65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
PRIMEIROS REGISTROS DE SAMAMBAIAS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO BURITI DO MEIO, CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL
Domingos Lucas dos Santos Silva - Depto. de Química e Biologia – CESC/UEMA
Francisco de Paula Athayde Filho - Depto. de Ciências Biológicas – UNEMAT
Gonçalo Mendes da Conceição - Prof. Dr./Orientador – Depto. de Química e Biologia – CESC / UEMA
INTRODUÇÃO:
As pteridófitas (samambaias, avencas e plantas afins), do ponto de vista evolutivo, constituem um grupo bastante importante por serem as primeiras plantas terrestres a apresentarem tecido dotado de vasos condutores. As espécies desse grupo apresentam importância ecológica incalculável; executam a manutenção da umidade no interior das florestas, promovendo o equilíbrio ecológico do ambiente. Estas interagem com os animais herbívoros, fornecendo alimentos (folhas e/ou rizomas). Estudos sobre a diversidade vegetal têm preconizado o desaparecimento das espécies de samambaias, decorrente do processo crescente do desmatamento, substituindo a vegetação nativa por áreas agrícolas e de pastagem, promovendo uma redução drástica no número de espécies endêmicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer as espécies de samambaias ocorrentes na Área de Proteção Ambiental Municipal do Buriti do Meio, Caxias, Maranhão.
MÉTODOS:
A Área de Proteção Ambiental Municipal do Buriti do Meio, criada pela Lei nº 1.540/2004 de 25 de março de 2004, localizada no Projeto de Assentamento do Buriti do Meio e Santa Rosa, no 2º Distrito, afastada a 35 km do perímetro urbano da cidade de Caxias, entre as coordenadas 04º54’48,1’’S e 43º06’49,2’’W, com uma área de 58.347, 30 ha. A vegetação da área de estudo é constituída por diferentes fisionomias de cerrado natural e antropizado, com solos arenosos, ácidos, pobres em nutrientes e frágeis. As coletas do material botânico foram realizadas quinzenalmente a partir do segundo semestre de 2012, de acordo com as técnicas usuais para coleta pteridófitas (samambaias). Os espécimes foram analisados e classificados, adotando a metodologia de classificação mais atual. A identificação foi baseada por comparação com espécies depositadas no acervo do Herbário Prof. Aluisio Bittencourt, da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA), com duplicatas enviadas a especialista do grupo, para confirmação e/ou identificação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram registrados quatro gêneros (Pityrogramma, Nephrolepis, Lygodium, Thelypteris), distribuídos em quatro famílias (Pteridaceae, Lomariopsidaceae, Lygodiaceae, Thelypteridaceae) e cinco espécies (Pityrogramma calomelanos (L.) Link, Nephrolepis exaltada (L.) Schott, Nephrolepis exaltada (L.) Schott, Lygodium venustum Sw., Thelypteris patens Sw. Small, Thelypteris reticulate (L.) Proctor ). Thelypteridaceae foi a família que apresentou maior número de gêneros e espécies. Todas as espécies de samambaias foram coletadas em diferentes ambientes: margem de caminhos, brejos, fragmentos florestais e ambientes antropizados. Observou-se que a comunidade residente no entorno da APA, faz uso dos espécimes de samambaias como ornamento de ambientes interiores e jardins residenciais.
CONCLUSÕES:
Com os resultados obtidos na presente pesquisa, infere-se que estes são significativos, apesar do número reduzido de espécies. Entretanto, as espécies elencadas contribuem para o conhecimento da distribuição geográfica e a diversidade do grupo em estudo.
Palavras-chave: Florística, Monilófitas, Cerrado.