65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
INTERAÇÕES CONJUGAIS E SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE VALIDADE PARA O CHECKLIST DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS-II (CLOIT-II)
Gleiber Couto - Prof. Dr./Orientador - Dpto. de Enfermagem – UFG/Campus Catalão
Wanessa Marques Tavares - Mestranda - Dpto. de Psicologia – UFMG
André Vasconcelos-Silva - Prof. Dr. - Depto. de Administração – UFG/Campus Catalão
INTRODUÇÃO:
A validade de um teste pode ser definida como o processo que é determinado pelo grau com que evidências teóricas ou empíricas sustentam as interpretações que são feitas dos seus resultados. Assim, pode-se identificar fontes de evidência baseadas no conteúdo, no processo de resposta, nas consequências da testagem, na estrutura interna do teste ou na correlação com variáveis externas. A validade utilizando a correlação do instrumento com variáveis externas pode ser verificada por meio de quatro princípios distintos: evidências de validade de critério, evidências de validade convergente, evidências de validade discriminante e evidências de validade baseadas em testes que avaliam construtos relacionados. A validade baseada em testes que avaliam construtos relacionados é verificada a partir da correlação entre testes que avaliam objetos psicológicos diferentes, mas teórica e empiricamente relacionados, como é o caso das relações interpessoais conjugais, avaliadas pelo Checklist de Relações Interpessoais-II (CLOIT-II) e a satisfação com o relacionamento, mensurada pela Escala de Ajustamento Diádico (DAS).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi buscar fontes de evidências de validade para o CLOIT-II, buscando confirmar a premissa de que relações interpessoais conjugais saudáveis se correlacionam positivamente com a satisfação do casal com o relacionamento.
MÉTODOS:
Participantes: Participaram deste estudo 76 casais heterossexuais residentes na região sudeste do estado de Goiás, com idades variando entre 19 e 55 anos. Destes, 60 casais viviam juntos e os demais planejavam estabelecer vida conjugal.
Instrumentos: - Checklist de Relações Interpessoais-II (CLOIT-II): inventário construído com o objetivo de mapear o comportamento interpessoal de pessoas alvo. Possui 96 itens divididos em 16 escalas bidimensionais. Pode ser apresentado em três formas: Auto-Classificação, Transator e Observador. Nesta pesquisa, foram utilizadas as duas primeiras. - Escala de Ajustamento Diádico (DAS): inventário de auto-relato que objetiva mensurar o ajustamento marital e, assim, avaliar a satisfação geral com o relacionamento. Possui 32 itens divididos em 4 dimensões.
Procedimentos: Primeiramente os casais foram solicitados a responder ao CLOIT-II, logo após foram solicitados a responder a DAS. Para análise dos dados, os padrões típicos de relações interpessoais descritos pelos casais casados e não casados foram comparados. Por fim, foi realizada a comparação entre os padrões de interações interpessoais e os índices de satisfação com a relação por meio do coeficiente de correlação de Pearson.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao proceder à análise dos resultados, pôde-se verificar que os indivíduos casados e não casados possuem padrões de interações interpessoais similares, baseados em posições interpessoais como sociabilidade, “amigabilidade”, calor afetivo e confiança. As correlações significativas entre posições interpessoais e satisfação na relação foram positivas para “amigabilidade” (0,31) e calor Afetivo (0,29) e negativas para hostilidade (-0,45), desconfiança (-0,38) e inibição (-0,34). Estes resultados sugerem que a satisfação com a relação se correlaciona positivamente com interações amigáveis e calorosas e negativamente com interações baseadas em desconfiança, hostis e inexpressivas.
CONCLUSÕES:
Deste modo, pôde-se identificar uma fonte de evidência de validade para o CLOIT-II, pois os resultados obtidos mostraram que a satisfação, aferida pela DAS, se correlaciona com posições interpessoais, aferidas pelo CLOIT-II, com as quais deveriam se relacionar teoricamente. Assim, instrumentos que avaliam construtos relacionados teórica e empiricamente, relações interpessoais e satisfação conjugal, apresentaram correlações no sentido esperado.
Palavras-chave: Validade, Checklist de Relações Interpessoais-II, Satisfação.