65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA DO MARACUJÁ NO PROJETO DE ASSENTAMENTO BURITIS
Janaína Batista Neves - Aluna do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Brasília
Alisson Alves Menezes - Aluno do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Brasília
Layany Correia Lalys Barbosa - Aluna do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Brasília
Lícia de Oliveira Neves - Aluna do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Brasília
Kever Bruno Paradelo Gomes - Prof. do Instituto Federal de Brasília - Campus Gama
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento atual do agronegócio brasileiro se deve ao fato do alto grau de investimento tecnológico e devido as condições edafoclimáticas favoráveis as maiorias das culturas agrícolas. Passifolia edulis f. Conhecida popularmente com maracujá, pertence a família das Passifloraceae. É uma cultura tropical que apresenta boa adaptabilidade no bioma cerrado. O cultivo do maracujá comercial no Brasil se baseia numa única espécie, o maracujá-amarelo ou azedo, devido a qualidade dos frutos, vigor, produtividade e rendimento em suco (MELETTI, 2008).
A produção brasileira de maracujá tem crescido gradativamente, com incremento produtivo apoiado no aumento da área plantada e pelo melhor uso de tecnologia na cultura.Nos últimos anos, esta cultura vem se mantendo como uma atividade rentável para diversos fruticultores em todo o País, em função do elevado crescimento da demanda de fruta fresca, bem como do crescimento agroindustrial da produção de suco.
O pequeno proprietário da agricultura familiar encontrou no maracujá uma opção técnica e economicamente viável. Atualmente esta classe do campo tem sido responsável pela expansão dos pomares comerciais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a cadeia produtiva da cultura do maracujá produzido pelos pequenos agricultores familiares do Assentamento Buritis.
MÉTODOS:
A pesquisa foi feita por meio de entrevista direta com os pequenos agricultores familiares do Projeto de Assentamento Buritis, Luziânia - GO; e demais agentes da cadeia. Utilizou-se também dados de origem secundária e contextual.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No sistema de produção verificou-se alto custo inicial, e a necessidade de acesso ao crédito para a manutenção da propriedade.
A comercialização é feita através de intermediários (Rede Terra) e para programas do governo local, que repassam para escolas e creches, em feiras livres é feita diretamente aos consumidores de baixa renda da localidade de Luziânia-GO.
Os principais gargalos encontrados ao longo da produção de maracujá na propriedade são basicamente problemas com ataques severos de pragas e doenças.
Para melhores desempenho da cadeia produtiva do maracujá no assentamneto Buritis, os produtores deveriam se organizar em cooperativas, o que ajudaria na comercialização da produção; regularização das propriedades, para que os agricultores tenham acesso a crédito agrícola; conscientização dos produtores para a necessidade da certificação o que iria agregar valor e abrir novos mercados e para diminuir pragas e doenças poderia ser adotado a rotação de cultura.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que a competitividade da produção do maracujá sobre empecilhos de desenvolvimento devido a falta de organização dos agricultores familiares. As dificuldades de acesso ao crédito rural é um dos grandes problemas enfrentados pelos agricultores, visto que a propriedade ainda está em processo de regularização, o que dificulta os investimentos na propriedade.
Palavras-chave: Agronegócios, Agricultura Familiar, Passifolia edulis f .