65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
Análise fitoquímica qualitativa dos metabólitos secundários de Cnidoscolus chayamansa e prospecção cromatográfica dos seus constituintes.
Bruno Eliakim Dias Oliveira - Graduando - IFMA - Campus Zé Doca
Jessica Furtado Pereira - Graduanda - IFMA - Campus Zé Doca
Vitor Prates Lorenzo - Prof. MSc./Orientador - IFMA - Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
Os metabólitos secundários extraídos de fontes vegetais são de essencial importância para o desenvolvimento de novos medicamentos, podendo ser utilizados in natura ou na forma de extratos. Estes medicamentos tidos como fitoterápicos tem recebido grande ênfase e se tornam cada vez mais presentes nas prateleiras de farmácias no Brasil. Concomitante a isso, o uso destas biomoléculas como molde para estudos de modificação estrutural e síntese química demonstram o valor destas para a composição do atual arsenal terapêutico, como as cefalosporinas e penicilinas. A espécie Cnidoscolus chayamansa pertence a família Euphorbiaceae, é conhecida como árvore espinafre nos Estados Unidos ou simplesmente chaya na América Central e do Sul. É utilizada pelo povo Maia e região sul dos estados do Texas e Flórida para fins nutricionais e medicinais. Estudos revelaram a capacidade antioxidante dos extratos das folhas e excelente efeito hipoglicêmico dos níveis de colesterol e triglicerídeos em ratos diabéticos. Atualmente poucos estudos foram desenvolvidos sobre C. Chayamansa. Em estudos comparativos com outras plantas utilizadas pela medicina popular para o controle da diabetes, Ramos e colaboradores demonstraram que a chaya teve destaque no controle dos níveis da glicose.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho objetivou realizar a identificação qualitativa dos metabólitos secundários presentes na espécie e analisar prospecção cromatográfica das fases extraídas.
MÉTODOS:
O material fresco foi coletado no município de Zé Doca-MA e em seguida levado para desidratação e obtenção do extrato etanólico bruto (EEB). Após a evaporação do solvente uma massa de EEB foi dissolvido em solução hidroalcóolica MeOH:H2O (7:3) e em seguida, transferida para um funil de decantação para partição líquido-líquido com ciclohexano, clorofórmio e acetato de etila. Os testes para identificação de metabólitos secundários, utilizando o EEB, foram realizados segundo os métodos descritos no Manual para Análise Fitoquímica e Cromatografia de Extratos Vegetais. Para realização da cromatografia em camada delgada preparativa (CCDP) foram utilizadas cromatoplacas (DC-Fertigfolien ALUGRAM® Xtra SIL G). Os extratos das fases ciclohexano, clorofórmio e acetato de etila foram redissolvidos e aplicados sobre as placas a 1cm da borda inferior. Para melhor prospecção dos constituintes fitoquímicos, as fases móveis utilizadas na CCDP seguiram ordem crescente de polaridade em misturas com n-pentano, clorofórmio, acetato de etila, acetona e metanol. Após o desenvolvimento dos cromatogramas, as placas foram secas e reveladas com iodo P.A. e realizou-se o cálculo do fator de retenção (Rf) das manchas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Do material fresco obteve-se 123g de material desidratado e 24g de EEB, com rendimento de 19,5%. Da massa de 10,62g de EEB utilizada para partição liquido-liquido, obteve-se 2,51g da fase ciclohexano; 4,04g da fase acetato de etila; 1,81g da fase clorofórmio com rendimento de 23,63%, 38,04% e 17,04% respectivamente. A análise fitoquímica dos metabólitos secundários acusou positivo para presença de saponinas, fenóis, taninos, catequinas, flavonas, alcaloides, esteroides e triterpenoides. Também foram realizados testes para identificação de ácidos orgânicos, açucares redutores, polissacarídeos e purinas que demonstraram resultado negativo. Das misturas utilizadas como eluente o sistema que melhor desenvolveu separação das manchas nas placas foi n-pentano/clorofórmio/acetato de etila para as fases ciclohexano e clorofórmio, e, clorofórmio/acetato de etila/acetona para a fase acetato de etila. De acordo com o cálculo do Rf em CCDP os valores para a fase ciclohexano variam de 0,05 – 1 observado melhor afinidade apolar das substancias; para a fase clorofórmio os Rf’s variam de 0,11 – 1 observado melhor afinidade pouco polar nas substâncias; e para a fase acetato de etila os Rf’s variam de 0,04 – 0,88, observado melhor afinidade polar das substâncias.
CONCLUSÕES:
Ao analisar as cromaplacas observou-se que o melhor sistema de eluente para iniciar o fracionamento das substancias em coluna cromatográfica foi n-pentano/clorofórmio/acetato de etila na proporção (60:30:10) e (15:70:15) para as fases ciclohexano e clorofórmio respectivamente, e, clorofórmio/acetato/acetona (90:5:5) para a fase acetato de etila. Quanto aos constituintes fitoquimicos pode-se confirmar a presença de saponinas, fenóis, taninos, catequinas, flavonas, alcaloides, esteroides e triterpenoides.
Palavras-chave: Fitoquímica, Cnidoscolus Chayamansa, Metabólitos Secundários.