65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A TEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO DANÇA COM ALUNOS DO 7º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL OSCAR CORDEIRO: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO PIBID/UNEB – ALAGOINHAS/BA
Débura Wallancuella Barros - Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Viviane Rocha Viana - Universidade do Estado da Bahia - UNEB
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) presente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no curso de Licenciatura em Educação Física - Campus II se direciona com a intenção de enriquecer a formação dos estudantes, bolsistas de iniciação à docência (ID) do referido projeto, levando-os à prática docente de forma a aproximá-los da realidade da escola pública onde se tem a oportunidade de compartilhar as atividades docentes e vivenciar a própria docência em sala de aula, além de contribuir com a legitimação da Educação Física no âmbito escolar cuja Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), considera um componente curricular obrigatório. Para isso, o projeto fundamenta-se em uma abordagem histórico-crítica, a qual tem como prioridade a formação de sujeitos críticos, reflexivos e conscientes sobre tudo que envolve o seu ambiente de convívio. Sendo capazes de pensar e agir com autonomia. Cabendo a escola e especialmente ao professor o papel de ajudar ao aluno a substituir o conhecimento adquirido espontaneamente, pelo cientifico, sendo mediador dos conteúdos através de uma didática teórico-prática e interacionista, a qual se opõe ao modelo tradicional de ensino.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho visa analisar de forma reflexiva as intervenções pedagógicas de duas bolsistas de ID do projeto, a partir da visão de uma bolsista ID recém integrada em seus primeiros contatos no trato do conteúdo Dança relativa à III unidade do ano letivo em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Oscar Cordeiro, referente às aulas de Educação Física, no ano de 2012
MÉTODOS:
O presente trabalho caracteriza-se por um relato de experiência vivenciado a partir das observações feitas nas intervenções de bolsistas mais experientes, por uma bolsista recém inserida no PIBID/UNEB, Educação Física-Campus II. Os métodos que nortearam esse trabalho partiram das experiências compartilhadas através de cursos e oficinas ao longo dos quase três anos do projeto, além de diálogos investigativos com a escola parceira e estudos constantes que fundamentam uma linha de abordagem pedagógica, onde se tomou por base principal a pedagogia histórico-crítica, destacando autores como Demerval Saviani com sua obra Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações e Luiz Gasparin, com o livro: Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Como técnica para extrair os dados foi utilizada a observação participante. Nestas observações presenciei as dificuldades e os aspectos positivos existentes na turma com o conteúdo Dança e como as interventoras em questão se posicionaram a tais fatos, suas articulações e métodos viáveis de acordo com a realidade inicial da turma.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base nos estudos da pedagogia histórico-crítica as intervenções consistiram no primeiro momento, em uma analise da prática social inicial dos alunos em relação ao conteúdo, que na turma do 7º ano teve como principal enfoque, a dança de um modo geral. Foram questionados quais ritmos musicais os educandos mais se identificavam, o que costumavam ouvir no dia a dia e seus conceitos iniciais sobre essa prática. Em um segundo momento, para um melhor diálogo com esse conteúdo e a fim de aguçar a curiosidade dos alunos, utilizou-se vídeos com danças de diversos ritmos; textos com enfoque histórico, conceitual e cultural; aulas dinâmicas que buscavam despertar o senso rítmico dos educandos; além de abordar de forma sutil letras de musicas que provocam reflexões nos aspectos políticos e sociais da sociedade atual. Após este momento as bolsistas de intervenção elaboraram atividades escritas e orais as quais tinham como objetivo analisar o conhecimento adquirido pela turma, assim como também o que foi acrescentado na vida social dos educandos através de tais conteúdos. Houve uma disseminação de conhecimento e um aproveitamento singular no processo ensino-aprendizagem.
CONCLUSÕES:
A experiência adquirida nas observações das aulas do conteúdo dança foi enriquecedora e nos trouxe a convicção da necessidade do trato deste conteúdo no ambiente escolar. Não só por seu valor social, mas principalmente por sua contribuição na formação de sujeitos autônomos em suas expressões corporais. A abordagem do conteúdo evidenciou como principais dificuldades, receios iniciais em relação às questões de gênero e às concepções estabelecidas culturalmente com a dança. Sendo necessários vários momentos de problematização e reflexão a cerca do conteúdo, além de vivencias as quais denotassem prioridade pelo conhecimento histórico, cultural e práticas com caráter lúdico, desprendido de performances. Mesmo ainda em formação as intervenções das bolsistas foram em sua maioria bem sucedidas. As aulas práticas buscaram a socialização e organizações estratégicas onde, todos se sentiam à vontade para se envolver. Os alunos não só entenderam o valor sócio histórico da dança, como também aprenderam a identificar importantes elementos da mesma para o seu cotidiano. Tudo isso vem também ratificar a importância da dança para com o processo de ensino aprendizagem, assim como também a sua relevância nas aulas de educação física escolar.
Palavras-chave: Educação Física, Dança, Ensino Fundamental.