65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
FRACASSO ESCOLAR E AS INFLUÊNCIAS SOCIOCULTURAIS
Diná Cristina da Silva - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Alex de Araujo Lima - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Charliel Lima Couto - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Márcia de Godoi Queiroz - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Eva Vilma Correia Paes Barros - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
Kelly de Lima Azevedo - Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UFRPE – UAG
INTRODUÇÃO:
O Fracasso Escolar não é um fenômeno do passado, mas uma realidade dos dias atuais, enfrentado por professores, escola e sociedade. Quando realizamos estudos sobre a sua causa são múltiplos os aspectos que podemos considerar, como: conflitos familiares, sistemas pedagógicos, deficiência intelectual e aspectos sócio-culturais. Conforme Forgiarini & Silva (2007) entendemos que o Fracasso Escolar não pode ser entendido como fracasso individual do educando, mas percebemos que a família e a estrutura social são fundamentais para a compreensão do fenômeno. Para a concretização dessa pesquisa fizemos uso dos estudos de autores como: Forgiarini & Silva (2007); Fernandes (2006); Fiale (2006); Souza (2006); e Esteban (2007) os quais apontam as multiplicidades dos fatores que influenciam o Fracasso Escolar. Para a classificação metodológica da pesquisa nos embasamos em André (1995) e Gil (2009). O estudo possibilitou conhecemos as diferentes explicações sobre o fracasso e a concepção que não existe um ou outro fator determinante, mas um conjunto de fatores que vão desde: a escola, família, sociedade e políticas governamentais, e, a solução não depende apenas de iniciativas individuais, mas, principalmente, de manifestações coletivas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Para realização dessa pesquisa, tivemos como objetivo analisar como acontece o Fracasso Escolar e sua relação com as influências socioculturais, buscando identificar as concepções sobre as queixas, os fatores e as consequências do fracasso, e refletir sobre a teoria e a prática do dia-a-dia escolar.
MÉTODOS:
Para realizarmos essa pesquisa, fizemos um estudo de campo exploratório segundo Gil (2009), com características etnográficas, pois conforme André (1995) a pesquisa etnográfica com abordagem qualitativa preocupasse com o contexto social do ambiente. Os locais escolhidos foram duas escolas municipais de Garanhuns-PE, entre os meses de Fevereiro e Março de 2013. As coletas de dados foram realizadas em três dias, através de observações sistemáticas nas escolas e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos foram duas professoras, escolhidas através de sorteio pela direção das respectivas instituições.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das entrevistas realizadas com as professoras percebemos que ambas possuem entendimentos parecidos em relação aos principais aspectos do fracasso escolar, e atribuíram como principais motivos: à estrutura familiar, problemas sociais e organizacionais do sistema de ensino. Entretanto, elas defendem que o fracasso não pode ser explicado apenas pela classe social do indivíduo, mas por diversos fatores. Conforme abordam os autores Fernandes (2006), Souza (2006) e Esteban (2007) a escola e educador deve considerar essas multiplicidade para não excluir ou descriminar o educando só pela classe social. As entrevistadas ressaltam também a importância de entender a educação como promotora de auto-estima, isto é, a escola não é apenas um lugar onde se apreende um conhecimento empírico, mas conforme Fiale (2006) lugar onde se forma cidadãos livres. Encontramos nos discursos das entrevistadas a ideia que a educação é compromisso da sociedade e a solução/superação do fracasso depende de todos, portanto, necessita de uma mobilização de pais, professores, sociedade.
CONCLUSÕES:
A concretização da pesquisa revelou que muitos são os problemas que o fracasso escolar pode gerar, dentre eles: indisciplina, descrença e não comprometimento por parte dos docentes. Ao se falar em Fracasso Escolar, não se pode ater-se apenas a questão do aprender a ler e a escrever. O fracasso abrange a formação do homem em toda sua totalidade, isto porque, a educação tem por papel o desenvolvimento da consciência do ser humano, propiciando que ele se torne sujeito ativo na sociedade no qual ele está inserido. Portanto, o compromisso tem que ser da sociedade, governo, escola, família, educador e educando. Outro aspecto relevante é entender que a situação econômica não pode ser vista como fator determinante para o ensino-aprendizagem, em alguns casos pode influenciar, mas não pode ser tomado como justificativa para culpar o educando pelo seu fracasso escolar. A escola e o próprio sistema educacional precisam deixar de se ausentar garantindo o acesso, condições e igualdade para o exercício da cidadania, deixando de responsabilizar a sociedade, família e educando.
Palavras-chave: Papel do Educador, Comunidade e escola, Sociedade.