65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA VILA BRASIL (MUNICIPIO DE AMAJARI-RR) SOBRE POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS.
Lilian Sinara Paulino Braga - Aluna do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Hudson do Vale de Oliveira - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Daniele Sayuri Fujita - Professora do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
INTRODUÇÃO:
A posse responsável de animais é um princípio do bem-estar animal em que o proprietário tem o dever de fornecer cuidados suficientes e apropriados a todos os seus animais. Segundo Reinchmann et al. (2000), estes cuidados devem se estender tanto quando em seu ambiente domiciliar ou fora dele. A opção de se ter um ou mais animais de estimação é individual e, quando assumida, requer uma série de condutas responsáveis, a fim de procriar uma qualidade de vida apropriada para todos os que se envolvam nessa relação, sejam eles seres humanos ou animais (REICHMANN et al., 2000), para que esta decisão não gere arrependimentos e problemas. Na sede do município de Amajari-RR, observa-se grande número de animais domésticos abandonados ou que passam a maior parte do tempo vivendo na rua. Muitas vezes, devido ao desconhecimento dos proprietários, hábitos inadequados ou pela dificuldade aos serviços de saúde animal ocorrem a procriação descontrolada. Este excessivo número de animais pode passar a constituir um grave problema, especialmente relacionados à saúde pública e segurança, aos quais se incluem a transmissão de doenças para humanos (zoonoses) e outros animais, ferimentos e medo causado por comportamento agressivo, acidentes de trânsito, transtornos causados por barulho e sujeira.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve por objetivo obter informações para descrever a percepção dos moradores sobre a posse responsável de animais domésticos (cães e gatos), bem como sobre os cuidados com seus animais.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no município de Amajari, localizado ao norte do estado de Roraima. Possui área de 28.472 km2 e população total de 9.327 habitantes (IBGE, 2010). Um questionário semi-estruturado foi elaborado constituído por 13 perguntas, abertas e fechadas, sobre a percepção dos proprietários da guarda responsável de animais e os cuidados para com este. O questionário foi previamente testado, por meio de simulação da aplicação, com o objetivo de padronizar a abordagem e evitar divergências na obtenção e análise das respostas. O questionário foi aplicado por meio do contato direto com os respondentes, sendo abordado apenas um respondente ou, no caso, morador por residência. A inclusão dos dados obtidos por este estudo foi condicionada à autorização dos respondentes consentindo sua participação, por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A amostragem da população foi aleatória, sendo que para a determinação do n amostral foi utilizada a fórmula estabelecida por Mattar (2001). Após a aplicação dos questionários com os moradores, realizou-se o processamento e análise dos dados, por meio de estatística descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao todo, foram aplicados 40 questionários, sendo 35% respondidos por homens e 65% por mulheres. A idade média destes foi de 27,65 ± 15,76 anos. Sobre a percepção do conceito de posse responsável, 75% responderam que não sabem. Esse resultado indica que a população está desinformada e desatenta em relação à responsabilidade, aos cuidados e aos riscos da posse de um animal de estimação. Quanto à posse de animais domésticos, 67,5% afirmaram possuir animais de estimação, totalizando 39 cães e 14 gatos. Verificou-se que 66,66% dos cães e 76,92% dos gatos eram machos, o que sugere menor preferência por fêmeas, como observado também por Loss et al. (2012). Dentre os respondentes, 51,85% afirmaram que seu animal possui cartão de vacina, contudo 85,19% desconhecem o esquema de vacinação necessária para o seu animal e todos afirmaram que seu animal não possui acompanhamento veterinário. Em relação à alimentação animal, 44,44% dos respondentes relatou que oferece ração e comida caseira e 55,56% apenas comida caseira. A ingestão de comida caseira pode predispor o animal a alterações dentárias (DOMINGUES et al., 1999) e a obesidade (FREITAS et al., 2006).
CONCLUSÕES:
As informações obtidas pelo presente estudo indicam que a população da sede do município de Amajari-RR está desinformada e, mesmo que as razões para a criação sejam afetivas, ainda não pratica todos os cuidados necessários ao bem-estar do animal, isto é, não pratica a posse responsável. Isso aponta para a necessidade da realização de ações educativas destinadas ao esclarecimento sobre a posse responsável e sua importância para a saúde pública. Além disso, é fundamental que seja facilitado o acesso aos serviços veterinários.
Palavras-chave: Bem-estar animal., Cães., Gatos..