65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE TURISMO PARA A QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA DO PROGRAMA UNITERCI-UFPA
Antonia Catarina Rodrigues Costa - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Fac. de Turismo – UFPA
Maria Leonice da Silva de Alencar - Orientadora - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – UFPA
INTRODUÇÃO:
Pesquisas vêm comprovando que o envelhecimento da população é um fenômeno mundial, nas últimas décadas tem sido considerada uma das mais importantes transformações estruturais no Brasil, confirmado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Censo 2010, apresentando que a população brasileira é de 190.755.799 habitantes, e 20.631.599 são pessoas com 60 anos ou mais, o que representa mais de 11% da população. O Censo 2010 informa também, que da população total brasileira, 7.588.078 milhões são residentes no Estado do Pará, destes, 535.135 são habitantes com 60 anos e mais. E ainda, que na Região Metropolitana de Belém, existem 129.929 homens e mulheres com 60 anos e mais. Daí que o Programa Universidade da Terceira Idade - UNITERCI-UFPA vem contribuindo com esse segmento etário por meio de ações de diversos projetos dentre esses, o projeto de extensão, “A Terceira Idade em Educação Permanente em Áreas de Graduação na UFPA”, permitindo à população idosa, acesso à educação, à cultura, e facilitar as relações intergeracionais, incentivando-os a participação como ouvinte, em disciplinas de diversas áreas de graduação, dentre as quais o Curso de Turismo, o qual foi o foco desta pesquisa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou investigar a contribuição que as Disciplinas do Curso de Turismo proporcionaram para a qualidade de vida dos interlocutores desta pesquisa, participantes do projeto “A Terceira Idade em Educação Permanente em Áreas de Graduação na UFPA”, nos anos de 2009 e 2010.
MÉTODOS:
O caminho metodológico teve como principal base de análise a pesquisa qualitativa, documental, bibliográfica e a pesquisa de campo. Foi realizada no período de março de 2011 a maio de 2012, tendo como “lócus” o Programa UNITERCI/UFPA, especificamente o projeto “A Terceira Idade em Educação Permanente em Áreas de Graduação na UFPA”. Para o levantamento dos dados foi utilizado como instrumento a observação, a entrevista semiestruturada e o questionário tendo sido possível investigar dez idosos, sendo 3 homens e 7 mulheres. Utilizou-se como critério ter mais de 60 anos de idade, ter participado e cursado como ouvinte, Disciplinas do Curso de Turismo nos anos de 2009 e 2010. As entrevistas foram gravadas, transcritas, sistematizadas e analisadas, utilizando a “leitura flutuante”, a partir das falas e dos seus significados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados da pesquisa indicaram que as Disciplinas do Curso de Turismo ofertadas aos participantes do projeto contribuíram para que esses interlocutores articulassem suas experiências e a vivências, para gerenciarem seus próprios empreendimentos, de realizarem o sonho de terem seus próprios negócios, tornarem-se patrões. Assim, manifestaram que houve mudanças positivas em suas vidas pessoal e profissional após frequentar as aulas do curso de Turismo, oferecidas ao Projeto “A Terceira Idade em Educação Permanente em Áreas de Graduação na UFPA”, como: o desenvolvimento intelectual, o crescimento pessoal, melhoria da autoestima, a valorização de suas bagagens culturais, a superação, a liberdade, mais especificamente no que se refere ao empreendedorismo, quanto a descoberta de novos potenciais e habilidades para gestarem seus próprios empreendimentos, possibilitando para uma nova visão de envelhecimento, bem como mudanças de papéis sociais. Observou-se que todos os interlocutores da pesquisa, utilizaram na sua vida o conhecimento construído em sala de aula nas disciplinas do curso de Turismo, e o entrosamento dos participantes em relação à vida pessoal está conectado e articulado à vida em sociedade, para o Novo Brasil que se almeja.
CONCLUSÕES:
O estudo mostrou mudanças relevantes na vida pessoal e profissional dos interlocutores a partir de frequentar as aulas oferecidas pela Faculdade de Turismo da UFPA: desenvolvimento intelectual, da oralidade, ampliação e fortalecimento das relações sociais, empreendedorismo, autonomia, técnica de arrumação de mesa, de agenciar e construir roteiros de viagens, valorização de sua bagagem cultural, descoberta de novos potenciais. Os idosos expressaram que estão mais dispostos a encararem os desafios do envelhecimento e passaram a reconhecer seus direitos e se sentiram estimulados a gestarem seu próprio negócio. Alguns já possuíam seu empreendimento e com a participação nas disciplinas aperfeiçoaram suas práticas e conhecimentos. É mister que essas práticas sejam disseminadas. Percebeu-se não só a importância que as disciplinas do curso de Turismo trouxeram a esses interlocutores, como também, a contribuição que o relacionamento interpessoal desenvolve em suas vidas. Essa nova forma de conceber a sociedade, valorizando a pessoa humana, apontando ao coletivo e à solidariedade na aldeia global permitirá recriar o mundo com base em valores alicerçado pela educação assim contribuindo para compreensão da representação do Turismo para um Novo Brasil, a partir da Educação Permanente.
Palavras-chave: Turismo na Terceira Idade, Educação Permanente, UNITERCI-UFPA.