65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Impacto dos experimentos das aulas de química no ensino médio a partir da aplicação de materiais de fácil acesso
Mariana Barboza da Silva - Instituto de Química e Biotecnologia / Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Nathaly Costa de Aquino - Instituto de Química e Biotecnologia / Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Cassia Cristina Fagundes - Instituto de Química e Biotecnologia / Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Andressa Soares Santos - Instituto de Química e Biotecnologia / Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Ataline Lima dos Santos - Instituto de Química e Biotecnologia / Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Tatiane Luciano Balianno - Profa. Dra. / Orientadora - Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL
INTRODUÇÃO:
Atualmente há uma grande necessidade de se reformular o ensino de química, pois essa ciência não é petrificada e, portanto, seus conceitos, leis e teorias ainda não foram totalmente estabelecidos, mas têm a sua dinâmica própria (SAVIANI, 2000). O objetivo da Química compreende a natureza e os experimentos propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem, portanto, trabalhar com as substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreva o que observou durante a reação, levará o aluno a um conhecimento definido (QUEIROZ, 2004). O kit de ácidos e bases foi criado reconhecendo-se que as atividades experimentais são capazes de proporcionar um melhor conhecimento ao aluno, por isso, as reflexões deste trabalho visam abranger a importância da atividade experimental no ensino de química (AMARAL, 1996). É necessário que os alunos percebam que quase todos os compostos inorgânicos e uma grande parte de compostos orgânicos podem ser classificados como ácidos ou bases, e esses compostos participam de diversos processos no nosso cotidiano, consequentemente, independente de ser aluno ou não, na vida de qualquer cidadão (WASTOWSKI, 2009).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Segundo o DCNEM, a química deve promover ações interdisciplinares, abordagens complementares e transdisciplinares assim, a relação entre a teoria e a prática facilita a compreensão dos conceitos químicos. Criar um kit como auxilio para os professores vêm como objetivo de adaptar a teoria à realidade dos alunos e proporcionar aos professores uma visão epistemológica e cognitiva dos conteúdos.
MÉTODOS:
Inicialmente foram realizadas aulas teóricas referentes ao conteúdo de ácidos e bases, e foi proposto aos alunos uma atividade do próprio livro, depois foi aplicado o kit de ácidos e bases que foi criado para o melhor desenvolvimento desta aula experimental. O kit foi dividido em três partes, a primeira refere-se à discussão de como o conteúdo esta presente em nosso cotidiano e após os questionamentos, os próprios alunos fizeram a identificação das substancias acidas ou básicas do seu cotidiano. Na segunda parte foi realizado o experimento com o apoio do roteiro e foram feitos os testes de Ph de substâncias como sabão, café, suco de limão, suco de maracujá e o teste da terra da própria escola. Os testes foram realizados com papel indicador, repolho roxo e fenolftaleína em pequenos copos descartáveis e por todos os 30 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Leão no centro do município de Rio Largo. Na terceira parte foi realizada à discursão sobre os resultados dos experimentos e foi aplicado um exercício de fixação com seis questões abertas onde, três foram referentes à parte teórica do conteúdo e três referentes à parte prática com o auxilio de uma tabela, que pertence ao roteiro, completada durante o experimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quando foi proposta a atividade do livro aos alunos, observou-se que eles não conseguiram responder mais de 2 questões das 10 existentes. Foi decidido então que eles fariam a experiência e após retornariam a atividade do livro. Durante as experiências os alunos mencionaram e questionaram momentos da aula teórica, fazendo uma relação entre a teoria e a pratica. Na segunda parte da experiência, quando os alunos fizeram os testes de Ph observou-se motivação, curiosidade e surpresa com cada teste. E na terceira parte os alunos responderam a seis questões, bastante parecidas com as do livro, porém contextualizadas, com muita facilidade e cada aluno, ainda, retornou ao livro e respondeu cerca de oito questões. O experimento didático realizado, privilegiou o caráter investigativo dos alunos e permitiu ao professor estimula-los, já que a dificuldade na matéria, muitas vezes, é resultado da falta de compreensão para assimilar o que lhe é passado. E segundo o que foi estabelecido no PCN + (BRASIL, 2002). Durante a aula o professor apresentou a matéria como um instrumento da formação humana que amplia os horizontes culturais e permite que os alunos interpretem o mundo sob uma nova perspectiva, agora acrescentando em sua realidade as informações aprendidas na matéria de química.
CONCLUSÕES:
A dificuldade que os alunos têm na área de química pode ser minimizada com a ajuda das aulas práticas, estas não precisam ocorrer em laboratórios, exigindo do professor, apenas, a reformulação dos conteúdos teóricos difundidos. Dessa forma a visão epistemológica comprova através da pratica a teoria tradicional da ciência e a visão cognitiva é percebida pelo professor quando as atividades experimentais favorecem a compreensão dos conteúdos e, consequentemente, despertam a curiosidade e interesse pela matéria. Atualmente nota-se que os professores precisam de matérias de apoio que os ajudem e, diante disso, fazem-se necessários estudos que valorizem as atividades experimentais em sala de aula, tornando-se motivadoras tanto para o trabalho do professor quanto para o desenvolvimento critico do aluno em relação à química do cotidiano.
Palavras-chave: Kit de ácidos e bases, desenvolvimento crítico, PCN+.