65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
PERCURSO PELA EDUCAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA LOCALIZAÇÃO NO MOVIMENTO PENDULAR DE ESTUDANTES DE COMUNIDADES RURAIS PERTENCENTES AO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO.
Antonia Sueli Silva Sousa - Depto. Geociências – UFMA
Antonia Serlir Silva Sousa - Depto. Educação - ANHANGUERA UNIDERP
Irecer Portela Figueredo Santos - Profa. Ms. Orientadora – Depto. Geociências - UFMA
INTRODUÇÃO:
Na atual dinâmica contemporânea do espaço urbano x rural existem muitas dicotomias. Uma delas está na diferenciação quanto à estrutura física e aparelhamento social. A educação vem a se configurar como um dos mais eminentes exemplos dessas disparidades, haja vista que a educação oferecida nas comunidades rurais é muito deficiente, principalmente quando se analisa os índices educacionais apresentados pelo Estado do Maranhão em comparação com outros do Brasil. Esta pesquisa mostra as dificuldades de muitos estudantes que moram em comunidades rurais e necessitam deslocando-se diariamente para cumprir suas atividades escolares ruma à sede de São Luis Gonzaga do Maranhão. Esta situação é condicionada pela falta de escolas que ofertam toda a educação básica, mais especificamente o ensino médio. Esse cenário preocupa e traz à tona várias discussões sobre o rendimento escolar desses alunos, que exaustivamente fazem o trajeto de ida e volta para a escola diariamente, além do fato de muitos desses se reversarem com atividades campesinas ajudando no trabalho de produção agrícola da família. Além de discutir sobre o movimento pendular que estudantes destas comunidades fazem durante o ano letivo para a sede municipal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo é trazer a público discussões sobre a desassistência educacional municipal que requer mudanças imediatas em suas estruturas atuais, partindo do pressuposto de que a educação é direito de todos os cidadãos e não apenas daqueles que vivem no centro urbano de São Luis Gonzaga do Maranhão. Além de mostrar o quanto o movimento pendular pode influenciar no processo de aprendizagem.
MÉTODOS:
O estudo foi conduzido pelo uso do método etnográfico, essencial à medida que o mesmo alicerçou o conhecimento de causa apresentado nos resultados da pesquisa, permitindo uma vivencia no universo pesquisado. Outra etapa se deu com pesquisas bibliográficas relacionadas com a temática em questão, sendo realizada nos arquivos do Núcleo de Documentação, Pesquisa e Extensão Geográficas – NDPEG. Os procedimentos adotados estão de acordo com uma abordagem qualitativa, observações in loco, entrevistas, pesquisa direta com os moradores das comunidades rurais envolvidas centralizando atenção maior às atividades das famílias dos estudantes. O estudo ainda contou com o uso da percepção geográfica para analise critica do problema, além de anotações sistemáticas em diários de campo nos meses de outubro de 2012 e março de 2013, entrevistas com representantes de órgãos públicos municipais. Foram utilizados também como recursos; fontes secundárias, como dados estatísticos oficiais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O cenário no município de São Luis Gonzaga do Maranhão é de estudantes em acostamentos da rodovia ou ocupando praças á espera do ônibus que faz o trajeto de suas localidades até a escola e vice-versa. Este percurso pela educação chama atenção, pois muitos destes alunos já estão fora da idade escolar regular e ainda cursam o ensino médio. Essa realidade é justificada pelo cansaço, visto o longo deslocamento e falta de tempo para dedicação às tarefas escolares. Nenhum povoado do respectivo município dispõe de ensino médio, sendo necessário o deslocamento dos estudantes até a sede para ter acesso à educação referente a estas séries. A prefeitura disponibiliza ônibus coletivo para semanalmente percorrer todas as comunidades rurais de entorno da rodovia e nas mais acessíveis, conduzindo os alunos até a cidade, entretanto, bom parte das comunidades rurais não ficam na rodovia, não têm estradas pavimentadas, impossibilitando a entrada do ônibus. Portanto quem mora nestes locais de acesso precário se ver obrigado/a improvisar seu próprio meio de condução ou mesmo deixar de estudar. Na ocorrência de problemas mecânicos nos transportes coletivos delegados a tais funções, significa que o quão prolongado forem os problemas, serão os dias sem frequentar as aulas pra estes alunos.
CONCLUSÕES:
O que ficou perceptível neste trabalho foi à necessidade de mais atitudes com políticas públicas mais atuantes em diversas direções, principalmente no que diz respeito ao melhor uso do dinheiro publico e investimentos na educação com ampliação do quadro de profissionais na área. Tendo em vista que a ausência de escolas que ofereçam o ensino médio tem sido responsável por graves problemas relacionados à melhoria da aprendizagem e mesmo ao crescimento econômico do município, proporcionando melhores condições de vida para todos. Além de apontar as deficiências das políticas que estruturam a educação este trabalho trouxe a reflexão do quanto é difícil o acesso à educação, sobretudo no que tange as populações rurais, que apenas através da força de vontade dos alunos e o empenho de seus familiares em mantê-los na escola em meio a todas as diversidades faz a diferença. Nem a falta de comprometimento de gestores públicos, nem a precariedade no transporte é motivo pra que os mesmos deixem de sonhar com um futuro melhor através da educação, mesmo que para isto precisem buscá-la tão distante de casa.
Palavras-chave: Educação;, Estudantes rurais;, Estrutura educacional..