65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UMA ABORDAGEM CONCEITUAL SOBRE FÍSICA DE PARTÍCULAS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE QUIXADÁ-CE
Raimundo Ivan de Oliveira Júnior - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Alexandre Gonçalves Pinheiro - profº. Dr./ Orientador - Departamento de Física - UFC
Francisco Gilvane Sampaio de Oliveira - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Erandi de Lima Cruz - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Claudiane Chagas da Silva - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
INTRODUÇÃO:
Apesar da física contar com assuntos bastante atuais, como Física de partículas, Física de plasmas, física nuclear, os conteúdos que são ensinados nas escolas de ensino médio continuam abordando uma física do século XIX, e essa estratégia precisa ser mudada pois cada vez mais a física está se tornando uma disciplina muito formulista e desmotivadora para a maioria dos alunos, em função disso elaboramos este trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetiva divulgar e ensinar Física de partículas, de uma maneira conceitual, para professores e alunos do ensino médio de Quixadá-CE afim de mostrar ao citados que a física não se resume a mecânica newtoniana.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada no trabalho foi a explicação do assunto por meio da técnica de mapas conceituais, ou seja , montamos os diagramas hierárquicos das principais partículas que formam a matéria, afim de tornar a compreensão mais fácil possível , o mapa conceitual foi levado para as escolas e sua explicação fora feita durante as aulas de física, e logo após aplicávamos um pequeno questionário referente ao assunto explicado com perguntas do tipo: Quais são as partículas fundamentais que formam o universo? Quais são as partículas que possuem spin inteiro? Quais partículas obedecem ao principio da exclusão de pauli?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Podemos perceber através do resultado dos questionários e das aulas, que os alunos se mostraram mais participativos e mais entusiasmados em estudar uma física que não se tratava apenas de decorar fórmulas mais sim entender o que esta por trás delas.
CONCLUSÕES:
Ao fazer o estudo quantitativo dos questionários, concluímos que sessenta por cento dos alunos responderam corretamente as perguntas do mesmo, e isto mostrou que eles entenderam o conteúdo e agora eles sabem da existência de uma área da Física chamada Física de Partículas.
Palavras-chave: Ensinar, Diagramas, Divulgar.