65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
TINHA OLHOS, MAS NÃO VIA! TINHA OUVIDOS, MAS NÃO OUVIA! TINHA BOCA, MAS NÃO FALAVA! TUDO MUDOU QUANDO ENTROU NA BIBLIOTECA!
Lucinei Aparecida Fragoso graduanda em Gestão Ambiental - graduanda em Gestão Ambiental UFPR- Litoral
Marcia Regina Ferreira - Prof. Dr./Orientadora - UFPR - Litoral
Fernando Morreira - Bibliotecário / mestrando em Bioinformática UFPR - Litoral
Juliano Rodrigues Alves - graduando em Gestão Ambiental UFPR - Litoral
Jussara Cristina Costa de Siqueira - Gestora Ambiental / graduanda em Gestão Pública UFPR - Litoral
Tais Lins Dubeux - Tecnologo em Agroecologia
INTRODUÇÃO:
A biblioteca comunitária da comunidade rural do São Joãozinho localizada no município de Guaratuba-PR, surge de uma necessidade das crianças e adultos que acompanham o Projeto de extensão Cultura e Identidade, onde extensionistas e professores da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, localizada em Matinhos-PR, atuam há mais de cinco anos. Com diversas dinâmicas desenvolvidas na área da educação, resgate histórico, econômico e cultural da comunidade, o projeto conta com a presença maciça dos moradores em cada evento realizado. Essa integração social aponta os caminhos da emancipação e empoderamento para a comunidade e ao mesmo tempo fomenta os nossos estudos e conhecimentos científicos.
Muitos benefícios podem ser citados para justificar a instalação das bibliotecas públicas ou comunitárias, mas, se este não for um desejo popular, o trabalho não terá sentido para a população. Para isso, a criação de bibliotecas deve levar em consideração o conhecimento a respeito da comunidade a ser servida. (STUMPF, 1988). Dessa forma, todo o processo de idealização e criação da biblioteca aconteceu com a participação dos moradores da região, sempre considerando suas expectativas e anseios sobre o espaço.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolvimento da competência informacional, a partir da implantação de uma biblioteca comunitária na comunidade caiçara rural São Joãozinho, localizada no município de Guaratuba, Litoral do Paraná.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado através de material didático sobre a importância da gestão de uma biblioteca comunitária, pois tão importante como a infraestrutura material é a organização do grupo de pessoas com espontaneidade que irão trabalhar juntas pelo mesmo objetivo, bem como atender as demandas de organização e controle dos livros. Desenvolveu-se, também, o diagnóstico da região para identificar quais as necessidades informacionais dos moradores. A partir de então, o grupo de extensionistas mobilizou-se para a arrecadação de doações. Foram confeccionados folders explicativos com dados sobre a comunidade e caixas decoradas com personagens lúdicos, com o propósito de atrair a atenção de potenciais doadores. A estratégia da campanha aconteceu a partir da divulgação em redes sócias, sites e entrevistas a emissora TVCI – Litoral. Foram enviadas, também, mensagens divulgando a biblioteca comunitária nas 15 unidades do Sistema de Bibliotecas da UFPR. O ponto de arrecadação se concentrou na UFPR Litoral, em locais estratégicos como a Biblioteca UFPR Litoral. Entretanto, o diferencial da campanha foi a disponibilidade de carro para o recolhimento dos livros doados, facilitando a adesão dos doadores ocupados que não precisaram dispor de tempo para o deslocamento até os postos de doação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De forma prática, obteve-se a criação de uma biblioteca comunitária, a partir dos esforços da própria comunidade. Como exemplo, podemos citar a criação de estantes, com materiais da própria região. Os moradores da comunidade, também, atuaram efetivamente na organização do acervo, uma vez que a ideia é que – com a consolidação – a biblioteca comunitária passe a ser gerida pela própria comunidade. Nesse sentido, o almejo e participação da comunidade foram determinantes na realização e construção da biblioteca comunitária, visto que a dificuldade de políticas públicas para essa área anula qualquer iniciativa, como exemplo têm-se o fechamento da Escola rural Municipal São Joãozinho e os alunos transferidos para uma escola da comunidade vizinha.
Os moradores de São Joãozinho não dispõem de recursos, portanto não tem acesso nem conhecimento sobre computadores e internet. Nesse caso, a biblioteca comunitária se apresenta como a melhor solução, para fazer a ponte entre a comunidade e a informação.
CONCLUSÕES:
Uma grata surpresa foi a campanha de doação de materiais bibliográficos promovida pelo projeto de extensão. Esta ação foi um fator muito importante de aprendizado para os extensionistas, desde o entendimento do que caracteriza uma biblioteca comunitária, até mesmo com a ação dos doadores. Muitos livros foram na realidade descartados pelos agentes da doação, por não se adequarem a proposta de uma biblioteca comunitária. Cerca de sessenta por cento dos livros doados eram livros didáticos, que não serão usados pela comunidade, porém criou-se uma dinâmica para aproveitamento desses materiais. Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo com eles lutam, (FREIRE, 1987).
Sobretudo, a biblioteca é - por natureza - um organismo em crescimento. Nesse sentido, a Biblioteca Comunitária de São Joãozinho ainda passará por intensas transformações, para acompanhar e promover o desenvolvimento da comunidade. O certo é que os moradores da Comunidade Caiçara Rural São Joãozinho não aceitam mais serem somente objeto da história. O projeto de extensão Cultura e Identidade leva esperança e conhecimento, lutando pela melhoria e qualidade de vida das pessoas desta localidade.
Palavras-chave: biblioteca - comunitária, comunidade rural, instrução.