65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
BRINCANDO E RECICLANDO: DA TEORIA À PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE
Eliane Rodrigues da Silva - Professora da Rede Pública Municipal de Horizonte - CE
Liliane Maria de Mesquita Terto - Professora da Rede Pública Municipal de Horizonte - CE
Mary Anne Menezes Cavalcante - Professora da Rede Pública Municipal de Horizonte - CE
Silvia Helena de Sousa Vasconcelos - Professora da Rede Pública Municipal de Horizonte - CE
Vanesca Leite Santiago - Professora da Rede Pública Municipal de Horizonte - CE
Maria Ivonete Guerra - Professora da Rede Pública Municipal de Horizonte - CE
INTRODUÇÃO:
O homem descarta seu lixo doméstico e resolve seu problema individual, mas não percebe que as áreas de depósitos das cidades estão cada vez mais escassas e que prejudica o solo, a camada de ozônio e favorece o desenvolvimento de muitas doenças. Para a preservação ambiental, o tratamento do lixo deve ser considerado uma questão social e não um problema individual. A educação ambiental está garantida por lei pela Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, que em seu artigo 5 diz que cabe ao Poder Público “promover educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”. Ela sozinha não é suficiente para resolver os problemas ambientais, mas é condição indispensável para tanto. Queremos, ludicamente, despertar nossas crianças para a conscientização ecológica e a coleta seletiva. Por isso elaboramos o projeto Brincando e reciclando: da teoria à prática na construção da sustentabilidade a partir do qual as crianças reciclaram e confeccionaram brinquedos com o lixo, desenvolvendo o autoconhecimento, a coordenação motora, a afetividade e a cognição.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Sensibilizar os alunos da Escola Joaquim Antônio da Silva sobre a importância de reciclar o lixo doméstico, despertando para diversidade de brinquedos que podemos criar com ele. Desenvolver nas aulas de educação física um espaço de criação coletiva de brinquedos, utilizando material reciclável. Estimular o desenvolvimento da coordenação motora, da afetividade, da cognição e da sociabilidade.
MÉTODOS:
No ano de 2012 foi realizado o projeto Brincando e reciclando: da teoria à prática na construção da sustentabilidade no qual as crianças criaram, confeccionaram e brincaram com uma enorme variedade de brinquedos feitos a partir de material reciclável. A professora de Educação Física, Liliane Terto, com o auxílio das demais professoras da escola, primeiramente debateu com os alunos a importância da educação ambiental na vida em sociedade. Foi apresentado aos alunos o conceito de uso dos três “R”: recicle, reutilize, recicle, a partir do qual as crianças puderam construir brinquedos com o lixo doméstico que elas coletaram. A partir daí foram realizadas oficinas práticas de construção de diversos brinquedos, tais como: bimboquê, pé de lata, dominó, jogo da velha, tiro ao alvo,vai e vem,carrinhos, trem . Ao final das oficinas foi realizada uma exposição na qual as crianças puderam apresentar suas criações e também brincar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As ações do projeto resultaram em benefícios visíveis e significativos para a comunidade escolar, a escola ficou com um acervo de brinquedos e jogos necessários a atividade pedagógica, também podemos destacar a diminuição de brincadeiras violentas na hora do recreio e o objetivo principal a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e construção de um mundo melhor.
CONCLUSÕES:
O projeto Brincando e reciclando foi idealizado com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da Educação ambiental, da responsabilidade social e da coleta seletiva. Hoje eles têm uma nova visão sobre o lixo. Concluímos com a realização do projeto que a parceria entre escola e comunidade gerou frutos positivos, contribuindo para formação, desenvolvimento de cidadãos e de um planeta mais saudável.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Lixo, Lúdico.