65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
MAPEAMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS EXISTENTE NO MERCADO CENTRAL DE ZÉ DOCA, MARANHÃO, BRASIL.
Manoel Frank Rodrigues - Graduando do Curso Tecnologia em Alimentos - IFMA, Zé Doca/MA
Thiulisvan Santos da Silva - Graduando do Curso Tecnologia em Alimentos - IFMA, Zé Doca/MA
Jean Aquino de Araújo - Graduando do Curso Tecnologia em Alimentos - IFMA, Zé Doca/MA
Maria Ariane Duarte da Silva - Graduando do Curso Tecnologia em Alimentos - IFMA, Zé Doca/MA
Mayara Dutra Machado - Graduando do Curso Tecnologia em Alimentos - IFMA, Zé Doca/MA
José de Arimateia Cunha - Prof./ Orientador-especializado em Segurança do Trabalho - IFMA, Zé Doca / MA
INTRODUÇÃO:
Sabe-se hoje que higiene e segurança, nos mercados municipais são imprescindíveis quando o propósito é manter um ambiente de trabalho salubre e produtivo. Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento humano, como primordial para o sucesso de qualquer organização. Em um mundo onde a cada dia são crescentes as descobertas e inovações tecnológicas, a disseminação de informações sobre a prevenção dos riscos químicos e físicos torna-se decisiva para que a qualidade de vida no ambiente de trabalho seja valorizada.
Entende – se por riscos químicos substâncias químicas, poeiras, gases e vapores. Já os riscos físicos são radiação, ruído, vibração, temperatura e umidade.
O reconhecimento é uma etapa fundamental do processo que sérvio de base para decisões quanto às ações de prevenção, eliminação ou controle desses riscos. Reconhecer os riscos significa identificar, no ambiente de trabalho, fatores ou situações com potencial de dano à saúde do trabalhador.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com isso, o presente trabalho teve como objetivo principal a construção de um mapa de riscos ambientais enfatizando os químicos e físicos para se possível, eliminar a exposição dos trabalhadores e consumidores a agentes agressivos.
MÉTODOS:
Por meio de análise visual e de um questionário, foram identificados os problemas existentes, capazes de causar acidentes e/ou danos à saúde. A partir de tais informações, foi construído um mapa de riscos. O mesmo foi desenvolvido em seis etapas, seguindo recomendações da norma regulamentadora (NR-5 portaria nº 25/1994).
Conheceu-se o processo de trabalho, levando em consideração quatro elementos fundamentais: humano, trabalho, material e ambiente; identificaram-se os riscos: para cada área do mercado, utilizou-se um roteiro de abordagem, relatando os riscos químicos e físicos; identificaram-se as medidas de controle: medidas de proteção coletiva, organização do trabalho, proteção individual e higiene; identificaram-se os indicadores de saúde: foram identificadas as queixas mais freqüentes, acidentes de trabalho já ocorridos, doenças profissionais diagnosticadas e casos de absenteísmo; conheceram-se os levantamentos ambientais: identificaram-se os ambientes insalubres e a higiene do local de trabalho; Elaborou-se o mapa de riscos: os riscos foram representados num arranjo organizado em círculos que os representam em pequeno, médio e grande respectivamente. Após a elaboração do mapa foi iniciada a fase de treinamento e divulgação dos resultados através de panfletos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da constatação dos riscos verificados durante a pesquisa, destacaram-se os riscos químicos e físicos. As áreas de maiores riscos de contaminações foram denotadas no mapa de risco do Mercado Municipal de Zé Doca-MA seguindo a metodologia de mapeamentos da NR-5 portaria nº 25/1994.
De acordo com o referido mapa, os riscos químicos e físicos, foram encontrados em praticamente toda extensão do mercado, sendo estes representados nas cores vermelho e verde.
Além dos riscos químicos e físicos, foram encontrados ainda ricos biológicos, ergonômicos e de acidentes, com isto pode-se fazer um diagnostico da situação do ambiente, possibilitando a identificação de todas as medidas a serem tomadas para melhoria da área. As secretarias de agricultura e infra-estrutura foram contatadas para apresentação do estudo realizado, assumindo essas, a administração das melhorias.
O processo de capacitação e conscientização da população atingiu publico expressivo, foram entregues aproximadamente 200 folhetos contendo informações sobre medidas de controle dos riscos no local de trabalho, utensílios, EPI’s e procedimentos para segurança do trabalhador. A norma regulamentadora que trata do assunto também foi citada para dar maior respaldo ao trabalhador e consumidor.
CONCLUSÕES:
Os principais fatores inerentes aos riscos químicos e físicos estão relacionados com o ambiente e produtos químicos utilizados para limpeza do local. Grande parte das áreas verificadas mostrou condições inadequadas de trabalho e comercialização de alimentos, o que indica que o trabalhador tem sua condição comprometido, representando perigo a sua saúde e do consumidor.
Palavras-chave: Controle, Planejamento, Saúde.