65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS BENEFÍCIOS DA SOJA E O SEU CONSUMO PELAS MULHERES NA FASE DO CLIMATÉRIO EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS
Marília Catarina Martins de Paiva - Curso de Nutrição – Faculdade de Minas - FAMINAS, Muriaé/MG
Mirella Martins Oliveira - Curso de Nutrição – Faculdade de Minas - FAMINAS, Muriaé/MG
Marilene Guimarães - Profa. Ms./ Orientadora- Curso de Nutrição- FAMINAS
INTRODUÇÃO:
Alimentos funcionais são aqueles que proporcionam ao organismo os nutrientes essenciais, fornecendo benefícios à saúde e reduzindo os riscos de doenças. A soja é um alimento funcional apresentando todos os aminoácidos essenciais, gorduras poliinsaturadas - ácidos graxos ômega 3 e ômega 6-, fibras, vitaminas e minerais. A soja também contém isoflavona; o fitoestrogênio com maior ação estrogênica no corpo humano, além de possuir atividade antioxidante. A isoflavona atua no organismo de forma semelhante aos hormônios. Após ser hidrolizada no intestino pelas glicozidases libera as agliconas daidzeína, genisteína e a gliciteína, que possuem ação benéfica no organismo, principalmente no climatério, que é o período feminino de transição para a menopausa. A carência estrogênica resultante dessa etapa aliada aos fenômenos do envelhecimento acarretam alterações vasomotoras como os fogachos, rubores, calafrios e palpitações causadas pela alteração nos níveis de neurotransmissores cerebrais devido a diminuição do hormônio. Assim, existe a recomendação do consumo de alimentos-fonte de isoflavona como a soja na fase do climatério para compensar a diminuição na produção de estrogênio e amenizar os sintomas dessa fase da vida feminina.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar o consumo de soja por mulheres na fase do climatério e avaliar o conhecimento dos seus beneficios.
MÉTODOS:
Foi realizado um estudo transversal envolvendo 70 professoras de 03 Escolas Estaduais do Município de Ervália/MG, no período de junho a agosto de 2011 tendo como critérios de inclusão estarem na fase do climatério, menopausa ou pós menopausa e idade igual ou maior que 35 anos e inferior a 60 anos. As participantes foram informadas quanto aos objetivos e métodos do estudo e assinaram o Termo de Consentimento. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Minas-FAMINAS e recebeu parecer favorável. A coleta dos dados foi através da aplicação de um questionário estruturado contendo 8 perguntas. Foi adotada a escala de Likert de cinco pontos indo de Discordo Totalmente a Concordo Totalmente, exigindo do entrevistado a indicação do grau de concordância ou discordância com cada uma das questões analisadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Questionadas sobre o alívio que a soja proporciona nos sintomas do climatério, 21 das inqueridas concordam muito, 23 concordam, 1 discorda muito, 1 discorda e 10 nem concordam,nem discordam. Se o leite de soja é mais saudável que o de vaca, os resultados foram: 12 concordam muito, 16 concordam, 1 discorda muito, 7 discordam e 20 nem concordam,nem discordam.Questionadas sobre os benefícios que o consumo de soja causa aos ossos, 15 concordam muito, 20 concordam, 5 discordam e 16 nem concordam,nem discordam. As professoras relataram o consumo habitual de soja e derivados, e as respostas obtidas mostram que 23 consomem, sendo que 5 consomem diariamente e 18 semanalmente e 33 não consomem de maneira alguma. Os dados demonstraram que as mulheres têm conhecimento dos benefícios da soja ao organismo, sendo parte das inqueridas relatou que mesmo sabendo não faz o seu uso: 22 das entrevistadas concordam muito com a necessidade de melhorar o sabor, 29 concordam, 1 discorda muito e 4 discordam. Sobre a clareza de informação nos rótulos, 6 concordam muito, 24 concordam, 3 discordam muito, 11 discordam e 12 nem concordam, nem discordam. Os principais motivos para o não consumo é a falta de informação que existe sobre o preparo, além do temor de danos à saúde.
CONCLUSÕES:
Os dados obtidos com o estudo demonstraram que as pesquisadas tem conhecimento dos benefícios da soja, principalmente na fase do climatério, mas mesmo assim, parte delas, independente desse conhecimento, não a consome principalmente pela escassez de informação que existe em relação ao modo de consumo, tanto que durante o estudo, as pesquisadas procuraram obter informações a este respeito. Algumas relataram que não fazem o uso devido ao sabor característico do produto. Outras relataram que não fazem o uso por temerem danos maiores à saúde. Portanto, é de grande importância que o profissional da área de saúde, em especial, o nutricionista, promova ações de educação nutricional enfatizando os benefícios da soja e derivados e também sobre formas de consumo.
Palavras-chave: Fitoestrogênio e Reposição Hormonal, Menopausa, Qualidade de vida.