65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
EM BUSCA DA HISTORIA: DA FORMAÇÃO DO BAIRRO VILA PLANALTO.
Eliana Garcia Vilas Boas - Graduanda- Dept. de Historia - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
Clayton Cardoso Romano - Prof. Dr./ Orientador - Dept. de Historia - UFTM
INTRODUÇÃO:
Ao longo de 2012, o grupo PET História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realizou um trabalho de registro de memória entre os moradores do Jardim Planalto, bairro situado às margens da BR-050 da cidade de Uberaba-MG. A comunidade foi escolhida pelo grupo em função de seu processo de formação, que ocorreu de forma dispersa, originado por posse de terra. Ademais sabemos que as comunidades que se formam desta maneira são na maioria das vezes inferiorizadas pela população e também deixadas de lado pelo setor público. E, para a compreensão da formação histórica do bairro, o grupo realizou um estudo bibliográfico onde foram realizadas reflexões históricas e politicas do processo de formação da comunidade, com a finalidade de possibilitar o entendimento dos alunos na sistematização das ideias narradas pelos moradores, assim como do próprio processo históricoque é fator fundamental para perceber as necessidades e mudanças da comunidade. Esta analise procurou unir a experiência de vida destas pessoas e o debate teórico realizado na academia, uma vez em que neste debate foi repensado a própria questão do oficio do historiador.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ao sistematizar o processo de memória da comunidade a presente pesquisa teve como objetivo analisar, por meio do processo histórico do bairro, o quanto os moradores se sentem pertencentes à história, pois este sentimento de pertencimento é fundamental para que os indivíduos se identifiquem com a construção da identidade do bairro.
MÉTODOS:
Para realização da pesquisa no Jardim Planalto, o grupo PET História fez de início um mapeamento do bairro, propiciando assim o primeiro contato entre pesquisadores e moradores. Em seguida, por meio de um questionário contendo perguntas de múltipla escolha, foi feito um levantamento sociocultural e econômico dos moradores. Durante este levantamento de dados foram escolhidas algumas pessoas para serem entrevistadas, obedecendo a sequencia de pessoas que morram no bairro desde inicio da posse até recém-chegados. As entrevistas aconteceram de agosto a novembro de 2012 na própria residência dos moradores. As pessoas que contribuíram com trabalho foram filmadas em relatos de suas histórias de vida, e toda a trajetória que percorreram até ir residir no bairro. Os relatos tiveram duração variável e foram norteados por um roteiro, complementados por questões que apareceram durante as entrevistas.Para uma maior concretização da pesquisa, foi realizado um levantamento de dados no arquivo público da cidade de Uberaba. Paralelamente também ocorria um estudo bibliográfico sobre teoria da história com ênfase no tripé historiográfico memória, cotidiano e cultura popular.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A história é produto de determinado fato e sua construção se dá pelo discurso, que, ao ser avaliado e sistematizado, constrói o que denominamos de linguagem. Contudo, podemos dizer que a história nada mais é que uma relação constante entre teoria e prática, sendo necessário teorizá-la e problematizá-la para a construção do discurso historiográfico, uma vez que este só pode ser construído por meio da percepção da mudança histórica que ocorre através do tempo em decorrência da relação entre espaço e movimento. E para a construção do discurso histórico, o presente trabalho analisou as entrevistas, pois, por meio destas, tivemos acesso às experiências, valores e costumes que permearam e permeiam a comunidade, sendo de fundamental importância para a construção do cotidiano dos indivíduos e também para as análises historiográficas. Ao sistematizar e analisar a memória dos moradores, percebemos que o ambiente do bairro se encontrava em desuso e desocupado, e por este motivo se tornou propicio para a apropriação daqueles que não tinham condições financeiras para se estabilizarem em outro local. Portanto, as primeiras pessoas que ali residiram, construíram barracos para morar e com passar do tempo chegavam mais pessoas e, aos poucos, a formação do bairro foi se constituindo.
CONCLUSÕES:
Ao sistematizar as entrevistas percebemos que embora o bairro ainda encontra-se em condições muito precárias, os moradores têm a percepção que o local já passou por varias melhorias, entre as quais, a aquisição da energia elétrica, água encanada, esgoto e até mesmo a conquista da própria casa. Essas mudanças se deram em um momento de união das lideranças do bairro com a prefeitura para a concretização destas melhorias. Foi desenvolvido no local um projeto de setorização, isto é, um trabalho de organização e desenvolvimento das comunidades carentes de Uberaba, tendo como objetivo resgatar o sentido da cidadania, procurando melhorar os aspectos sócios econômicos e culturais da comunidade. Contudo, notamos que os problemas do bairro nos dias atuais já são outros, como, por exemplo, o envolvimento de jovens com drogas, a falta de segurança, etc. Estes novos problemas fazem com que o Jardim Planalto seja mal visto por boa parte dos uberabenses. E para responder a questão inicial proposta pela pesquisa, concluímos que muitos moradores sentem vergonha da própria história, e até dizem que morram na comunidade por falta de condições financeiras para residirem em outro bairro, esta negação ocorre na maioria das vezes pela visão inferior que a cidade formou sobre o próprio bairro.
Palavras-chave: História,, Memória,, Comunidades Populares..