65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
A DISCURSIVIZAÇÃO DO CONTO O TROPEIRO E AS ARTICULAÇÕES POLÍTICAS DA GUERRA DE PRINCESA
Nélson Barbosa de Araújo - Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista - Profa. Dra./Orientadora – Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPB
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho constitui uma análise semiótica do conto O Tropeiro, inserido no episódio da guerra de Princesa. Essa narrativa, esteticamente comprometida com a literatura popular na arte de contar história, dispensa os clichês da convenção tradicional dos grandes contadores. Por outro lado, adentra na História, apresentando fatos e personagens reais, numa mistura de tempos e ações, de modo que a trama psicológica ganha arte e beleza, sublimando assim a narrativa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar as relações interssubjetivas e espaço-temporais, bem como a tematização e a figurativização do conto O Tropeiro que integra o livro Achados de Perdição (1994), do escritor Paulo Mariano.
MÉTODOS:
O modelo teórico escolhido é a semiótica greimasiana que tem como objeto de estudo a significação, entendida como função semiótica e manifestada no discurso com a finalidade de obter uma melhor interpretação sobre o episódio da guerra de 1930 que serviu de estopim para o desfecho da revolução de 30 e a consequente mudança política nos rumos da história do Brasil.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificamos que os espaços do conto se dão nos bastidores da guerra de 1930 onde a memória de um povo é partilhada em seus pontos mais significativos, através das contações de histórias dos antepassados . Dentre as divagações dessa memória, surge um problema que emana do interior do ator principal, onde ser e não ser engendram um conflito que leva o sujeito, objeto de uma ideologia, a se espelhar em si mesmo e abrir uma janela para a liberdade.
CONCLUSÕES:
Através da análise semiótica aplicada sobre o conto, foi possível apreender os valores do sujeito enunciador, responsável por transmitir força e ação sobre os demais sujeitos integrantes da narrativa, tudo em conformidade com os argumentos ordenados e estabelecidos em favor de sua postura discursiva. Posto isso, na dinâmica do tempo e do espaço, foram expostas várias estratégias políticas articuladas pelo coronel José Pereira na luta para fomentar Princesa e vencer a guerra contra a força militar do Presidente Joao Pessoa, com apoio do vizinho Estado de Pernambuco e do Presidente da Republica do Brasil. Nesse panorama, a problematização decorre do conflito no interior do sujeito semiótico que modifica as interpretações conceituais estabelecidas pelos historiadores e, consequentemente, permite alterar os rumos história oficial.
Palavras-chave: Semiótica, Revolução de 30, Guerra de Princesa.