65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Concentrações de carboidratos solúveis totais e sacarose em raízes de plantas jovens de acapú (Vouacapoua americana Aubl.) submetidas ao déficit hídrico
Ariele Carneiro de Andrade - Estudante do curso de agronomia, UFRA, Campus de Capitão Poço
Joze Melisa Nunes de Freitas - Estudante do curso de doutorado em ciências agrárias, UFRA
Raimundo Thiago Lima da Silva - Profº. MSc. UFRA, Campus de Capitão Poço
Cândido Ferreira de Oliveira Neto - Profº. Dr. UFRA, Campus de Capitão Poço
Allan Klynger da Silva Lobato - Profº, Msc. , UFRA, Campus de Paragominas
Roberto Cezar Lobo da Costa - Profº. Dr./ Orientador- Instituto de ciências agrárias, UFRA
INTRODUÇÃO:
A espécie acapú (Vouacapoua americana aubl.) é uma árvore de grande porte e pertence à família Fabaceae (Leguminosae). Seu tronco é ereto e cilíndrico, com 50-90 cm de diâmetro, sem sapopemas basais, revestido por uma casca fina e quase lisa. Sua madeira é de grande relevância econômica, pois é pesada, com uma densidade de 0,91 g/cm³, dura de textura média. Atualmente tem-se observado uma crescente conscientização ambiental, seguida de um aumento do interesse em pesquisas com espécies arbóreas nativas, objetivando a recuperação de áreas degradadas e/ou reflorestamento. A deficiência hídrica afeta todos os aspectos do crescimento e desenvolvimento das plantas, podendo influenciar no alongamento e na diferenciação celular em função da redução na turgescência da célula, o que resulta na diminuição do desenvolvimento da área foliar, afetando a produção e a translocação de fotoassimilados para as novas áreas de crescimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi determinar as concentrações de carboidratos solúveis totais e sacarose em raízes de plantas jovens de acapu submetidas à deficiência hídrica
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de novembro/2011 a julho/2012. Durante o período do experimento todas as plantas foram irrigadas diariamente, foi feito também, o controle de plantas daninhas pela capina manual e o controle de pragas e doenças. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em fatorial do tipo 2 x 4 (duas condições hídricas: controle e déficit hídrico x quatro tempos de avaliação), com 5 repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Os tempos de avaliação foram a cada 10 dias, sendo tempo 1 (zero dias), tempo 2 (10 dias), tempo 3 (20 dias) e tempo 4 (30 dias). Foi aplicada a análise de variância nos resultados e quando ocorreu diferença significativa, às médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Os desvios-padrões foram calculados para cada tratamento, sendo as análises estatísticas obtidas através do programa ASSISTAT 7.6. Para a determinação das concentrações de carboidratos solúveis totais e sacarose nas raízes foram utilizados os métodos descritos por Dubois et al., (1956) e por Van Handel (1968) respectivamente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A concentração de carboidratos solúveis totais nas raízes teve um aumento significativo de acordo com a intensidade do déficit hídrico, os seus maiores valores ocorreram nos tratamentos com 20 e 30 dias de estresse, 2,43 e 3,56 mmol de GLU/g de resíduo, respectivamente. Esse aumento na concentração de carboidratos pode estar relacionado com a proteção da biomembrana que pode ser degradada com a falta de água no citosol, e pelo aumento de substâncias iônicas, tornando várias enzimas inativas no citosol. Houve também um aumento significativo na concentração de sacarose nas raízes, os maiores valores foram 15,92 e 17,57 mg sacarose g-1 MS, para os tratamentos com 20 e 30 dias de estresse hídrico respectivamente. A sacarose é o principal açúcar exportado dos locais de síntese (fonte) para as regiões de consumo (dreno), onde será utilizada para o crescimento e/ou armazenamento. As hexoses liberadas a partir da hidrólise de sacarose podem ser utilizadas em processos anabólicos ou catabólicos e também ao fornecimento de açúcares redutores, sendo bastante utilizado para o processo de ajustamento osmótico das células.
CONCLUSÕES:
O aumento do tempo de déficit hídrico na planta promoveu um aumento na concentração de carboidratos solúveis totais e de sacarose nas raízes de plantas jovens de acapú.
Palavras-chave: Acapú, Carboidratos solúveis totais, Sacarose.