65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
O USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Cristhian Teixeira do Rosário - Depto. de Matemática- UEPA
Vando da Silva Barbosa - Depto. de Matemática- UEPA
Emerson Batista Gomes - Prof. Dnd./ Orientador - Depto. de Matemática, Estatística e Informática – UEPA
INTRODUÇÃO:
Este artigo relata uma experiência por nós vivenciada no grupo colaborativo à educação matemática GCEM/PIBID, do município de Igarapé-Açu – PA, desenvolvido em forma de oficina foi elaborado no intuito de contribuir para prática de ensino dos professores. Onde relatamos historicamente o conceito que conhecemos de jogos desde a antiguidade até os dias atuais e sua importância para educação. Abordamos a questão de sua classificação para que o professor tenha um embasamento teórico de como funciona os jogos. Tendo como inquietação a metodologia a ser aplicada ao jogo, da forma como é dado o procedimento e a preocupação do professor com a aprendizagem do aluno. Visando a dificuldade de se aprende matemática trabalhamos com jogos de modo que venha ser um facilitador no ensino/aprendizagem do aluno apresentando jogos que o auxiliará neste processo.
Nosso embasamento teórico se deu a partir de alguns autores como: Brougére (1998) (PIAGET apud JESUS, 1999), GRANDO (1995). BRASIL (1998. p. 46) entre outros. Esses autores nos mostram a importância do jogo no ensino e no ensino da matemática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar e compreender o jogo como técnica de ensino para mostrar aos professores que os jogos em sua própria natureza constroem conhecimento em uma perspectiva de recapitulação, pré-exercício e autoeducação. Expor alguns jogos que auxiliara os professores nas aulas de matemática. Facilitar a aprendizagem através de jogos. Refletir sobre a concepção do professor ao uso dos jogos.
MÉTODOS:
Como o trabalho apresentado se preocupa com a formação de professores o publico alvo faram os acadêmicos da universidade do estado do Pará UEPA e alguns professores da rede publica de Igarapé-Açu. Foi realizado na instituição de ensino UEPA onde apresentamos alguns temas como: a história dos jogos, conceitos dos jogos, classificação dos jogos e finalmente exibimos três tipos de jogos que poderão se utilizados em sala de aula os recursos utilizados foram slide através de data show.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
 Ao fazer uma analise histórica dos jogos pode-se constatar que o jogo é evidente em muitas culturas e parte de um significado de palavras que são construídas em vivência histórico-social em que cada cultura define o jogo de maneira diferente.
 Compreendemos como Grando (2000) que o jogo propicia um ambiente favorável ao interesse da criança, não apenas pelos objetos, mas também pelo desafio das regras impostas por uma situação imaginária que, pode ser considerada como meio para o desenvolvimento do pensamento abstrato.
 Ao trabalharmos os jogos educativos verificamos a interação que deverá ocorrer entre aluno e professor e constatamos como nos orienta os PCNs que “possibilita também ao professor analisar e avaliar as estratégias utilizadas pelo aluno, a sua capacidade de comunicação, se ele consegue entender o processo do jogo, o autocontrole, o respeito a si próprio e aos colegas”
CONCLUSÕES:
Ao utilizarmos jogos como técnica de ensino constatamos que os professos não utilizam em sala de aula essa técnica, e que dessa forma nosso objetivo foi alcançado mostrando que o professor pode e deve utilizar recursos que o ajude em sala de aula. Contribuímos para prática de ensino dos professores com abordagens teóricas e os jogos apresentados a eles mostrando que o educador é muito mais o de um facilitador e orientador do processo de desenvolvimento educando. O objetivo do educador é o de oferecer instrumentos ao educando para que ele possa procurar dentro de si e no mundo externo, as informações necessárias para o seu crescimento. Por fim, desenvolvemos aprendizagens importantes na prática docente, pois compreendemos como esta se resignifica ao empregarmos a indissociabilidade entre a teoria e a prática no fazer diário de sala de aula.
Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem, Formação de professores, Jogos educativos.