65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A Ação da Escola em Combate ao Cyberbullying
Carmen Lúcia Guimarães de Mattos - Profa. Dra./Orientadora - Programa de Pós-graduação em Educação/ UERJ
Adriane Matos de Araujo - Autora - Faculdade de Educação / UERJ
Marcelo Alex de Oliveira Cândido Maria - Co-autor - Nível Médio - Colégio Estadual Comendador Soares
Marlon Alexandre de Andrade - Co-autor - Nível Médio - Colégio Estadual Comendador Soares
INTRODUÇÃO:
Esse artigo é parte dos resultados da pesquisa Gênero e Pobreza Práticas, Políticas e Teorias Educacionais – Imagens da Escola (2009 – Atual), que tem como objetivo geral analisar as interações e estruturas de gênero e as desigualdades sociais (pobreza/violência) nas práticas pedagógicas de alunos, alunas e professores, políticas públicas compensatórias e assistencialistas nas escolas e teorias educacionais.
Esse trabalho foi idealizado nos seminários realizados pelo netEdu e nas visitas periódicas à escola, nas quais foram realizadas entrevistas abertas registradas por filmagem, dando oportunidade aos alunos bolsistas – da Graduação e do Ensino Médio – e professores da escola pesquisada falarem sobre os desafios encontrados no cotidiano da escola. Dos relatos apresentados percebeu-se uma preocupação com a violência, em especial com o Bullying e, mas detidamente no Cyberbullying. Havia um consenso de que os alunos da escola conheciam superficialmente sobre as causas e consequências desse fenômeno e não percebiam os danos que poderiam causar entre eles. Durante os encontros realizados na escola, definiu-se que as alunas bolsistas da Graduação realizariam estudos sobre o tema para compor uma Oficina sobre o tema Bullying direcionada aos alunos bolsistas da escola pesquisada. Esses alunos participaram da oficina, esclareceram suas dúvidas e produziram textos com suas conclusões para posteriormente realizarem um trabalho de conscientização na escola.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi de trazer uma conscientização e um esclarecimento a respeito do fenômeno Bullying e com mais ênfase no fenômeno Cyberbullying. A intenção era que os próprios alunos comunicassem os fatos do cotidiano escolar, dentro da sua própria linguagem, e como opção foi realizada uma peça teatral. Com o intuito de influenciar positivamente no combate a violência na escola.
MÉTODOS:
Com base nos resultados observados na pesquisa de abordagem etnográfica realizou-se atividades em colaboração com os alunos e professores no formato de oficina pedagógica e uma peça teatral. A opção pela oficina e peça teatral se deu pela indicação dos alunos que apontaram para a possibilidade de atingir um publico maior para apresentar a temática e, assim obter resultados em larga escala.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A experiência desta oficina foi publicada nos anais do evento UERJ Sem Muros apresentando as expectativas do grupo com os efeitos produzidos junto à comunidade escolar. Como desdobramento da oficina os alunos aceitaram a proposta do netEDU para realizar um trabalho de conscientização sobre o tema na escola.
Em um segundo momento, foram realizados novos encontros para a elaboração de uma estratégia para a conscientização sobre o tema na escola, que deveria ser realizado pelos alunos bolsistas do Ensino Médio. Durante os encontros, foi oportunizado a estes alunos o relato de situações cotidianas, suas ideias e opiniões sobre o tema. Percebeu-se o agravamento de práticas de Cyberbullying entre os alunos da escola, temática esta que não havia sido explorada na oficina e nos encontros anteriores. Foi preciso ampliar os estudos sobre cyberbullying e o trabalho de conscientização na escola, para que os alunos compreendessem a seriedade dos problemas apresentados. Entendendo a afirmativa de Pinheiro (2009) quando ela diz que:
“O bullying é conectado com o cyberbullying, sendo o segundo a continuação do primeiro. Estes casos começam na escola com o tradicional bullying (escolar). Não satisfeitos, os agressores lembram-se de utilizar as novas tecnologias, o tele móvel e a Internet, para inovar na “brincadeira” (PINHEIRO, 2009, p.31)”.
CONCLUSÕES:
Definiu-se que as alunas de graduação fariam um estudo sobre o fenômeno Cyberbullying e repassariam os textos para orientar o grupo de alunos bolsistas da escola estadual para que eles se reunissem, discutissem o tema e produzissem textos com suas conclusões. A partir desse estudo seriam utilizados os conceitos aprendidos na oficina sobre Bullying e os conceitos aprendidos através dos textos estudados sobre Cyberbullying para produção de uma peça teatral. Essa peça teatral tinha como sugestão ser uma produção própria dos alunos envolvendo a comunidade escolar na atuação da peça, utilizando fatos do cotidiano, suas falas, porém atentos aos conceitos estudados a respeito do fenômeno.
A aceitação e os resultados bem sucedidos desse trabalho impactaram a direção da escola que buscou estender as apresentações para outras turmas da escola e, ainda, terá um espaço para a peça na Semana da família levando essas informações aos pais e responsáveis.
Entendeu-se que dar voz aos alunos e orientá-los nas soluções de conscientização para que eles mesmos criem suas próprias ferramentas, trata-se de uma ação positiva que facilita a divulgação e esclarecimento de informações, tornando a comunidade escolar ativa e diretamente envolvida com o bem estar de toda escola combatendo, dessa maneira, a violência na escola.
Palavras-chave: Cyberbullying, Violência, Educação.