65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: RESGATANDO MEMÓRIAS
Rodolfo Almeida de Azevedo - Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Marcela Priscila Coutinho Lins - Arquivo Central - Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Karina Pâmella Santos Gonçalves - Universidade Federal do Amazonas - UFAM
INTRODUÇÃO:
A Universidade Federal do Amazonas – UFAM é considerada a primeira instituição de ensino superior a surgir no Brasil e atualmente é a principal instituição dedicada ao ensino, à pesquisa e extensão do Amazonas. Denominada primeiramente de Escola Universitária Livre de Manaus, teve suas origens no Clube da Guarda Nacional do Amazonas, cujo idealizador foi Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves. Seu processo de criação data de janeiro de 1909, em fevereiro do mesmo ano foi eleito Joaquim Eulálio Chaves para promover o reconhecimento oficial da Escola e cuidar do seu estatuto. Através da Lei n° 601, de 8 de outubro de 1909, foi considerada válido os título expedidos pela Escola Universitária. Apesar da grande importância e marco histórico dessa instituição para o desenvolvimento científico da região amazônica, sua memória estava correndo risco de ser perdida, pois seu acervo documental encontrava-se desorganizado. Através do projeto intitulado “Criação e Implantação da Gestão Documental no Arquivo Central da UFAM”a memória dessa instituição está sendo recuperada, bem como resgatada a memória de personalidades locais, nacionais e internacionais que dedicaram parte de sua vida ao ensino e a pesquisa e que fizeram parte da história dessa Instituição.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Organizar, preservar, perenizar e divulgar o patrimônio documental da Universidade Federal do Amazonas e revelar as memórias de personalidades locais, nacionais e internacionais que fizeram parte da história da UFAM.
MÉTODOS:
O primeiro procedimento executado pela equipe da presente pesquisa foi realizar um diagnóstico da situação do acervo documental da Universidade Federal do Amazonas, iniciando com os documentos que se encontravam no arquivo central da UFAM, datados da década de 50 à finais da década de 90. Nesse primeiro momento foram observados vários itens, como: o espaço em que se encontravam os documentos, seu acondicionamento, sua organização e sua preservação, se já existia políticas arquivísticas, as formas de ordenação e outros aspectos. Por meio desse diagnóstico foi selecionado o setor que se encontrava com maiores problemas, cujos documentos ainda poderiam ser solicitados pela instituição produtora, por ainda conterem valor administrativo, fiscal ou legal. Após o diagnóstico foi realizada a higienização e classificação dos documentos, como tratava-se de documentos antigos, foi utilizado materiais necessários para proteção pessoal, como: luvas, máscaras, jalecos e óculos. Para a classificação foi utilizado como suporte teórico o Plano de Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública (2001) elaborado pelo Arquivo Nacional, que deu direcionamento a pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado da presente pesquisa foi organizado, classificado e ordenado 100 caixas-arquivo contendo 1970 dossiês de funcionários da UFAM, onde podem ser encontrados documentos como: cópia de documentos pessoais, processos de seleção, edital, declarações diversas, portarias, contratos, o registro de ocorrência onde consta o histórico do servidor, relatórios de pesquisas e outros documentos, que ajudam a construir não apenas a história desta Instituição, mas também a trajetória acadêmica de diversas personalidades históricas do amazonas, como é o caso de documentos pessoais e profissionais de Mário Ypiranga Monteiro, Djalma da Cunha Batista, Henoch da Silva Reis, Jaime Samuel Benchimol, João Lúcio Machado e outros, cujos nomes encontram-se perpetuados em diversos monumentos da cidade de Manaus, bem como outros nomes que contribuíram diretamente, em suas respectivas áreas, para o desenvolvimento das ciências no Amazonas. Esses e outros documentos de outras personalidades históricas serão divulgados através do site do arquivo central da UFAM como forma de divulgar a documentação custodiada no citado arquivo.
CONCLUSÕES:
Os arquivos universitários contêm documentos de grande importância, pois através desses documentos é possível traçar a trajetória das ciências, tema esse ainda pouco discutido e que merecer um olhar mais cuidadoso por parte dos pesquisadores. Diferente do que muitos pensam os arquivos universitários não contam apenas a história da instituição produtora, mas também reflete a realidade dos diversos personagens que direta ou indiretamente fizeram parte daquela instituição. As universidades, faculdades e institutos de pesquisa são os locais por onde passam as mentes mais brilhantes de suas épocas, ao preservar os acervos universitários não estamos apenas preservando a memória institucional, mas também perpetuando a memória dessas pessoas que dedicaram suas vidas em prol do desenvolvimento das ciências e que merecem ser preservadas e recontadas.
Palavras-chave: Arquivo Universitário, Preservação Documental, Memória.