65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A FAZENDA FIEZA - UM POTENCIAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CAATINGA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE
Joana Evelyn Alcantara Nascimento - Depto.de Ciências Biológicas - UFRPE
Ednilza Maranhão dos Santos - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, apresenta uma elevada biodiversidade, sendo alto o grau de endemismo, ocupa a maior área geográfica da região nordeste e possui sérios problemas ambientais em detrimento as ações antrópicas que vem comprometendo a riqueza biológica, causando desertificação e mudando paisagens naturais (Leal et al.,2003). Com isso, uma das recomendações é diminuir esses impactos e promover o uso sustentável na Caatinga e a educação Ambiental pode contribuir significativamente na valorização de áreas naturais, sendo uma ação prioritária para conservação.
A Educação Ambiental é fundamental e deve ajudar a estimular, ampliar uma consciência ética
em relação as formas de vida com as quais o ser humano compartilha espaço. Deve existir respeito aos diferentes ciclos de vida, propondo a sustentabilidade e limites à exploração. O trabalho de pessoas que vem dedicando o seu tempo em defesa ao ambiente precisa ser alvo de destaque como experiência exitosa que deve ser seguida e apreciada.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Registrar informações históricas, atividades e potencialidades eco-pedagógicas envolvendo elementos da Caatinga na Fazenda Fieza no município de Santa Cruz do Capibaribe.
MÉTODOS:
A Fazenda Fieza encontra-se localizada no Município de Santa Cruz do Capibaribe, na PE - 160 a cerca de 183 km da capital Recife. Possui uma área de 60 hectares, sendo boa parte constituída de uma Caatinga xérica, uma mais mésica próxima ao leito do Rio Capibaribe e uma área edificada que oferece espaços amplos para receber visitantes e escolas.
Para oferecer um diagnóstico eco-pedagógico foram realizadas visitas aos espaços da Fazenda, com caminhadas exploratórias e de reconhecimento, além de documentar o potencial desses locais naturais. O trabalho foi realizado durante o período de janeiro a março de 2013 com visitas mensais de quatro dias consecutivos. Um questionário (contendo 14 perguntas) foi aplicado aos donos da propriedade para obter dados sobre o histórico e atividades desenvolvidas na Fazenda, esse foi devidamente autorizado. Também foi feito um acompanhamento das visitas de algumas escolas do município no mesmo período.
Todos os espaços foram mapeados com foco em propor novas atividades interdisciplinares na fazenda. As informações e imagens foram armazenadas no acervo da Fazenda e no Laboratório de Ensino do Departamento de Biologia da UFRPE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi desde o ano de 1983 que proprietários da Fazenda, apaixonados pelas questões ambientais, decidiram informar as comunidades do entorno sobre a importância da preservação da Caatinga e do Rio Capibaribe, rio esse que passa dentro da propriedade. Em 2008, os atuais proprietários deram continuidade às ações, recebendo em 2009, a primeira escola e ampliando as atividades de educação ambiental, recebendo também, movimentos religiosos e ambientais, desenvolvendo atividades sobre fauna, flora e recursos hídricos. Atualmente a Fazenda é parceira das comunidades do entorno, das escolas, do comitê da Bacia e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Atualmente a fazenda vem recebendo alunos das escolas do município, cerca de 12 escolas públicas e seis escolas particulares, desenvolvendo atividades como observação, trilhas interpretativas, passeios, reuniões, palestras, oficinas e pesquisa científica. Entre as potencialidades eco-pedagógicas, as trilhas interpretativas evidenciando elementos da Caatinga (geologia, flora e fauna) fazem parte do mapa de possibilidade, além de jogos, brincadeiras, filmes e cartilhas informativas/interativas com ênfase na Caatinga na Fazenda Fieza.
CONCLUSÕES:
A Fazenda Fieza possui um grande potencial de educação ambiental, podendo abordar diversos temas da ciência é um local de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. As atividades já existentes colaboram com a importância da vivencia e sensibilização do publico visitante. As parcerias com o programa Capivara e o Comitê da Bacia são importantes. Todavia há necessidade de um maior planejamento e auxílio financeiro para melhor gerenciar essas ações que são de grande valia para a conscientização ecológica em Santa Cruz do Capibaribe, sendo um trabalho notório dos donos da propriedade para a valorização e sustentabilidade dos recursos biológicos e de paisagem do Bioma Caatinga.
Palavras-chave: Atividades Pedagógicas, Educação Ambiental, Caatinga.