65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA: COMO BRINCAVAM NOSSOS PAIS E AVÓS.
MARIA ERLANE DA SILVA - PROFA. CRECHE MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
ALESSANDRA MARIA DE SANTANA DE MIRANDA - PROFA. CRECHE MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
PATRICIA DE CASTRO SILVA VASCONCELOS - PROFA.CRECHE MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
INTRODUÇÃO:
Resgatar a cultura de uma sociedade é possibilitar ao indivíduo conhecer e ou vivenciar novas experiências. Nessa perspectiva, trabalhar em sala de aula com crianças da educação infantil, como eram as brincadeiras de seus pais e avós, foi um caminho de grandes descobertas tanto para as crianças quanto para seus professores. Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformam-no em um espaço singular de constituição infantil. (BRASIL, 1998, p. 27, 1 v). A partir de pesquisa bibliográfica e vivenciando o brincar em sala de aula com as crianças, verificamos à importância dessa experiência para os agentes envolvidos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Incentivar a brincadeira espontânea, o trabalho em grupo, o respeito às regras, fortalecendo o hábito de brincar em família e na escola estimulando seu imaginário.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado no período de outubro a novembro de 2012, na Creche Municipal Nossa Senhora de Fátima, localizada no Brejo da Guabiraba, RPA 3, em Recife, PE, com 44 (quarenta e quatro) crianças de 2 a 3 anos de idade, dos grupos II, III A e III B no turno da manhã. Onde realizamos uma pesquisa junto às famílias sobre qual e/ ou quais a(s) brincadeiras preferidas da infância. Vivenciaram em sala de aula as brincadeiras mais citadas pelas famílias, a saber: Amarelinha/Academia Pique esconde, passa anel, escravos de Jô e cantigas de roda (ciranda-cirandinha, marcha soldado), Dramatização de cantigas (não atire o pau no gato, trem de Pernambuco e etc). E a confecção dos brinquedos Pipa e Bilboquê com material reciclado pelos pequenos. Utilizamos ainda equipamentos eletrônicos como aparelhos de TV, DVD, som portátil, câmera digital, computador, para apresentação de vídeos, músicas e registros durante a abordagem dos conteúdos do projeto. Durante as atividades contamos com a colaboração dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e estagiários da creche. Na busca em conhecer mais e melhor sobre o tema foram realizadas pesquisas bibliográficas na internet e em outras fontes, como livros e revistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O interesse e a participação das crianças foram essenciais para que os objetivos propostos fossem alcançados. A disposição das crianças em participar das brincadeiras e durante as atividades deram maior significado ao brincar. Que culminaram no resgate de brincadeiras e na construção de brinquedos, vivenciados por seus pais e avós na infância.
CONCLUSÕES:
A realização do projeto possibilitou as crianças descobrirem novas brincadeiras populares que fizeram parte da infância de seus pais e avós, como também permitiu as crianças um momento lúdico onde puderam se expressar através da música e dança. Além de terem uma maior noção de grupo e respeito aos colegas e as regras do jogo. Para nós docentes, ficou evidente o quanto o brincar é fundamental no desenvolvimento da criança, brincando ela cria, recria, exercita seu corpo, desenvolve habilidades cognitivas, pois brincando elas aprendem.
Palavras-chave: ENSINO, CRIANÇA, BRINCADEIRAS POPULARES.