65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
ESPÉCIES DE ANTHURIUM Schott (ARACEAE) CATALOGADAS NO ACERVO DO HERBÁRIO PROFESSOR FRANCISCO JOSÉ DE ABREU MATOS (HUVA)
Carla Caroline Vasconcelos de Souza - Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Marlene Feliciano Figueiredo - Profa. Dra./Orientadora-Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
INTRODUÇÃO:
A família Araceae se divide, atualmente, em 10 subfamílias, possuindo 11 gêneros, incluindo os da família Lemnaceae (Bogner e Hesse 2003, Gonçalves e Salviani 2005). Possui cerca de 4.000 espécies, dessas 1.100 pertencem ao gênero Anthurium Schott, considerado o maior desta família, distribuindo-se essencialmente pela América Tropical, incluindo países como Argentina, Uruguai e Índias Ocidentais (Mayo et al. 1997). Anthurium Schott situa-se na subfamília Pothoideae, tribo Potheae, com aproximadamente 1.000 espécies, subdivididas em 19 seções (SHEFFER e CROAT, 1983), distribuídas do norte do México e das Grandes Antilhas ao sul do Brasil, norte da Argentina e Uruguai, nas baixas e médias elevações, com alcance de maior diversidade no Panamá, Colômbia e Equador (MAYO et al., 1997). No Brasil, ocorre em todas as regiões, com cerca de 130 espécies. O gênero é considerado taxonomicamente complexo, possuindo muitas espécies que são ainda pouco conhecidas e novas para a ciência. O grupo destaca-se por sua beleza e exuberância na folhagem e inflorescência. Sendo as coleções botânicas importantes bancos de dados para a catalogação e compreensão da biodiversidade vegetal, um checklist do citado gênero poderá contribuir para o estudo da biodiversidade assegurando futuros esclarecimentos da flora.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Listar as espécies do gênero Anthurium catalogadas no acervo do HUVA, visando contribuir com o conhecimento da flora, especialmente do Ceará.
MÉTODOS:
O levantamento foi realizado no período de Março a junho de 2012 através da análise de 100 exsicatas do acervo do Herbário Professor Francisco José de Abreu Matos (HUVA), observando-se informações relativas à procedência, hábito, fenologia, local e data da coleta. Foram estudadas os caracteres taxonômicos das espécies, bem como o ambiente de ocorrência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram registradas dez espécies de Anthurium representando 33% dos Gêneros da família Araceae, catalogadas no acervo do HUVA, a saber: Anthurium affine, A. bellum, A. clavigerum, A. cf. clapedium, A. gracile, A. harleyi, A. penthaphylum, A. petrophilium, A. scadens, A. sinuatum. Foi observado que 70% das espécies são de ocorrência de Mata Úmida. Quanto ao hábito 10% são epífitas, 30% são trepadeiras e 20% são terrestres. As plantas estudadas tem um desenvolvimento floral no período de fevereiro a outubro. 30% das espécies de Anthurium ocorrem no estado do Ceará, 40% na Bahia, 20% no estado do Pará e 10% ocorrem no estado de Pernambuco.
CONCLUSÕES:
Anthurium Schott encontra-se pouco representado no acervo do HUVA, considerando o número de espécies do gênero e a existência de ambientes de mata nas regiões de coleta registradas, havendo a necessidade de coletas e estudos específicos deste grupo.
Palavras-chave: Ceará, Gênero, Listar.