65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O PIBID E A SUA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA DO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DA UFPE
Joélicia Clécia da Silva - Graduada em Biologia / Mestranda em Saúde Humana e Meio Ambiente (CAV – UFPE)
Juliane Vanessa Carneiro de Lima da Silva - Graduada em Biologia / Mestranda em Saúde Humana e Meio Ambiente (CAV – UFPE)
Gisele de Oliveira Silva - Supervisora PIBID Biologia CAV - UFPE / Prof. da Escola Antônio Dias Cardoso
Kênio Erithon Cavalcanti - Coordenador PIBID Biologia CAV - UFPE / Núcleo de Biologia (CAV - UFPE)
INTRODUÇÃO:
O reconhecimento de que a formação de professores qualificados é fundamental para a melhoria da educação segue acompanhada da necessidade de estudos constantes de avaliação dos cursos de formação, acrescido de programas e projetos com intervenções que oportunizem situações de aprendizagens diferentes das convencionais, tendo em vista que grande parte dos licenciados chega ao campo de trabalho sem a experiência desejada. Segundo Anjos & Costa (2012), a pouca atuação prática durante a formação dos licenciandos não supre as necessidades do processo de formação do discente, o qual acaba saindo da universidade sem uma noção da vivência escolar. Muitos se sentem despreparados para assumir sua profissão, o que reflete diretamente na qualidade do ensino e de sua prática docente. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES tem por finalidade aproximar os estudantes de licenciatura a seu futuro campo de trabalho e assim possibilitar que os discentes envolvidos saiam da academia com maior grau de experiência prática em sala de aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a contribuição do PIBID/CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) à formação docente dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da UFPE.
MÉTODOS:
O projeto PIBID foi implantado no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) em 2012. Os estudantes de Licenciatura em Biologia foram preparados para a composição do grupo formado por cinco licenciandos, um professor supervisor, do quadro de docentes da escola campo de trabalho e um professor coordenador do CAV. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 1º ano nos turnos da manhã e tarde da Escola Estadual Antônio Dias Cardoso em Vitória de Santo Antão – PE. As atividades eram teórico / práticas de experimentos e/ ou atividades lúdicas baseadas nos conteúdos já trabalhados ou que ainda seriam abordados em biologia, como proposta de ensino complementar. Realizaram-se também orientações metodológicas para a organização de trabalhos de pesquisa com os alunos da escola, os quais foram apresentados em eventos de Divulgação Científica. Foram entrevistados estudantes, gestão escolar, professores participantes e licenciandos do projeto PIBID, para questionar possíveis mudanças no ensino aprendizagem dos conteúdos biológicos com a implantação do projeto PIBID Biologia em sua escola e para a formação docente, respectivamente. As respostas foram organizadas de forma literal, compreendendo como estudo a base da compreensão dos sujeitos entrevistados sobre a relevância do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao final do primeiro ano de atividades no projeto, os estudantes da Educação Básica e os Licenciandos participantes do PIBID afirmaram que a experiência adquirida foi de grande relevância para a aprendizagem dos conceitos biológicos e para a formação docente, respectivamente. Os licenciandos relataram que aprenderam a lidar com as turmas e a desenvolver intervenções mais atrativas, o que os deixou mais motivados com a profissão. E os estudantes da Educação Básica tornaram-se mais estimulados após as aulas práticas experimentais e a apresentação de trabalhos científicos de características investigativas, por eles desenvolvidos, em eventos, a exemplo do Encontro Pernambucano de Divulgação Científica (EPEDIC). Através dos depoimentos dos sujeitos envolvidos no PIBID, percebeu-se que o projeto abriu novas possibilidades em relação à formação inicial dos licenciandos. Já se criou oportunidades da vivência da prática docente, fazendo com que a partir dessas práticas os bolsistas começassem a desenvolver o exercício de uma reflexão crítica das suas próprias ações (Anjos& Costa, 2012). Também se oportunizou uma dinâmica de ensino diferenciada por envolver os estudantes da Educação Básica no processo de questionar e investigar o conhecimento construído pela história das Ciências Naturais.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados obtidos, podemos concluir que a implantação do projeto PIBID Biologia Vitória de Santo Antão / CAV pertencente ao programa PIBID – UFPE permite a aproximação da Educação Básica Pública local aos licenciandos, e estes a seu futuro campo de trabalho. Associado as ações e intervenções ocorreram interações dos licenciandos com o apoio de profissionais docentes, o que se faz diferenciado de outros processos de formação por oportunizar a composição de um ciclo de troca de experiências significantes e diferenciadas à formação dos futuros docentes. O desenvolvimento das intervenções contribuiu a realização de trabalhos práticos de qualidade, que explorou habilidades e competências particulares em benefício do conjunto na tomada de decisões diante dos obstáculos que surgiram na execução do projeto, e que servirão de modelo e de experiência para a carreira profissional docente. Com isso, o PIBID contribui significativamente à formação docente dos licenciandos em biologia e ao processo de aprendizagem dos conteúdos biológicos entre os estudantes da Educação Básica envolvidos nas atividades do projeto por criar situações diferenciadas e instigantes no questionar, problematizar, investigar e propor respostas cientificamente coerentes diante das situações do cotidiano.
Palavras-chave: Ciências Biológicas, Escola, Formação de professores.