65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
QUÍMICA NA CABEÇA: ENSINO DE CONCEITOS DE QUÍMICA POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA COSMÉTICOS PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICAS NO ESPAÇO CIÊNCIA, OLINDA-PE.
Juliana Magalhães Charamba de Souza - Departamento de Química – UFRPE
Lindomar Avelino da Silva - Departamento de Química – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Para trazer melhores resultados na aprendizagem da Química surge a proposta de se trabalhar os conteúdos químicos por temas ligados ao contexto sociocultural do aluno. O tema: Cosméticos foi escolhido para se aplicar um experimento que permitiu identificar as características químicas presentes no cabelo assim como as reações que envolvem a mudança de sua forma. O que a química tem em comum com os cabelos? Praticamente tudo. O cabelo, desde a raiz até as pontas, é formado por estruturas orgânicas o nosso cabelo é liso ou ondulado por conta de algumas ligações químicas que existem nas suas estruturas; os fios capilares são constituídos por proteínas que se ligam entre si para formar longas cadeias através das ligações de dissulfeto, ligações iônicas e ligações de hidrogênio. Para alisar nós podemos usar a química para romper essas ligações e modificar o formato do cabelo. A atividade foi realizada no Curso de Férias do Espaço Ciência-PE onde as cenas pedagógicas têm lugar num contexto totalmente diferente do ambiente escolar, visando à aproximação do visitante ao conhecimento científico por meio de estratégias lúdicas e atividades participativas e experimentais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Despertar um maior interesse e envolvimento dos alunos na disciplina de Química buscando contextualizar o tema cosméticos para o ensino de química orgânica
MÉTODOS:
A atividade contou com a participação de onze alunos do ensino médio de escolas públicas de Pernambuco. Inicialmente foi aplicado um questionário, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios acerca do tema, nele os alunos responderam perguntas referentes à composição capilar, utilização de produtos químicos no cabelo e composição desses produtos, após a aplicação do questionário, foram realizadas as atividades experimentais. Na atividade experimental foi apresentado a cada mesa um kit que contém: shampoo anti-resíduos; shampoo normal; creme alisante; neutralizante; hidratação e uma mecha de cabelos cacheados; os participantes decidiram qual a melhor maneira de uso dos materiais para chegar ao resultado de um cabelo alisado; após a realização do experimento houve uma discussão do procedimento de cada aluno, e nos questionamento conceitos sobre a química do cabelo e dos produtos utilizados. Em seguida, os participantes responderam a um questionário com perguntas semelhantes ao questionário anterior, a fim de saber os resultados da oficina.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com análise dos questionários pôde-se perceber que inicialmente os alunos não possuíam pleno conhecimento da composição do cabelo e do motivo pelo qual alguns cabelos são enrolados ou cacheados ou lisos, também não conheciam a fundo a composição dos cremes cosméticos, alisamentos e shampoos, porém, afirmavam saber que alguns produtos continham formol que era prejudicial a saúde. Durante a realização da atividade foram introduzidos conceitos como ácido, base, reação de neutralização, soluções, forças intermoleculares, polímeros, substâncias orgânicas e inorgânicas; e discutida a questão da composição capilar, e a composição dos cosméticos (alisamento, shampoo, condicionador, hidratação). A analise do segundo questionário mostrou que os alunos conseguiram entender o envolvimento do conhecimento químico na composição e estruturação do cabelo, nos processos de alisamento, indicar as proteínas estruturais dos cabelos, identificar os tipos de ligações e como elas se comportam no processo de alisamento e ainda a influência do pH dos produtos capilares na estrutura do cabelo.
CONCLUSÕES:
O tema cosméticos, é um rico contexto que não pode deixar de ser trabalhado nas escolas, trata-se de um tema bastante social, pois hoje os jovens vivem em busca da “beleza” perfeita e acabam por falta de conhecimento arriscando a saúde, a temática química no cabelo permitiu o ensino de diversos conceitos que foram de maneira mais participativa assimilados pelos alunos, após a realização do Curso foi observado que nas discussões surgiram respostas imediatas dos participantes, ou seja, as atividades auxiliaram na construção dos conhecimentos de maneira significativa. E sabemos que quando o aprendizado passa a ter significado há uma melhor compreensão e visão da realidade.
Palavras-chave: Cosméticos, Contextualização, ensino-aprendizagem.