65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO EM IDOSOS PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA E MUSCULAÇÃO
Laysa Francine Pinheiro Cavalcante - Depto. de Educação Física- Estácio/FAL
Nathanael Felipe Silva Rodrigues - Depto. de Educação Física- FITS
Monnique Elãine Xavier Freire - Depto. de Educação Física-Estácil/FAL
Dante Wanderley - Prof. Ms./Orientador- Depto. de Educação Física-UFAL
Flávia Accioly Canuto Wanderley - Profa. Dra./Orientadora- Depto. de Educação Física-UFAL
INTRODUÇÃO:
Com o passar dos anos, o organismo humano passa por um processo natural de envelhecimento sofrendo modificações funcionais e estruturais. As vias responsáveis pelo equilíbrio corporal também sofrem com tal processo, gerando grande impacto para os idosos. No entanto, a participação regular em programas de atividade física pode melhorar a estabilidade corporal tornando-se uma estratégia para a promoção da saúde e melhor qualidade de vida. A participação em programas de atividade física regular é uma forma independente para reduzir e/ou prevenir uma série de declínios funcionais associados com o envelhecimento (NELSON, 2007). As evidências sustentam efeitos positivos da atividade física como estratégia para a promoção da saúde e melhor qualidade de vida. Entre estes efeitos positivos se destacam as alterações no equilíbrio estático e dinâmico. O equilíbrio é: A capacidade de manter a posição do corpo sobre sua base de apoio seja esta base estacionária ou móvel. (BROCKLEHURT, 1982; LUCY e HAYER, 1985). Com o envelhecimento, o equilíbrio dinâmico e estático ficam prejudicados, a amplitude e a frequência da oscilação postural é menor quando comparado com sujeitos mais jovens. As quedas são as consequências mais perigosas relacionadas à diminuição do equilíbrio e da dificuldade de locomoção, sendo seguidas por fraturas, deixando os idosos acamados por dias ou meses. São responsáveis por 70% das mortes acidentais em pessoas com mais de 75 anos. (BITTAR, 2002).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo tem como objetivo verificar e comparar o nível do equilíbrio estático e dinâmico em idosos praticantes de Hidroginástica e Musculação.
MÉTODOS:
Tipo de pesquisa e desenho do estudo: Este estudo caracterizou-se por ser de campo, de cunho quantitativo, do tipo descritivo transversal, o qual verificou o equilíbrio estático e dinâmico do grupo de Idosos praticantes de atividade física no Sesi/Alagoas. Amostras: A amostra foi selecionada de forma não-probabilística voluntária representada por 30 Idosos, 15 praticantes de hidroginástica e 15 praticantes de musculação com média de idade de 60,6±1,29 anos. Como critério de inclusão os sujeitos teriam que ter idade maior ou igual há 60 anos, ter tempo de prática maior ou igual há doze meses, aceitar participar do estudo e que ter condições físicas de realizar os testes funcionais. Como critério de exclusão, tomar medicações que alterem no equilíbrio, ter labirintite ou machucar-se durante o período da pesquisa e ter assinado o termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Protocolos de avaliação: Os idosos participantes deste estudo, tanto do grupo da hidroginástica quanto da musculação, foram submetidos aos testes de equilíbrio. Foram aplicados os seguintes testes: Teste de Velocidade Máxima de Andar;Teste de Apoio Unipodal. Procedimentos Estatísticos (Análise dos Dados): Para caracterização da amostra utilizou-se a estatística descritiva: a média aritmética (X), como medida de tendência central, o desvio padrão (S) como principal medida de dispersão.. Para verificar a normalidade da distribuição dos dados utilizou-se o teste de Shapiro Wilk.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostram a estatística descritiva (média e desvio-padrão) em relação às características antropométricas e ao equilíbrio dinâmico e estático do grupo da hidroginástica e musculação. Em relação às variáveis antropométricas verificaram-se médias maiores para a massa corporal e IMC no grupo da hidroginástica enquanto que as médias para idade e estatura foram maiores nos grupos da musculação, onde mostram os dados coletados. Não foram observadas diferenças estatísticas entre os grupos em relação às variáveis antropométricas. O equilíbrio estático, não foi constatado diferenças entre os grupos para o teste de “Apoio Unipodal” tanto para a perna direita quanto para a esquerda. Da forma também não houve diferença estatística entre os grupos para o equilíbrio dinâmico através do teste de “Velocidade Máxima de Andar”. Atividade física atualmente representa uma estratégia barata e efetiva para melhoria da saúde e qualidade de vida. Vários aspectos, como por exemplo, a redução de acidentes, a manutenção do peso corporal e a mobilidade do idoso são melhorados quando um sujeito se engaja num programa regular de exercícios, entre eles estão às melhorias no equilíbrio estático e dinâmico. É importante destacar que é através da prática regular de exercício físico que se obtêm melhoria do equilíbrio, melhorando assim, a sua capacidade funcional, dando-lhe autonomia para realizações de suas atividades diárias, proporcionando bem-estar, saúde e qualidade de vida.
CONCLUSÕES:
Os resultados desde estudo permitiram concluir que os praticantes de Musculação tiveram uma leve tendência a melhor resultado nos Testes de Velocidade Máxima de Andar e Apoio Unipodal, ressaltando que os mesmos praticam o exercício físico há mais tempo que os de Hidroginástica. Portanto, em relação à literatura proposta, o equilíbrio estático e dinâmico de idosos praticantes de hidroginástica e musculação não apresentaram diferença estatisticamente significativa.
Palavras-chave: Atividade Motora, Equilíbrio Postural, Idoso.