65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI.
Wittenberg Antonio Aguiar de Matos - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Alexandre Meneses Cavalcante Oliveira - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Antonia Cardoso Almeida - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Luzirene Almeida - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Thaynara Fontenele de Oliveira - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Georgia de Souza Tavares - Profa. Msc/Orientadora e coordenadora PIBID Parnaíba- Ciências Biológicas- UFPI
INTRODUÇÃO:
As pesquisas acerca do processo de ensino/aprendizagem levaram a várias propostas metodológicas. O aprendizado se dá pela interação professor/estudantes/conhecimento, ao se estabelecer um diálogo entre as ideias prévias dos estudantes e a visão científica atual, com a mediação do professor, entendendo que o estudante reelabora sua percepção anterior de mundo ao entrar em contato com a visão trazida pelo conhecimento científico (BRASIL 1998).Para Silva (2009), o modelo didático é um objeto descritivo que evidencia as proporções das dimensões ensináveis, e também enfatiza que a sua construção é apenas uma das etapas para uma proposta mais ampla sobre o trabalho. Sendo assim, o modelo concebe ao aluno como o ativo no processo de construção de conhecimentos, atribuindo ao professor à responsabilidade de criar situações que estimulem e facilitem sua aprendizagem (SOARES, 2010).Para os PCN´so ensino de Ciências é uma das áreas que se pode reconstruir a relação ser humano/natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária.Ao propor atividades em que os próprios alunos são os sujeitos ativos da construção deste, tem-se a possibilidade de trabalhar a interatividade e raciocínio exercitando a mente como forma lúdica de assimilar conhecimentos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ao vivenciarmos o dia-a-dia da escola, percebemos que alguns assuntos presentes no currículo ficariam sem ser trabalhados, por falta de tempo, no ano letivo de 2012. Dentro das condições elencadas acima o presente trabalho teve como objetivo a construção do conhecimento por meio da produção de uma galeria de fotos e de maquetes, acerca dos assuntos:Poluição e seus produtos; Sistema Solar.
MÉTODOS:
As atividades foram desenvolvidas com os alunos do 6° ano do ensino fundamental, turnos manhã e tarde no auditório da escola Albertina Furtado Castelo Branco. Sendo estas atividades executadas por um grupo de bolsistas do PIBID da área de ciências biológicas da UFPI, Campus de Parnaíba, Parnaíba- PI.
Em cada turno as tarefas foram realizadas da seguinte maneira:
Os alunos foram convidados a observarem as dependências da escola registrando por meio de fotografias as áreas consideradas por eles, poluídas. Assim como também a coleta de papéis e papelões que pudessem ser reutilizados na confecção das maquetes. De volta ao auditório montou- se uma galeria, expondo-a por meio de data-show, sendo que cada foto foi acompanhada de uma investigação acerca dos conhecimentos prévios a despeito do assunto e uma posterior explanação por parte do grupo do PIBID. Os resíduos, papéis e papelões coletados anteriormente foram utilizados para confecção de maquetes do Sistema Solar, estas produzidas posteriormente à explanação e reprodução de um vídeo, discutindo-se de forma clara e atualizada, planetas, galáxias e etc. Os papelões foram pintados com tinta preta e usados como suporte para os papéis amassados em forma de bolinhas, estas com cores e tamanhos simulando cada planeta do Sistema Solar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Alguns alunos foram convidados a irem tirar fotos de ambientes poluídos na escola para que eles percebessem que contribuem para a poluição do ambiente. Outros coletaram materiais para serem reutilizados na construção da maquete buscando despertar o olhar dos alunos para seu uso consciente. Ao voltarem com as fotos foi montado uma galeria e exposto no data-show, a partir daí iniciou-se a discussão sobre o tema a partir do conhecimento prévio dos alunos enfatizando os tipos de poluição. Para Azevedo (2004) uma atividade de investigação deve partir de uma situação problematizadora e deve levar o aluno a refletir, discutir, explicar, relatar, enfim, que ele comece a produzir seu próprio conhecimento por meio da interação entre o pensar, sentir e fazer. Nessa perspectiva, a aprendizagem de procedimentos e atitudes se torna, dentro do processo de aprendizagem, tão importante quanto à aprendizagem de conceitos e/ou conteúdos. Assim, após uma breve explanação sobre o assunto Sistema Solar e com os materiais coletados, os alunos construíram uma maquete do sistema solar enfatizando a posição dos planetas e suas órbitas, estimulando com isso a produção do próprio conhecimento.
CONCLUSÕES:
Utilizando a problemática dos diferentes tipos de poluição presentes na escola foi possível observar que os alunos já continham um conhecimento prévio a despeito do assunto. Esta constatação foi possível por meio da percepção do ambiente representado pelas fotografias por eles tiradas, além da interação dos mesmos durante toda a prática.
Ao final da prática foi possível a produção de uma maquete sobre o sistema solar usando como matéria- prima o lixo coletado na saída para produção das fotos. A percepção da aprendizagem foi possível através da observação dos alunos assim como a da maquete que ficou bem estruturada e fundamentada de acordo com o que o conteúdo sugere.
A utilização de metodologia alternativa para o ensino deve ser estimulada nas escolas, no sentido de se promover a integração entre os conteúdos abordados nas disciplinas com o desenvolvimento de atividades praticas, possibilitando assim a intensa participação dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, contribui não apenas para o conhecimento dos alunos envolvidos, como também para o intercâmbio entre os estudantes, pois trabalhamos com todas as turmas juntas, promovendo a difusão do conhecimento e desenvolvendo a criatividade e o espírito de equipe entre os mesmos.
Palavras-chave: Poluição, Sistema Solar, Ensino.