto. De Química – UFS
Regiane de Jesus Lima - Depto. De Química – UFS
Maria Aline Nery dos Santos - Depto. De Química – UFS
Miguel Juraci Bomfim - Prof. da rede de Educação Básica do Estado de Sergipe
Edinéia Tavares Lopes - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Química – UFS
INTRODUÇÃO:
Um projeto integrador visa integrar diversos temas de uma determinada disciplina e tentar romper com a prática visão do ensino tradicional, fazendo com que os alunos tenham outro olhar sobre os conteúdos trabalhados, motivando-os a aprender à medida que se problematiza, discute, realiza e reflete uma atividade, sendo possível construir aprendizagens não só de conceitos e habilidades, mas também de valores e atitudes. Tudo isso faz com que um projeto Integrador seja uma grande ferramenta de aprendizagem interdisciplinar. O conceito de interdisciplinaridade é interpretado também como um meio de intervenção que possibilite que o ensino e a pesquisa sejam inseridos dentro da atividade pedagógica, promovendo uma maior construção do conhecimento e uma aprendizagem significativa. Para isso, é necessário um aprimoramento na formação do professor para que, em sua atuação, possa desenvolver atividades interdisciplinares e problematizadoras, promover a construção de diálogos de diferentes saberes, além dos conceitos científicos escolares e da inserção de conteúdos sociais e ambientais no currículo escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar o projeto integrador “Química e Meio Ambiente”, desenvolvido no âmbito do PIBID da Universidade Federal de Sergipe, campus Itabaiana, em um Colégio da rede estadual de ensino, localizado na cidade de Moita Bonita, agreste de Sergipe. Esse projeto tem como pressupostos educar pela pesquisa utilizando como temas geradores a água, a interdisciplinaridade e a formação integral do aluno.
MÉTODOS:
As ações do PIBID QUÍMICA ITABAIANA no Colégio em questão foram determinadas a partir de reuniões com a equipe diretiva do colégio juntamente com três bolsistas, professor de Química e supervisor do PIBID com o intuito de atender às necessidades do colégio. Foi decidido pôr em prática o projeto “Química e Meio Ambiente”, elaborado pelo professor de Química e de Geografia, que visava à análise de águas de lagos que são utilizados pela comunidade. Nessa perspectiva, foi então planejadas ações pensando na inserção da problematização-investigação de um tema local. Inicialmente, foi elaborada e aplicada uma aula expositiva interativa que tratava noções básicas sobre os métodos de análise. Posteriormente, foi feita a coleta das águas e feita as análises juntamente com os alunos e, a partir dos dados obtidos, os alunos confeccionaram um relatório e apresentaram os resultados e pareceres em um seminário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades foram desenvolvidas em duas turmas do primeiro ano do ensino médio do colégio em questão. No decorrer das atividades, foi possível observar que os alunos pesquisavam sobre as práticas, pois, no momento das análises, os mesmos mostravam-se preparados para os questionamentos realizados. Além disso, houve nitidamente a relação do conhecimento social com o conhecimento científico, na medida em que ambas as turmas relacionavam os resultados obtidos a partir das análises, com o possível uso das águas pela comunidade circunvizinha dos lagos utilizados para as coletas. Isso implicava na qualidade das águas. Outra questão foi a elaboração dos relatórios, já que os alunos não tinham familiaridade com esse tipo de trabalho. Além de eles buscarem pesquisar mais sobre o assunto, foi possível um grande trabalho em grupo. Assim, não só o conhecimento foi compartilhado e refletido, fazendo a aprendizagem ser mais significativa, como também os alunos aprenderam valores de coleguismo e de trabalho conjunto colaborativo.
CONCLUSÕES:
A partir das atividades desenvolvidas, foi possível concluir que a inserção do projeto integrador no ensino de Química como estratégia de ensino-aprendizagem foi muito importante para promover a interdisciplinaridade dos conhecimentos dos alunos e para as licenciandas e permitir uma maior interação com a escola. Trabalhar com situações reais também contribuiu fortemente para a carreira docente, proporcionando uma oportunidade de crescimento e de reflexão da carreira e da postura docente. Além disso, a metodologia de ensino em questão permitiu uma conscientização ambiental e social dos alunos, o trabalho em equipe, o respeito de opiniões, ou seja, valores que se aprendem e são usados além de uma atividade escolar.
Palavras-chave: Projeto Integrador, interdisciplinaridade, Ensino de Química.