65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
TECNOLOGIA SOCIAL E A PERMANÊNCIA DO ALUNO NO CURSO SUPERIOR
Lucas Alves Guimarães - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - UFVJM
Deborah Faragó Jardim - Profa. Dra./Orientadora - Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - UFVJM
INTRODUÇÃO:
O Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) tem como principal objetivo ampliar o acesso e assegurar a permanência do aluno no ensino superior. Como fruto dessa iniciativa houve de fato a democratização do ensino superior público, com a criação de novas instituições de ensino superior (IES) e novos campi por todo o Brasil, tornando esse ensino acessível a um número maior de estudantes. Porém essa expansão sem as devidas condições para a obtenção e manutenção da qualidade nas IES pode causar ao invés de benefícios, prejuízos, já que a formação de profissionais com qualidade é uma condição intrínseca ao desenvolvimento do país. Esse fator é agravado pela precarização da educação básica, que afeta grande parte desses novos universitários, contribuindo para maiores gastos na manutenção desses discentes na universidade e consequentemente para o abandono do aluno com sentimento de frustação e baixa autoestima. Apesar do aumento no número de vagas em monitorias e as diversas bolsas e incentivos ao estudo, os índices de retenção e evasão aumentam a cada ano. Desse modo é necessário buscar novos métodos, mais eficazes, que somados aos já existentes, possam amenizar os prejuízos anteriormente citados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretende-se apresentar o perfil dos alunos do bacharelado em ciência e tecnologia (BCT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e mostrar como o uso da tecnologia social, via utilização de softwares livres, pode auxiliar no processo de socialização e evitar a desistência precoce dos alunos frente a seus sonhos e expectativas quanto à sua formação profissional.
MÉTODOS:
Foram aplicados questionários a discentes do primeiro período do BCT. O objetivo era determinar o percentual de alunos oriundos da rede pública e privada de ensino básico, os que tiveram o acesso ao curso por meio de transferência de outras IES, e determinar suas dificuldades para posterior análise. Para a segunda parte foi utilizado o software wxMaxima, aplicado a disciplina de Álgebra Linear do primeiro período do BCT, por um determinado grupo de alunos escolhidos por sorteio no inicio do trabalho, os alunos dessa disciplina foram divididos em dois grupos: (C) de colaboradores, que utilizaram o software, e (A) para os que não utilizaram. O uso do software por C se deu em reuniões semanais, onde esses discentes aprenderam a utilizar a ferramenta aplicada à disciplina. Os mesmos exercícios passados pelo professor foram resolvidos por ambos os grupos, com C auxiliado pelo software. A e C foram avaliados igualmente em sala de aula. C foi orientado a não passar para A o conhecimento adquirido sobre o uso do software. Para se determinar a influência do uso da ferramenta na vida acadêmica dos alunos C, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas para conclusão do perfil.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O primeiro questionário mostrou, de um total de 46 alunos, que 19 eram oriundos de escolas públicas e 27 de escolas particulares. 30% dos alunos de escola pública contra 37% de escolas particulares vieram de outras IES, a grande maioria por transferência para ocupar as vagas ociosas deixadas pelos alunos evadidos. A respeito das dificuldades, dos oriundos de escolas particulares, pouco menos de 60% declararam não possuir dificuldades com conteúdos de exatas, apesar de não representar a realidade observada pelos docentes do BCT. Por outro lado pouco mais de 70% dos alunos de escolas públicas disseram possuir deficiências no referidos conteúdos. Entretanto, da rede particular, muitos foram reprovados durante o curso e principalmente os que não eram da região, optaram por abandonar o BCT. Já nos oriundos da rede pública percebeu-se maior empenho e compromisso com o curso. Como avalição do uso do software, observou-se, dentre outras coisas, sua eficiência no processo de socialização dos alunos. Os alunos relataram que a tecnologia social utilizada, promoveu a formação de grupos de estudo entre eles, contribuindo para uma maior interação destes ao meio acadêmico, melhor rendimento e suavização do processo de transição do ensino médio para o superior.
CONCLUSÕES:
A pesquisa conduziu às seguintes situações referentes ao perfil dos alunos ingressantes no BCT: (1) o aluno oriundo de escola pública que, mesmo com dificuldades, terá bom desempenho acadêmico e deverá concluir o curso; (2) o aluno de escola particular que pensava que não enfrentaria dificuldades, e que sofrerá reprovações e terá a sua autoestima afetada; (3) o aluno de escola pública que ingressa no curso graças aos sistemas facilitadores, e sofrerão sucessivas reprovações, muitas vezes desistindo do curso; e (4) o aluno da rede pública ou particular, que não terá dificuldades e muitas vezes, partirá para outras IES mais conceituadas. -O uso do software contribuiu para o processo de socialização e para uma melhor transição do ensino médio para o superior reduzindo drasticamente o índice de evasão na disciplina de Álgebra linear para C. O software também se destacou no auxílio aos alunos no escalonamento de matrizes, onde a grande maioria enfrenta dificuldades, sendo motivo de desistência já na primeira parte da disciplina. Além disso, os alunos de C se mostraram mais dispostos na resolução de exercícios do que os de A. É claro que ter maior disposição não garante bom rendimento, mas o contrário pode implicar deficiência do aluno, falta de confiança e danos à sua autoestima.
Palavras-chave: Software Livre, Tecnologia Social, Métodos de combate.