65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
Considerações sobre espaços verdes nas áreas urbanas do município de Redenção-CE.
Nayara Costa Taveira - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Nathalia da Conceição Freitas Nogueira - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Maria Karine Rocha Barbosa - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
João Pascoal da Silva Ferreira - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Valdeci Ferreira Lima - UNILAB-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Viviane Pinho de Oliveira - Orientadora/Professora Adjunta/UNILAB
INTRODUÇÃO:
O ecossistema é a unidade funcional na Ecologia, pois contém tanto componentes bióticos como abióticos. Ecossistemas urbanos, como as cidades, são aqueles que dependem de energia proveniente de fora do ecossistema, potencializada pela adição de combustíveis processados. O crescimento desordenado dos ecossistemas urbanos e as consequências geradas pela falta de planejamento urbano despertam atenção, no sentido de perceber as áreas verdes como componente necessário ao espaço urbano. As áreas verdes nos centros urbanos não possuem apenas uma função estética, mas agem purificando o ar por fixação de poeiras e materiais residuais e pela reciclagem de gases através da fotossíntese; regulam a umidade e temperatura do ar; mantêm a permeabilidade, fertilidade e umidade do solo, protege-o contra a erosão, e; reduzem os níveis de ruído servindo como amortecedor do barulho das cidades. Ao mesmo tempo, do ponto de vista psicológico e social, influenciam sobre o estado de ânimo dos indivíduos massificados com o transtorno das grandes cidades, além de propiciarem ambiente agradável para a prática de esportes, exercícios físicos e recreação em geral. Entretanto, apesar dos benefícios, poucas são as áreas verdes conservadas nos centros urbanos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivos avaliar a composição dos espaços urbanos da comunidade de Redenção, bem como se esses espaços atendem às necessidades da população, bem como desenvolver uma atividade disciplinar que aprofunde o conteúdo teórico e promova o processo de ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
O estudo sobre Ecossistemas faz parte do conteúdo abordado na disciplina de Ecologia, e o estudo de suas características e sua classificação está associado ao estudo de suas problemáticas locais. Como parte dessa abordagem disciplinar, alunos da disciplina de Ecologia, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, desenvolveram uma pesquisa sobre a opinião da comunidade sobre áreas verdes na região urbana da cidade de Redenção, Ceará. Para o desenvolvimento deste projeto, os alunos da disciplina de Ecologia aplicaram 43 questionários, de forma aleatória, no Centro de Redenção, Ceará. Os questionários se basearam em perguntas sobre o conhecimento e a opinião da população sobre as áreas verdes da cidade. Após a aplicação dos questionários, os estudantes coletaram os dados e os transformaram em gráficos amostrais representativos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos entrevistados, 62,8% eram mulheres, enquanto 37,2% eram homens. Quanto à escolaridade, mais da metade, 55,8%, possuem apenas o Ensino Médio e 32,6% possuem como ocupação profissões na área do comércio e serviços gerais. Do total de entrevistados, 46,5% consideram as praças como espaços urbanos. 39,5% utilizam os espaços urbanos nessas áreas para lazer. Quando perguntado sobre o que considera mais grave dentre os problemas ambientais das áreas verdes urbanas, 48,8% apontaram a questão da saúde e bem estar, ou seja, o acúmulo de lixo, a falta de pistas para caminhada, os espaços de esporte, etc. 53,5% dos entrevistados consideraram regulares as condições das áreas verdes, demonstrando que a valorização desses espaços está apenas razoável, e a estrutura, o cuidado e investimentos governamentais não são adequados. A maioria dos entrevistados tem como noção de espaço verde a presença de praças com árvores, mas não se encontra em Redenção praças preservadas, arborizadas, que apresentem espaços de lazer. Viu-se que este motivo foi o mais relatado pelos entrevistados pelo qual procura os espaços verdes.
CONCLUSÕES:
Quando as regiões urbanas se desenvolvem sem um planejamento adequado, normalmente observa-se uma diversidade de impactos ambientais, dentre eles a não valorização e conservação de espaços verdes, que forneçam opções de lazer para a população. Considera-se que as áreas verdes nos ecossistemas urbanos representam não apenas um espaço de lazer para a população, mas sabe-se que quando bem conservadas, elas promovem maior equilíbrio entre solo e clima, geram menores impactos quanto à poluição atmosférica e sonora, favorecendo assim a maior qualidade de vida. O questionário aplicado na comunidade reforça que a população precisa se conscientizar do seu papel participante no desenvolvimento urbano, pressionando a gestão pública para que ações se concretizem na valorização do meio ambiente.
Palavras-chave: Áreas verdes, Ecossistemas urbanos, Ecologia.