65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Parodia como ferramenta para análise de Percepção Ambiental
Tafarel Fernandes Tavares de Melo - Universidade Estadual da Paraíba
Thiago de Aguiar Paulino - Universidade Estadual da Paraíba
Maria do Socorro Jeronymo Oliveira - EEEFM Ademar Veloso da Silveira
Márcia Adelino da Silva Dias - Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
O Brasil ainda privilegia o ensino tradicional, fundamentado nas práticas educacionais existentes no século XIX, há muito tempo defasadas. Diferentemente do que propõem a LDB e os PCNEM a prática docente não abrange a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos.
Trabalhar EA no âmbito escolar inserindo métodos inovadores nas atividades de conscientização e sensibilização desenvolvidas pode contribuir para uma melhoria da qualidade de ensino e para a preservação do ambiente escolar e da natureza em geral.
Para Fernandes (2003) o ato de perceber o ambiente que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar dele, de modo que cada individuo percebe, reage e responde diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive. Assim, o estudo da percepção ambiental entre os estudantes do Ensino Médio contribui na sensibilização a cerca da problemática ambiental.
Destaca-se, desse modo, a importância da realização do seguinte trabalho, uma vez que permite a análise da utilização de um método construtivista inovador no processo de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental entre estudantes da Educação Básica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a eficácia da ferramenta lúdica da parodia no estudo da percepção ambiental de estudantes de uma escola pública.
MÉTODOS:
O presente trabalho é resultado da análise do material desenvolvido em uma das etapas do Minicurso A HORTA COMO UMA FERRAMENTA PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, vinculado ao projeto PENSE VERDE, PENSE LIMPO em atuação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade Campina Grande, PB.
O minicurso foi realizado em 8 encontros, entre outubro e novembro de 2012, consistindo em reflexões praticas e teóricas acerca de conceitos relacionados a Educação Ambiental, utilizando metodologias de ensino variadas, dentre elas: aula expositiva, dinâmica, pesquisa e métodos lúdicos.
A Paródia foi desenvolvida pelos participantes do minicurso durante o penúltimo encontro do mesmo. Foi pedido ao estudantes que desenvolvessem uma música contendo conceitos abordados durante todo o trabalho, a fim de observar a compreensão dos temas. Para a realização desta etapa, foram atribuídas pelo professor-orientador palavras-chave para a construção do texto proposto. A música base para a paródia foi escolhida pelos próprios participantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise sintática da paródia, pode-se observar a percepção dos participantes com relação às temáticas abordadas no minicurso. A construção do texto realizada pelos participantes demonstra a assimilação de pontos discutidos durante o decorrer do trabalho, enfatizando aspectos ambientais e sociais inerentes à Educação Ambiental e ao ambiente da horta escolar.
Expressões como “minha horta” ou “eu quero ajudar”, explicitam uma identificação existente entre os participantes e o trabalho. Destacam a assimilação da importância que cada participante tem no processo de desenvolvimento da horta escolar, o que pode representar também uma assimilação entre os mesmos e o ambiente ao qual fazem parte.
Ao afirmarem “com Rosangela e Jean”, percebe-se em seu discurso a interdependência das relações humanas , caracterizada na compreensão de que as atividades são melhor realizadas quando em equipe , fator este, fundamental para a formação critica.
Quando os alunos expressaram no trecho “é uma forma bem legal e eu quero ajudar”, demonstraram bastante interesse pela atividade na horta escolar, além de expressarem consciência de que a mesma contribui para conservar o meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Campos (2008) afirma que, o lúdico pode ser utilizado como promotor da aprendizagem nas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Sendo assim, observamos través da análise do discurso encontrado na paródia, a formação de estruturas mentais importantes na formação de um indivíduo consciente, crítico e participativo na sociedade ao qual está inserido.
Os termos analisados evidenciaram a compreensão de aspectos nos âmbitos ambiental e social, ao afirmarem a necessidade de estabelecer uma relação harmônica com o meio ambiente, necessária à manutenção deste de forma sustentável, o qual é extremamente necessário nos dias de hoje. Além de demostrarem capacidade de interagir com os companheiros de escola, o que reflete diretamente na abertura que estes podem ter em outras relações humanas fora do ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Inovação Metodológica.