65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS LABORATORIAIS NAS AULAS DE BIOLOGIA CELULAR: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DA OSMOSE
Kennedy Domingos de Carvalho - Graduando/ Bolsista do PIBID - Depto. de Ciências Biológicas – UERN
Rayanne Farias da Silva - Graduanda/ Bolsista do PIBID - Depto. de Ciências Biológicas – UERN
Lyliane de Freitas Trigueiro - Graduanda/ Bolsista do PIBID - Depto. de Ciências Biológicas – UERN
Géssica Gabriela Freire do Rêgo - Graduanda/ Bolsista do PIBID - Depto. de Ciências Biológicas – UERN
Andréa Bezerra dos Santos - Profa. Esp./Supervisora do PIBID – Depto. de Ciências Biológicas – UERN
Anairam de Medeiros e Silva - Profa. Ms./Supervisora - Depto. de Ciências Biológicas - UERN
INTRODUÇÃO:
O laboratório é um lugar onde testamos hipóteses, verificando a veracidade de fatos, funcionando também como uma ferramenta fundamental para acelerar o processo ensino aprendizagem. No entanto, as atividades práticas não devem se limitar apenas a nomenclaturas e manipulações de vidrarias e reagentes, sendo fundamental que se garanta o espaço de reflexão, desenvolvimento e construção de ideias, ao lado de conhecimentos procedimentais e atitudinais. Para isso, o planejamento das atividades práticas deve ser acompanhado por uma profunda reflexão não apenas sobre sua pertinência pedagógica, como também sobre os riscos reais ou potenciais à integridade física dos estudantes. (BRASIL, 1998).
Segundo Ronqui, Souza e Ferreira (2012), em algumas situações de dificuldades para trabalhar com os conhecimentos abstratos é recomendável colocar os alunos em contato direto com os objetos, seres e fenômenos a serem estudados, preferencialmente nos locais onde normalmente acontecem.
Este trabalho de pesquisa teve com alvo principal verificar através de aulas práticas laboratoriais, a sua eficiência, a aprendizagem dos alunos e professores, dando ênfase á continuidade do processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a importância das aulas práticas para aprendizagem significativa; Verificar a relação entre teoria e prática através da metodologia realizada; Observar as habilidades dos alunos nas várias etapas do método científico analisando suas destrezas e capacidade reflexiva.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado com os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual José de Freitas Nobre em Mossoró/RN. As práticas foram realizadas no laboratório de biologia do curso de Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde foram realizadas práticas de osmose macroscópica, microscópica e sintética fazendo referência ao cotidiano. Antes de iniciarmos as atividades os experimentos foram testados e planejados com tempo para execução.
Primeiramente, foi feito uma exposição oral do assunto e devidas orientações necessárias. Em seguida, os alunos foram divididos em dois grupos onde cada um ia para sua bancada previamente selecionada e os procedimentos eram lidos e discutidos passo a passo á medida que iam sendo executados pelos alunos.
Assim, foi aplicado dois questionários, com dois grupos distintos de alunos: grupo controle, que não participantes das aulas práticas (grupo A), e grupo experimental ou participantes (grupo B). O primeiro questionário, diz respeito á importância das aulas práticas na visão do aluno e o segundo para comprovar a compreensão do conteúdo na teoria e prática. Depois de alguns dias analisamos os resultados para compreender o que havia ocorrido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na análise do primeiro questionário, do total de 22 alunos (10 do grupo A e 12 do grupo B) entrevistados 70% disseram que já tiveram aula prática em laboratório de Biologia e os outros 30% não tiveram. Com isso nota-se que, o contato com o laboratório é crucial para uma aprendizagem significativa.
Durante a aula expositiva e a prática os alunos puderam analisar três situações e responder no segundo questionário a sua opinião. Na primeira situação, onde a célula foi mergulhada em uma solução hipotônica, percebeu-se que 100% dos alunos do grupo B acertaram que a célula murcha; já os alunos do grupo A apenas 60% descreveram corretamente, 20% acham que não ocorre nada com a célula e 20% acham que a célula aumenta de volume. Na segunda, a célula quando colocada em solução hipertônica, 100% dos alunos do grupo experimental acertaram que a célula aumenta de volume para 50% dos alunos do grupo controle, dos outros 50%, 30% indagaram que nada acontece e 20% que a célula murcha. E a célula na solução isotônica, 100% dos alunos presentes responderam corretamente, enquanto 80% dos alunos que não viram a prática alcançaram o objetivo seguido de 10% para turgidez e 10% para plasmólise. Portanto vimos que o ensino teórico-prático é fundamental para aprendizagem significativa tornando a aula mais dinâmica e facilitadora.
CONCLUSÕES:
Verificou-se que, as aulas práticas em laboratório devem estabelecer uma ligação homogênea com a teoria em sala. Com isso, o processo de ensino em Biologia atualmente deve transcender as barreiras impostas pelo método arcaico. No entanto, essa nova aquisição não é meramente fácil, onde é preciso unir forças políticas e educacionais para uma efetivação desse processo.
Existem fatores que dificultam as aulas práticas como: falta de estrutura física, não somente a falta de um laboratório, pois é possível realizar algumas práticas na sala de aula, porém muitas vezes as salas de aula não possuem estrutura, outro fator é a superlotação das salas, como também a falta de recursos financeiros para a compra de materiais de consumo.
Esperamos que a partir desse estudo todas as instituições de ensino possam entender a importância da teoria e prática efetivando assim no currículo escolar e montar novas estruturas para uma aprendizagem eficiente.
Palavras-chave: Alunos, Ensino Aprendizagem, Aulas Práticas.