65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural
Jovens rurais e urbanos: vivências e percepções sobre a Universidade
Cícero Natanael de Oliveira Silva - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE
Maria de Assunção Lima de Paulo - Profa. Dra./Orientadora - Unidade Acadêmica de Ciências Sociais - UFCG
INTRODUÇÃO:
A Juventude é uma fase da vida que possui múltiplos significados e conflitos, dentre eles está a “superação da condição anterior de dependência e proteção exigida pela infância e adolescência” (BRASIL, 2013, p. 8) e a busca da condição de emancipação (NOVAES, 2007, p. 2). Algo que atrela ainda mais significados e complexidade à essa fase é a permanência nos estudos. Com isso, o presente trabalho analisou algumas percepções e trajetórias dos jovens discentes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST) e os diferentes contextos vivenciados pelos jovens urbanos e rurais em relação à Universidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho é observar as visões e objetivos dos jovens do meio rural e do meio urbano sobre a Universidade.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada para os fins do trabalho foi à pesquisa quantitativa, baseada na estatística descritiva. A estratégica para a coleta dos dados foi através da aplicação de questionários, composto por perguntas abertas, perguntas fechadas e perguntas de múltipla escolha (LAKATOS e MARCONI, 2003). A amostra do trabalho foram os graduandos da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), matriculados no primeiro período de 2012 (dois mil e doze). A pesquisa decorreu entre os meses de abril a maio e de setembro a novembro, havendo um intervalo devido à greve dos IFES. Os questionários foram aplicados aos alunos durantes as aulas, não havendo nenhum motivo que impedisse a participação do mesmo e sendo facultativo sua participação na pesquisa. A preocupação do levantamento foi atingir o maior número de alunos, mantendo sempre a coerência na porcentagem de alunos participantes dos diferentes cursos, por entender que o curso poderia influenciar o perfil do participante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Unidade é composta por 81,4% de discentes do meio urbano e 18,6% do meio rural. A população de jovens entre 15 a 29 anos representa 93,3% e 97,3%, respectivamente. Este é o curso que sonhou fazer para 50,1% dos jovens urbanos e 60,9% para os jovens rurais.A escola onde cursou o ensino médio foi na zona urbana para 96,4% dos jovens urbanos e 89% dos jovens rurais.Dos jovens urbanos, 99,5% mora atualmente na zona urbana e entre os jovens rurais, 67,5%, e destes, 42,9% utiliza mais de um transporte para chegar à Universidade. Das famílias dos jovens urbanos, 48,5% recebem menos três salários mínimos, já entre as famílias dos jovens rurais, 76,2%. Apenas 20,3% das famílias dos jovens urbanos recebem algum beneficio social do governo, enquanto que entre as famílias dos jovens rurais isso equivale a 48,3%. Entre os jovens do meio urbano, 72,1% deles não trabalham e entre os do meio rural 69,8% também não. Em relação à percepção de oportunidade de trabalho na área do seu curso no seu lugar de origem, 54,1% dos jovens urbanos responderam que percebem e entre os jovens rurais, essa porcentagem foi de 56,2%. Sobre a permanência deles no lugar de origem, 59,8% dos jovens do meio urbano responderam que não pensam em permanecer e os jovens do meio rural, essa foi a resposta de 53,1%.
CONCLUSÕES:
Há uma grande diferença na composição da população discente na Unidade Acadêmica, talvez, isso possa ser explicado pelo fato de que desde o ensino médio, os jovens do meio rural precisam, além de tudo, se deslocar para a zona urbana para ter acesso à escola e, dos que moram ainda moram na zona rural, uma boa parte utiliza mais de um transporte para chegar até a Universidade. Praticamente a mesma porcentagem de jovens, urbanos e rurais, não trabalha. As famílias dos jovens rurais, a maioria, tem a renda menor que a das famílias urbanas, por outro lado, quase metade das famílias rurais recebe algum beneficio do governo. Apesar da maioria dos jovens de ambos os meios perceberem oportunidade de trabalho no município de origem, a maior parte não pensa em permanecer no mesmo.
Palavras-chave: Juventude, Juventude Rural, Contextos Juvenis.