65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES DE GASTROPODA EM CRIATÓRIOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS-MA
Nathália Ferreira David - Depto de Química e Biologia – UEMA
Denise Alves Rodrigues - Depto de Química e Biologia – UEMA
Glaucia Caroline Santos Silva - Depto de Química e Biologia – UEMA
Vera Lucia Maciel Silva - Depto de Química e Biologia – UEMA
Ligia Tchaicka - Depto de Química e Biologia – UEMA
INTRODUÇÃO:
Os Gastropoda (Cuvier, 1797) são comumente conhecidos como caramujos. Habitam áreas naturais ou corpos d’água artificiais, frequentemente efêmeros, sujeitos a secas periódicas. Via de regra, ciclos de cheia-seca são perturbações em ecossistemas com influência na variação da diversidade de espécies do grupo (BUCKLING, 2000).
Os moluscos podem ser encontrados em diversos tipos de coleções de água doce, como lagos, valas, córregos, enfim, todo local que armazene água parada. No entanto, em alguns criadouros naturais encontraram-se espécimes superando situações adversas (criadouros com elevada presença de resíduos tóxicos). A presença desses planorbídeos já foi observada até mesmo em terrenos secos com áreas lamosas, relativamente distantes de coleções hídricas.
Dentre os gastropodas, o gênero Biomphalaria se destaca por sua participação no ciclo da esquistossomose. Das dez espécies de moluscos pertencentes ao gênero identificadas no Brasil, apenas três são consideradas transmissoras da doença equistossomática: Biomphalaria straminea (Dunker, 1848), Biomphalaria glabrata (Say, 1818) e Biomphalaria tenagophila (Orbigny,1835).
Para o diagnóstico específico em Biomphalaria a técnica do manto ou da dessecção foi desenvolvida por PARAENSE e DESLANDES (1955). A observação do manto é extremamente importante, uma vez que o principal caráter diagnóstico de Biomphalaria glabrata é a presença sa crista renal, que encontra-se no manto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as espécies de gastropodas em criadouros do município de São Luis- Maranhão através da análise da concha. Identificar as espécies de Biomphalaria coletados em São Luis utilizando caracterização morfológica do manto e da concha.
MÉTODOS:
A coleta de moluscos foi realizada em quatro pontos (bairros) do município de São Luís, denominados Sá Viana, Jambeiro, Coroadinho e Barreto, utilizando o método da Conchada de Olivier e Schneiderman (1956) e a utilização da pinça como utensílio de coleta, obedecendo a seguinte metodologia: 10 minutos iniciais utilizando a o instrumento pinça e após 10 conchada.
Todos os pontos de coleta foram georreferenciados com auxilio de GPS (Global System Position).
No laborátorio os caramujos coletados foram analisando levando em consideração a morfologia da concha e 10% (dez por cento) dos animais foram analisados quanto a morfologia interna (presença da crista renal), segundo a metodologia descrita em FERNANDEZ et al. (2008).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram realizadas três coletas no município de São Luis, correspondentes aos meses de Agosto e Novembro de 2012 e Janeiro de 2013, sendo coletado um total de 644 caramujos.
A análise da conha indicou que cerca de 85% (oitenta e cinco por cento) pertecem ao gênero Biomphalaria. Dos 15% restantes, 10% foram registrados como pertencentes da espécie Physa sp e 5% espécie Pomacea haustrum.
Para os Biomphalaria, 60% pertencem a espécie Biomphalaria glabrata, 30% a espécie Biomphalaria stramínea e 10% a espécie Biomphalaria tenagophila, sendo que esta, ainda não havia sido registrada para o estado do Maranhão.
Com a utilização da técnica do manto 40% dos indivíduos analisados foram constatados com a presença da crista renal, representado uma efetiva população de B. glabrata, 40% se apresentaram sem a crista renal identificado caramujos B. stramínea e para 20% não foi possível a identificação (podendo representar indíviduos jovens de B. glabrata ou B. tenagophila).
Constatou-se que as técnicas utilizadas são bastante subjetivas para a identificação das espécies de Biomphalaria, devido a semelhança entre indivíduos jovens de B. glabrata e os adultos de outras espécies. Ainda, devido à dificuldade nos processos de dessecação, a análise da anatomia interna pode gerar resultados errôneos.
CONCLUSÕES:
A maior parte dos gastropodas encontrados em criatórios urbanos de São Luis pertencem ao gênero Biomphalaria, com destaque para a espécie B. glabrata. Estiveram presentes também Physa sp e Pomacea haustrum.
Devido a fragilidade das técnicas empregadas, sugerimos a utilização de técnicas moleculares para a caracterização precisa das porcentagens de diferentes espécies de Biomphalaria.
Palavras-chave: Espécies, Caramujo, Biomphalaria.