65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO POÇO COMUNITÁRIO DO SÍTIO BOM JESUS, LOCALIZADO NO MUNÍCIPIO DE TIANGUÁ – CE.
Nayara Araújo Cezário - Acadêmica do curso de biologia, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Ana Bruna de Araújo - Acadêmica do curso de biologia, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Francisca Rosilane Lucas Alves - Acadêmica do curso de biologia, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Andrelane Ribeiro Oliveira - Acadêmica do curso de química, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Murilo Sérgio da Silva Julião - Prof. Dr, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle - Profa. Dra./Orientadora, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
INTRODUÇÃO:
A água é essencial para a vida e sua qualidade está diretamente relacionada com a saúde humana. Os recursos hídricos subterrâneos representam a segunda maior fonte de água doce no mundo, o uso de poços para sua extração é comumente utilizado pela facilidade de perfuração, sua qualidade e alta disponibilidade. O poço avaliado (96m - poço tubular profundo) está localizado no Sítio Bom Jesus, interior do munício de Tianguá – CE, abastecendo 78 famílias. A água utilizada inclusive para consumo, não passa por nenhum tipo de monitoramento com relação a sua qualidade. O poço comunitário situa-se em rochas sedimentares, constituídas principalmente por arenitos grossos a conglomeráticos, apresentando um potencial qualitativo e quantitativo médio. O município de Tianguá está localizado na região da Serra da Ibiapada - CE. Possui população estimada de 64.612 habitantes, cerca de um terço da população é rural. A água potável não deve conter micro-organismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal. A avaliação físico-química da água permite identificar e quantificar os elementos e espécies iônicas presentes na água, desta maneira pode-se associar seus efeitos nos processos naturais ou alterações no meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a qualidade microbiológica e físico-química da água do poço comunitário do sítio Bom Jesus, situado no município de Tianguá – CE.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nos meses de fevereiro e março de 2013. Para análise microbiológica a torneira do poço foi aberta por cerca de 2 minutos e posteriormente passado ao seu redor algodão embebido com álcool 70%. A amostra foi coletada em frasco de vidro com capacidade para 500 ml previamente esterilizado em autoclave (15min/121oC), e acondicionado em caixa térmica contendo gelo, a avaliação ocorreu em menos de 24 horas. Para a análise físico-química a amostra foi coletada em frasco plástico, previamente lavado com água destilada, e acondicionado em caixa térmica contendo gelo. A amostra foi levada para os laboratórios de microbiologia e química analítica da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, onde foram avaliadas. A metodologia para contagem de coliformes totais e coliformes termotolerantes utilizada foi à técnica dos tubos múltiplos, método quantitativo que permite determinar o Número mais provável-NMP. Para a contagem de micro-organismos mesófilos foi utilizada a técnica do “Pour plate”. As determinações dos parâmetros físico-químicos (pH, nitrito, nitrato, sólidos totais dissolvidos, alcalinidade, cloreto e oxigênio consumido) foram realizadas segundo recomendações do Instituto Adolfo Lutz.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No estudo foram adotados como referência os valores preconizados pela portaria no 518, ano 2004 da ANVISA que dita os padrões microbiológicos e físico-químicos da água potável. Na avaliação microbiológica o NMP de coliformes termotolerantes foi <1,8 CTT/100mL, não constatou-se a presença de Escherichia coli. O número de bactérias aeróbias mesófilas foi igual a 1,0x102UFC/mL. Desta forma O NMP de coliformes termotolerantes e o número de bactérias aeróbias mesófilas mostrou-se abaixo dos padrões estabelecidos pela portaria no 518. O NMP de coliformes totais foi de 7,8 CT/100mL, estando acima dos valores máximos padronizados pela legislação vigente de água potável para o consumo, que determina ausência de coliformes totais em 100mL para a água potável. Todos os parâmetros físico-químicos avaliados mostraram-se dentro dos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde. pH: 6,02; cloreto: 0,103 mg/L; alcalinidade: 0,007 mg CaCO3/L; nitrato: 4,17 mg/L; nitrito: 0,2 mg/L; sólidos totais: ausentes e oxigênio consumido: 0,9 mg/L.
CONCLUSÕES:
A amostra apresentou contaminação por coliformes totais. A portaria no 518/2004 do MS estabelece que quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, mesmo em ensaios presuntivos, novas amostras devem ser coletadas, até que as novas amostras revelem resultado satisfatório. Como a água do poço é encanada e distribuída para as residências, não se tolera a presença de coliformes totais e coliformes termotolerantes. Deve-se investigar a origem da ocorrência, e medidas de caráter corretivo e preventivo devem ser tomadas. Os demais parâmetros analisados mostraram-se dentro dos padrões estabelecidos, portanto a qualidade da água quando relacionada a esses parâmetros pode ser classificada como boa e livre para consumo. Novas avaliações para coliformes totais devem ser realizadas conforme previsto pela ANVISA.
Palavras-chave: Água, Poço, Avaliação microbiológica e físico-química.