65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
Técnicas de estudo sobre o sistema nervoso envolvendo o lúdico e habilidades manuais: No estudo realizado na Unidade Escolar Maria Ducarmo Reverdosa da Cruz.
Lorena Maria de Jesus Costa Silva - Depto. De Ciências Biológicas - UESPI
Anangela Ravena da Silva Leal - Depto. De Ciências Biológicas - UESPI
Érika da Silva Moura - Depto. De Ciências Biológicas - UESPI
Kitawann Tayrone de Sousa Nunes Cardoso - Depto. De Ciências Biológicas - UESPI
Francisco das Chagas Morais de Moura - Prof.Msc Depto. De Ciências Biológicas - UESPI
Maria de Fátima Veras Araújo - Profª.Msc Depto. De Ciências Biológicas - UESPI
INTRODUÇÃO:
Este trabalho foi desenvolvido na turma do 8º ano do Ensino Fundamental de Ciências Naturais da Unidade Escolar Maria do Carmo Reverdosa da Cruz em Teresina – PI, para alguns dos caminhos metodológicos percorridos pelo Projeto PIBID.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar aos estudantes da turma do 8º ano do Ensino Fundamental de Ciências Naturais da Unidade Escolar Maria do Carmo Reverdosa da Cruz em Teresina – PI, a construir o seu conteúdo conceitual participando do processo de elaboração e dando oportunidade de apresentarem a argumentar e exercitar a razão.
MÉTODOS:
A experiência ilustrou alguns dos caminhos metodológicos percorridos pelo Projeto PIBID, desde o inicio de sua execução, que foi torná-la prazerosa e criativa, compreendendo: a divisão em grupos com dois participantes; a utilização de recursos didáticos de baixo custo, como: folha de EVA, cola, cola gliter, brilho, tesoura, bambu, galhos secos, palito de picolé, pincel, bolinhas de isopor e imagem do neurônio; seleção desses recursos para confecção de modelos da célula do sistema nervoso, o neurônio; e seu processo de avaliação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve um aproveitamento significativo na aula, tendo em vista a melhora do conhecimento dos alunos sobre o conteúdo e melhor interatividade entre os alunos e maior participação.
CONCLUSÕES:
Com essa dinâmica de aprendizagem, constatou-se a necessidade de estudo sistemática de novas estratégias de inovação para o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de despertar, cada vez mais, o interesse dos estudantes por essa área do conhecimento.
Palavras-chave: NEURÔNIOS, EXPERIÊNCIA, CIÊNCIAS.