65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
IDENTIFICAÇÃO DE GARGALOS NOS ELOS DA CADEIA PRODUTIVA DO MORANGO NO DISTRITO FEDERAL
Bruna Kelly da Silva - Aluna do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Brasília
Antônio Lemes da Silva - Aluno do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Brasília
Maria Angélica da Silva - Aluna do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Brasília
Elisama Pereira da Silva Gomes dos Santos - Aluna do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Brasília
Valdeci Lima dos Santos - Aluna do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Federal de Brasília
Kever Bruno Paradelo Gomes - Professor de Agronegócio do Instituto Federal de Brasília - Campus Gama
INTRODUÇÃO:
O Distrito Federal (DF) é a menor unidade da federação do País, e vem apresentando grandes avanços no setor agrícola. Uma das principais atividades agrícolas desenvolvidas no DF é a olericultura, cuja área cultivada é de aproximadamente 6.545 hectares (FALCÃO, 2012). De acordo com Lago et al. (2012) o DF vem apresentando elevadas expansões de áreas agricultáveis, destacando-se principalmente a Região Administrativa (RA) de Brazlândia, ocupando o primeiro lugar tanto em área como produção hortícola ou produção olerícola, sendo está cada vez mais presente na mesa dos consumidores. Entre as olerícolas cultivadas no DF, o morango é uma das culturas de maior importância no contexto socioeconômico.
Frangaria x ananassa Duch, conhecida popularmente como morango, é uma espécie herbácea, perene e rasteira, pertencente a família das Rosaceas, sendo um híbrido resultante das espécie americanas F. chiloensis, F. virginiana e F. ovalis (RONQUE, 1998). Segundo Henz (2010) a cultura do morango caracterizada pela predominância da agricultura familiar adaptou-se muito bem as condições de altitude e edafóclimáticas da região do Distrito Federal, onde predomina as temperaturas elevadas no verão que favorece a produção de mudas, seguido de inverso seco, onde favorece a floração.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com base no contexto acima, analisando as diversas contribuições sociais e econômicas que o cultivo do morango vem a ofertar para os agricultores familiares, o objetivo do presente trabalho foi analisar as principais dificuldades encontradas nos elos da cadeia produtiva do morango no Distrito Federal.
MÉTODOS:
De acordo com Castro et al. (2001), a análise de cadeia produtiva se inicia pela caracterização dos consu-midores e pela definição das necessidades e aspirações desse mercado consumidor em relação aos produtos da cadeia produtiva.
Este trabalho foi feito em bases de estudos sobre a cultura do morango no Distrito Federal, especificamente na Região de Brazlândia, para determinar os fatores críticos de desempenho desta cadeia produtiva. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi de caráter exploratório com natureza contextual.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base na revisão de literatura e da observação in loco do contexto vivenciado pelos agricultores da região de Brazlândia, pode-se identificar os seguintes elos presentes na cadeia produtiva do morango: Fornecedores de insumos, produção agrícola, processamento e beneficiamento, mercado varejista e consumidor final.
No elo dos insumos, o principal gargalo vivenciando pelos agricultores é a aquisição de mudas de boa qualidade e a ausência de viveiros produtores na região. Este enttrave é devido as mudas serem importadas de outros estados brasileiros, assim como outros países vizinhos. Para a produção de cultivares de dias curtos vêm do Rio Grande do Sul, Chile e Argentina e nos dias longos vêm de São Paulo e Minas Gerais.
A produção se caracteriza especificamente por agricultores familiares, sendo que neste elo os principais problemas abordado é a falta de mão de obra principalmente no período de colheita e a presença constante de pragas e doenças nas lavouras.
Além de investimentos em divulgação outra necessidade observada são estudos de demanda para conhecer melhor o potencial de mercado do produto. Foi constatado que há pouca agregação de valor pelos agricultores, que sem o conhecimento do que o consumidor quer os produtores vendem o morango somente in natura.
A falta de organização dos produtores e a ausência de uma cooperativa de comercialização, que aumentaria o poder de barganha, se constitui um dos principais gargalos no mercado varejista.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que os insumos e mercado consumidor são os principais gargalos identificados nos elos da cadeia produtiva do morango no DF.
A organização dos agricultores, bem como a constituição de uma cooperativa, são itens necessários para minimizar os impactos decorrentes no desempenho da cadeia produtiva do morango.
Outro ponto relevante é a participação dos agricultores familiares nessa cultura. A predominância desse sistema de produção permite a geração de renda e fixação dos produtores nas chácaras do DF, contribuindo para a diminuição dos problemas sociais dos grandes centros urbanos.
Palavras-chave: Agricultura familiar, Agronegócio, Economia regional.