65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
DO PRODUTOR AO CONSUMIDOR FINAL: ANÁLISE DA COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS NA SEDE DO MUNICÍPIO DE AMAJARI - RR.
Anderson Diones Dias de Almeida - Técnico em Agricultura – Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Bianca Lima de Almeida - Aluna do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Hudson do Vale de Oliveira - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
INTRODUÇÃO:
O grande desafio de todo processo de produção é colocar o produto no mercado de forma lucrativa, ou seja, que a venda da produção garanta a cobertura dos custos e um percentual para novos investimentos, este é o objetivo de qualquer negócio, inclusive o de hortaliças. Para que esse objetivo seja alcançado, o produtor precisa não somente plantar e colher adequadamente, mas também conhecer e escolher qual o melhor canal para vender seus produtos, a esse processo dá-se o nome de comercialização. A comercialização pode também ser definida como “o desempenho de atividades comerciais que dirigem o curso de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor final ou usuário final” (AMA, 2006). Nesse contexto, a seleção de um canal de comercialização adequado para o produto resultará na maximização dos atributos que ele possui, dando-lhe vantagem competitiva no mercado. A produção de hortaliças se constitui, portanto, em uma atividade com grande desafio logístico e comercial, principalmente no que se refere ao fornecimento dos produtos aos consumidores, com a qualidade adequada, requerida por estes, e na quantidade suficiente para atender a demanda. Para isso, é necessário conhecer o perfil do mercado e, especificamente, o dos consumidores potenciais que irão adquirir as hortaliças.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi analisar o processo de comercialização de hortaliças na sede do município de Amajari – RR.
MÉTODOS:
O presente trabalho pode ser considerado como: descritivo, de campo, qualitativo, e, ainda, aplicado. O estudo foi realizado no município de Amajari, localizado ao norte do estado de Roraima. Possui área de 28.472 km2 e população total de 9.327 habitantes (IBGE, 2010). Realizou-se entrevistas com os agentes diretamente envolvidos com a produção e, mais especificamente, a comercialização olerícola na sede do município de Amajari, ou seja, os dois produtores que compõem, portanto, o nosso universo e amostra. As entrevistas realizadas foram semiestruturadas, elaboradas com perguntas abertas e fechadas, de acordo com o objetivo do trabalho. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados qualitativamente. E como finalização do projeto, foram sugeridas alternativas para as melhorias de distribuição dos produtos, de acordo com a análise dos pontos fortes e fracos das formas de distribuição citados pelos produtores. Para isso, paralelamente a realização das entrevistas, realizou-se, continuamente, sugestões aos produtores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quanto ao perfil do produtor, observou-se que um (produtor 1) já trabalha com hortaliças há 8 anos, enquanto o outro (produtor 2) a apenas 2. Verificou-se que as hortaliças mais plantadas no município são: Alface (Lactuca sativa), Cheiro Verde (Coriandrum sativum), Cebolinha (Allium schoenoprasum), Couve (Brassica oleracea) e Pimenta de Cheiro (Capsicum chinense). Constatou-se que as hortaliças cultivadas pelos produtores apresentam saída no mercado local e que, inclusive, essa demanda é tão expressiva que, em alguns períodos, essas hortaliças chegam a faltar. A segunda parte da entrevista está relacionada ao perfil produtivo, com foco na comercialização. Inicialmente, buscou-se identificar se os produtores realizam a comercialização dos produtos: enquanto o produtor 2, afirmou realizá-la, o produtor 1 ressaltou realizá-la algumas vezes. O produtor 1 destacou como potencial consumidor os usuários finais, enquanto o 2 destacou os restaurantes. A relação direta de produtores com os consumidores finais se mostra vantajosa ao produtor por reduzir intermediários no canal de comercialização. Quanto as formas de distribuição dos produtos, o produtor 1 pontuou que repassa os produtos no próprio local de produção; já o 2 destacou que faz a venda direta dos produtos.
CONCLUSÕES:
Por meio do trabalho foi possível identificar as principais características e particularidades dos produtores de hortaliças da sede do município de Amajari, bem como os meios de distribuição dos produtos que são utilizados e os potenciais consumidores. Os produtores de hortaliças se utilizam de duas formas de distribuição: de porta em porta e no próprio local de produção (ambos utilizam-se do canal de venda direta, sem atravessador). Porém, o que garante a sustentabilidade do negócio é a disposição do produto em quantidade satisfatória para atender a demanda local. Conclui-se, portanto, que a seleção e utilização conjunta de canais de comercialização podem fornecer alternativas que protejam a rentabilidade de seu negócio, assegurando resultados econômicos e financeiros por meio de relações formais, bem como assegurar a distribuição dos produtos. Como alternativas de melhorias para a distribuição dos produtos sugere-se aos produtores que realizem o plantio escalonado de acordo com a demanda do mercado, otimizando, assim, o espaço que eles possuem atualmente para produzir, bem como realizem contrato diretamente com os mercados locais, buscando, dessa forma, evitar os atravessadores.
Palavras-chave: Comercialização., Consumidor., Hortaliças..