65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Pesquisa etnográfica em uma escola pública do Rio de Janeiro: a contribuição para a formação do aluno pesquisador
Carmen Lúcia Guimarães de Mattos - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Estudos Aplicados em Educação - UERJ
Juliana Rebelo Ferreira - Graduanda - UERJ
Flávia Mesquita Bernardo da Silva - Graduanda - UERJ
Juliana Linhares de Oliveira - Graduanda - UERJ
Ludmila dos Santos Gonçalves Moreira - Ensino Médio - Colegio Estadual Comendador Soares
Jonathan Muzy da Silva Ruas - Ensino Médio - Colegio Estadual Comendador Soares
INTRODUÇÃO:
A proposta deste trabalho é apresentar resultados parciais de uma pesquisa etnográfica realizada com e por alunos do Ensino Médio de um colégio estadual do Rio de Janeiro. A pesquisa proporciona um espaço que convida alunos e professores a discutirem e pensarem criticamente sobre a violência escolar, destacando a importância do envolvimento dos alunos nesse trabalho, tendo por objetivo a formação destes como sujeitos capazes de selecionar, pesquisar e analisar as informações que obtêm, e a partir dos resultados alcançados, possam elaborar propostas que busque melhoria e transformação do meio em que vivem. Destaca-se estudos e trabalhos que valorizem e estimulem a pesquisa colaborativa desde o ensino médio, trabalhando na perspectiva da formação do aluno pesquisador. Autores como Rosenfeld (2007) e Ulhôa (2008) são usados como apoio para a discussão sobre a importância da pesquisa e dos projetos na escola para a formação desse aluno pesquisador.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretende-se abordar a importância da colaboração entre alunos do ensino médio da rede pública e acadêmicos na realização da pesquisa de campo para a formação do aluno pesquisador, apresentando os processos de como os alunos se apropriaram da pesquisa e se colocam como pesquisadores no estudo sobre violência escolar.
MÉTODOS:
Utilizou-se os recursos da pesquisa etnográfica para a realização deste estudo, sendo estes: observação participante; entrevistas; registros de imagens; análise documental; análise de dados e de documentos científicos. Inicialmente durante o desenvolvimento da pesquisa os alunos de ensino médio eram informantes quanto às questões de violência, sendo entrevistados pela equipe e as respostas sobre esse assunto foram coletadas. A dinâmica das interações propiciou um novo rumo, de informantes nossos sujeitos da pesquisa passaram a fazer parte integrante do nosso grupo, realizando um trabalho de entrevistas com outros alunos do ensino fundamental. Todos os momentos foram registrados em vídeo e transcritos posteriormente pela equipe para serem arquivados no acervo de dados do Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Busca-se, na sociedade contemporânea, pessoas dinâmicas, críticas, capazes de tomar decisões e de investigar para construir seu próprio conhecimento. Diante dessa demanda, a escola, como instituição educacional, desempenha um papel fundamental, pois esta tem em sua finalidade a formação dos sujeitos dessa sociedade. Sendo assim, cada vez mais o estímulo ao desenvolvimento de projetos nas escolas vem crescendo, visando o desenvolvimento do aluno-pesquisador, capaz de pensar, refletir, investigar e organizar seus conhecimentos. O desenvolvimento dessa pesquisa em uma escola pública do Rio de Janeiro tem sua importância na vida dos alunos do ensino médio que participaram como colaboradores em todo o desenvolvimento do projeto. Ao analisar os vídeos, é possível perceber que os alunos assumem uma postura de pesquisadores, tanto na elaboração das estratégias do desenvolvimento do projeto, quanto no desenrolar das entrevistas e nos treinamentos. A percepção desses sobre o objetivo da entrevista etnográfica vai se delineando. Percebemos esse comprometimento dos alunos com a postura de pesquisador nos resultados coletados sobre os temas em questão.
CONCLUSÕES:
O trabalho continua em desenvolvimento, mas observa-se que esta pesquisa tem contribuído para a formação do aluno pesquisador. Os próprios alunos relatam que a experiência na pesquisa mudou sua forma de perceber o mundo e sua postura quanto aluno. O uso das tecnologias digitais e das ferramentas da etnografia foi essencial para que o trabalho fosse desenvolvido. Alunos do século XXI precisam saber usar criticamente essas tecnologias, de maneira a se beneficiar delas e não acabar caindo na armadilha do usar pelo usar. A pesquisa continua em andamento e pretende-se desenvolver ao final desta: artigos, cartilhas, criação de um blog para os estudantes, dentre outros trabalhos. Foi percebido pela equipe do netEDU que o interesse demonstrado pelos alunos em estarem participando da pesquisa, contribuiu para o resultado desejado da pesquisa.
Palavras-chave: Etnografia, Escola Pública, Aluno pesquisador.