65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMÃO CALIMOSA COM BIOFERTILIZANTE LÍQUIDO APLICADO VIA SOLO
Flávia Michele da Silva - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais, UNEB, Juazeiro/BA
Jairton Fraga Araújo - Prof. Dr./Orientador - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Itala Laiane Silva Gomes - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais, UNEB, Juazeiro/BA
Natali Moura Costa e Silva - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais, UNEB, Juazeiro/BA
Gilmario Noberto de Souza - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais, UNEB, Juazeiro/BA
Mayame de Brito Santana - Depto.de Tecnologia e Ciências Sociais, UNEB, Juazeiro/BA
INTRODUÇÃO:
O Brasil é o maior produtor mundial de mamão, em 2005 produziu 1.573.819 toneladas. Os Estados da Bahia e Espírito Santo são os maiores produtores, na Bahia a produção é de 679 toneladas, o que a coloca em primeiro lugar no ranking nacional (IBGE, 2005).
O mamão híbrido Caliman 01 pertence ao genótipo do grupo Formosa, foi desenvolvido pela UENF. Apesar da grande importância da cultura do mamoeiro na fruticultura nacional, de modo geral, poucas pesquisas têm sido desenvolvidas com essa frutífera, principalmente em relação à formação de mudas (MENDONÇA et al., 2003). Mudas mal formadas e mal nutridas dificilmente proporcionarão bons pomares, mesmo aplicando alta tecnologia na condução da cultura.
Atualmente são exigidos produtos isentos do uso de insumos sintéticos e defensivos químicos para garantia de qualidade para os produtores e consumidores, agredindo menos o ambiente e o homem (CANTILLANO; CASTAÑEDA, 2005). Nesse sentido, a utilização de insumos naturais, como os biofertilizantes, deve ser estimulada tanto na pulverização das plantas como diretamente aplicados nos solos.
O biofertilizante constitui uma fonte muito promissora para produção de mudas integrada ao sistema orgânico de produção, visa possibilitar um mecanismo que complete a cadeia produtiva de produtos orgânicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento das mudas de mamão calimosa, produzidas com uso de biofertilizante líquido aplicado via solo em substituição total aos fertilizantes sintéticos.
MÉTODOS:
O experimento foi instalado em viveiro telado de mudas situado na área experimental do DTCS-III/UNEB, de agosto a dezembro de 2012, utilizando-se como substrato o solo LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO Eutrófico.
O delineamento experimental utilizado foi inteiramente cazualizado com 6 repetições em esquema fatorial 5 x 5, sendo cinco tratamentos com biofertilizante líquido e cinco semanas de analise. Os tratamentos consistiram de doses de nitrogênio fornecido por meio de biofertilizante líquido aplicado via solo. As adubações foram com repetições a cada oito dias, somando cinco aplicações, com as respectivas dosagens: T1 – 0 mL L-1 (Testemunha); T2 – 3 mL L-1; T3 – 6 mL L-1; T4 – 12 mL L-1; T5 – 24 mL L-1. Características avaliadas: altura linear da parte aérea obtida medindo-se do colo ao ápice com régua graduada em centímetros; diâmetro do caule obtido com uso de paquímetro digital de precisão em milímetros; e índice relativo de clorofila obtido com uso de clorofilômetro digital, marca clorofiLOG (índices ICF).
Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, com uso do programa ASISTAT.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na 4ª semana a dose de 12 mL L-1 diferiu estatisticamente da de 6 mL L-1 para altura, houve um aumento no valor médio da altura da muda de 39,2%. A dose de 3 mL L-1 na 5ª semana apresentou diferença significativa em relação aos outros tratamentos, com um acréscimo na altura de 34,2% em relação a testemunha. Tal resultado sugere que o biofertilizante aplicado no solo provavelmente favoreceu a disponibilização do nitrogênio solubilizado (ARAÚJO, 2010).
Para diâmetro do caule, a aplicação de diferentes doses de biofertilizante no solo, não foi significativa, não diferindo da testemunha nas cinco semanas. Esses resultados condizem com o de Araújo (2007), onde também constatou que o biofertilizante bovino aplicado ao solo, não exerceu influência significativa no crescimento em diâmetro caulinar do mamoeiro Baixinho de Santa Amália.
Os tratamentos foram significativos na 4ª semana para índice relativo de clorofila, à dose de 12 mL L-1 diferiu estatisticamente da testemunha, apresentando valor médio de clorofila 35,1% superior em termos absolutos à mesma, o que reflete numa ação fotossintética muito mais ativa, em decorrência do aumento na produção de pigmentação verde intensa (SANTOS, 2001).
CONCLUSÕES:
Os tratamentos com biofertilizante líquido via solo mostraram-se ser significativos a partir da 4ª semana de avaliação.
Na 4ª semana o biofertilizante líquido via solo na dose de 12 mL L-1 proporcionou maiores valores médios para altura linear da parte aérea e índice relativo de clorofila, diferindo estatisticamente da testemunha.
O biofertilizante líquido via solo na dose de 3 mL L-1 produziu mudas de mamão calimosa de melhor qualidade na 5ª semana, evidenciando-se maior valor médio na altura da parte aérea, apresentando diferença significativa em relação a testemunha.
Os resultados obtidos com o uso do biofertilizante líquido aplicado via solo necessitam de mais estudos conclusivos sobre o real potencial e desempenho na produção de mudas de mamão calimosa.
Palavras-chave: mamão calimosa, Biofertilizante líquido, solo.