65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
"O CORAÇÃO TEM RAZÕES QUE A PRÓPRIA RAZÃO DESCONHECE": O ESTUDO DO COMPORTAMENTO RELIGIOSO BASEADO NAS ORDENS RACIONAIS DE BLAISE PASCAL.
Rodrigo Cesar Rocha do Nascimento - Departamento de Ciências Sociais – UFRPE
Roseana Borges de Medeiros - Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Ciências Sociais – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Comparado com os modelos de fé do cristianismo atual observa-se que os conceitos de ordem de Blaise Pascal (1623) são bem recentes e aplicáveis no modelo contemporâneo, e que os dilemas relacionados a apologéticos religiosos ainda que ocultos estejam colocados na forma de “racionalidade”. Esses sentimentos inconscientes da atualidade aplicados pelos “fieis” não foram verificados, embora que utilizados na forma mais abrangente. Fé racional parece um tanto utópico pensar assim, mas esse temor atual que veio na função de esconder os problemas afetivos por meio da fé juntou-se a ordem corpo, espirito e coração; nesse âmbito temos que, primeiro é inconcebível o questionamento, pois a ordem irracional se aplica de forma direta; segundo o corpo e o espírito estão dissociados e por fim a lógica depende da privação seguida de repetições de comportamento para chegar à fé “perfeita”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mostrar que as razões do coração “irracionais” de Blaise Pascal são predominantes no comportamento religioso cristão contemporâneo.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada com três grupos (X, Y e Z) de religiões diferentes sendo; os grupos X e Y de 20 jovens 10 em cada grupo e o grupo Z de 10 pessoas com cargos eclesiásticos. Durante 6 meses foram realizadas observações e acompanhamento dos grupos em suas respectivas atividades religiosas e em atividades em ambientes informais, num segundo momento houve debates isolados por grupo em seus ambientes religiosos sendo em sequencia os grupos X, Y e Z, foram feitos relatórios dos debates isolados e depois comparados, a fim de se chegar aos resultados de como as razões do coração “irracionais” de Blaise Pascal influenciam e/ou estão ligadas ao comportamento religioso cristão contemporâneo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pascal dividiu o conhecimento humano em três ordens: do corpo, da razão e do coração. Uma característica dos seus argumentos é a rigorosa limitação imposta à razão, mesmo na ciência natural, mas especialmente na religião. Pascal nunca desacreditou da razão, mas na vida religiosa e pratica preferia guiar-se pelo senso comum e pelos sentimentos místico-religiosos e não por abstrações racionais. Durante os debates individuais cada grupo salientou um tipo de razão e dentre eles pôde-se destacar algumas particularidades tendo como base as ordens de Blaise Pascal. No grupo X identificaram-se as ordens do corpo e o uso de um movimento de preparação para o uso da razão irracional; No grupo Y verificaram-se as práticas da escolástica e a ordem onde o espírito prevalece não deixando o corpo superar as ideias, nem as ideias superarem o inconsciente emocional; No grupo Z nota-se a ordem razão irracional, ofuscando concepções dogmáticas jogadas a debate, fazendo bom uso do diálogo proposto pela escolástica; seria a fé perfeita caracterizada por Blaise Pascal.
CONCLUSÕES:
A partir das observações feitas nos debates compreende-se que as características de forma religiosa da atualidade proposta por Blaise Pascal é observada e salientada fortemente devido às ações no comportamento religioso do homem atual, logo concluímos por intermédio das observações dos grupos que cada homem contém uma particularidade social, mas não fogem da ordem coletiva no que diz respeito à religiosidade traçando um paralelo de igualdade observado do século XVII ao XXI.
Palavras-chave: Antropologia, Religião, Comportamento humano.