65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
GERMINAÇÃO E VELOCIDADE DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PIMENTA MALAGUETA (CAPSICUM FRUTENSENS L.) SOB A COMBINAÇÃO DE DIFERENTES SUBSTRATOS.
Alexandre Barroso Januário - Aluno do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Daniele Sayuri Fujita - Professora do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
Hudson do Vale de Oliveira - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
INTRODUÇÃO:
A pimenta malagueta (Capsicum frutensens L.) é considerada um arbusto pequeno, que pertence a família das solanáceas. É nativa de regiões tropicais, sendo muito cultivada no Brasil. O arbusto possui flores alvas e frutos vermelhos bastante picantes, que são utilizados como condimento e excitantes do aparelho digestivo, sendo utilizados na América Latina desde a época pré hispânica (SANTOS et al.,2008). O substrato deve apresentar uma série de características adequadas ao desenvolvimento das mudas, pois a sua qualidade irá influenciar a qualidade das plantas que serão produzidas (MIRANDA et al., 1998). Atualmente, já existem muitos substratos comerciais que são amplamente difundidos no meio agrícola. Além disso, Melo et al. (2012) ressaltam que deve ser levando em consideração, na escolha de um substrato, além de outros fatores, o fato de que este pode estar relacionamento ao aproveitamento de resíduos. Esses resíduos, inclusive, podem e devem ser obtidos na própria região visando, dessa forma, minimizar os custos de produção.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar as características germinativas de sementes de pimenta malagueta (Capsicum frutensens L.) sob a combinação de diferentes substratos.
MÉTODOS:
O experimento foi desenvolvido na Comunidade Indígena Araçá, Terra Indígena Araçá, do município de Amajari-RR. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com três repetições, sendo os seguintes tratamentos: 50% de areia + 25% de raspa de mandioca + 25% de esterco bovino (T1); 50% de areia + 25% de raspa de mandioca + 25% de esterco de aves (T2); 50% de areia + 25% de cinza + 25% de esterco bovino (T3); 50% de areia + 25% de cinza + 25% de esterco de aves (T4); 25% de areia + 25% de raspa de mandioca + 25% de cinza + 25% de esterco bovino (T5); 25% de areia + 25% de raspa de mandioca + 25% de cinza + 25% de esterco de aves (T6). As sementes foram plantadas em bandejas, sendo que cada bandeja apresentou três tratamentos, com quatro fileiras de oito células cada. A análise foi realizada aos 35 dias após o plantio. Neste momento foram avaliadas as seguintes características: porcentagem de germinação (%G) e índice de velocidade de germinação (IVG), que foi calculado de acordo com a fórmula descrita por Maguire (1962). As médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knot, ao nível de 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que houve diferença significativa para as variáveis consideradas, nos substratos submetidos à avaliação. Em ambas (%G e IVG), os tratamentos T3 e T4 apresentaram os melhores resultados, sendo superiores aos demais tratamentos avaliados. O substrato T3 (50% de areia + 25% de cinza + 25% de esterco bovino), embora não tenha diferido estatisticamente do T4, apresentou os melhores resultados, em termos absolutos, para a porcentagem de germinação (%G) e índice de velocidade de germinação (IVG), 99% e 1,58, respectivamente. Nos tratamentos T1, T2, T5 e T6, observou-se uma menor porcentagem de germinação. Nesse sentido, Menezes et al. (2004) ressaltam que a baixa porcentagem de germinação de muitas espécies pode estar atrelada a uma série de fatores, tais como: dormência das sementes, baixo vigor, dificuldades de embebição, bem como aspectos ambientais (temperatura e presença ou ausência de luz). Sobre as características avaliadas, Carvalho e Nakagawa (2000) relataram que a temperatura ótima para porcentagem de germinação é diferente da ótima para o índice de velocidade de germinação, sendo mais elevada para a última característica.
CONCLUSÕES:
Os substratos T3 e T4 foram os que apresentaram os melhores resultados para as características avaliadas.
Palavras-chave: Capsicum frutensens L., Germinação., Substratos..