H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica |
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O PERFIL DA MULHER NORDESTINA NA XILOGRAVURA A LONGA ESPERA, DE MARCELO SOARES |
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Márcia Ferreira de Carvalho - Universidade Federal da Paraíba - UFPB Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista - Profa. Dra./Orientadora – Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPB
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INTRODUÇÃO: |
A xilogravura nordestina, conforme a tradição, apresenta com bastante frequência a figura da mulher e suas relações com o tempo e o espaço. Dessa forma, o xilogravador e poeta popular Marcelo Alves Soares externa uma mulher nordestina solitária e sofrida, definida com traços que revelam as identidades dessa figura, acrescentando-lhe valores que são peculiares a uma classe feminina vitimada pelo machismo e preconceitos. |
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OBJETIVO DO TRABALHO: |
Para melhor interpretar essa obra artística em sua dinâmica cultural, objetivamos analisar, do ponto de vista da Semiótica, a xilogravura denominada A Longa Espera, de Marcelo Soares. |
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MÉTODOS: |
Analisamos o corpus do ponto de vista da semiótica de linha francesa, com base, sobretudo nos trabalhos de Greimas, Pais e outros. Nessa análise, buscamos identificar as relações intersubjetivas e espaços-temporais de enunciado e de enunciação, considerando o pensamento do eu sobre o outro, bem como os procedimentos discursivos de tematização e figurativização. |
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RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Observamos que o conflito mais importante da narrativa se estabelece entre a justiça e a injustiça. A primeira se faz restrita a um pequeno grupo de privilegiados em detrimento da sua classe social e do seu poder aquisitivo, respectivamente. É apenas para esse grupo que existe a tal liberdade. A segunda ocorre na sociedade em geral, caracterizada pela submissão da massa popular, às leis do sistema onde as mulheres são as principais vítimas. |
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CONCLUSÕES: |
Verificamos que o xilogravador apresenta a figura de uma mulher que assume vários lugares na história: mulher sofrida, mulher traída, mulher vítima do coronelismo, da industrialização e dos constantes conflitos familiares, sempre submissa, sobretudo vítimas da submissão ao ser amado que é seu principal algoz. |
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Palavras-chave: Semiótica, Xilogravura, Mulher. |