65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
O PERFIL DA MULHER NORDESTINA NA XILOGRAVURA A LONGA ESPERA, DE MARCELO SOARES
Márcia Ferreira de Carvalho - Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista - Profa. Dra./Orientadora – Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPB
INTRODUÇÃO:
A xilogravura nordestina, conforme a tradição, apresenta com bastante frequência a figura da mulher e suas relações com o tempo e o espaço. Dessa forma, o xilogravador e poeta popular Marcelo Alves Soares externa uma mulher nordestina solitária e sofrida, definida com traços que revelam as identidades dessa figura, acrescentando-lhe valores que são peculiares a uma classe feminina vitimada pelo machismo e preconceitos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Para melhor interpretar essa obra artística em sua dinâmica cultural, objetivamos analisar, do ponto de vista da Semiótica, a xilogravura denominada A Longa Espera, de Marcelo Soares.
MÉTODOS:
Analisamos o corpus do ponto de vista da semiótica de linha francesa, com base, sobretudo nos trabalhos de Greimas, Pais e outros. Nessa análise, buscamos identificar as relações intersubjetivas e espaços-temporais de enunciado e de enunciação, considerando o pensamento do eu sobre o outro, bem como os procedimentos discursivos de tematização e figurativização.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observamos que o conflito mais importante da narrativa se estabelece entre a justiça e a injustiça. A primeira se faz restrita a um pequeno grupo de privilegiados em detrimento da sua classe social e do seu poder aquisitivo, respectivamente. É apenas para esse grupo que existe a tal liberdade. A segunda ocorre na sociedade em geral, caracterizada pela submissão da massa popular, às leis do sistema onde as mulheres são as principais vítimas.
CONCLUSÕES:
Verificamos que o xilogravador apresenta a figura de uma mulher que assume vários lugares na história: mulher sofrida, mulher traída, mulher vítima do coronelismo, da industrialização e dos constantes conflitos familiares, sempre submissa, sobretudo vítimas da submissão ao ser amado que é seu principal algoz.
Palavras-chave: Semiótica, Xilogravura, Mulher.